A Câmara Municipal de Canaã dos Carajás promoveu nesta sexta-feira (07), celebração especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, dedicada as servidoras da casa. O evento foi realizado no salão de eventos da Casa de Leis, oportunidade em que foi oferecido um dia de autocuidado com diversos serviços como maquiagem, manicure, penteado, bioimpedância, design de sobrancelha e massagens.
A celebração contou com a presença dos vereadores Flávio Gomes, presidente da Câmara, Cleido Braz, Daniel Nunes, Junior Guirelle, da vereadora Elenjusse Martins, além da ex-vereadora e atual secretária da mulher e da juventude, Maria Pereira.
Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem raízes profundas no movimento operário e nas lutas feministas do início do século XX. A primeira celebração ocorreu em 28 de fevereiro de 1909, nos Estados Unidos, organizada pelo Partido Socialista da América, que buscava melhores condições de trabalho e o direito ao voto para as mulheres.
Em 1910, durante a Segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague, Clara Zetkin propôs a criação de um Dia Internacional da Mulher, o que foi aceito por unanimidade. A data foi celebrada pela primeira vez em 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, mas só foi oficializada pela ONU em 1975.
O presidente da Câmara, Flávio Gomes, destacou a importância da participação das mulheres na sociedade: “Esse evento é extremamente importante. 8 de março é um dia que é um memorial em homenagem às mulheres e à importância que elas têm dentro da sociedade. Nós devemos respeitar, cuidar, amar e valorizar as mulheres todos os dias, mas tendo um dia específico no ano em que se faça isso conscientemente, remontando toda a luta histórica das mulheres contra o preconceito e a discriminação.” Flávio Gomes também homenageou sua esposa, Ester, presente no evento, assim como sua nora Mikaele e sua neta Estefane.
A iniciativa é um reconhecimento da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás quanto a valorização e o reconhecimento do papel das mulheres na sociedade.
Com informações e imagem – Ascom CMCC



