Canaã dos Carajás: Câmara Municipal realiza primeira Sessão Ordinária de 2025

Ontem, 4, iniciando às 18h, a Câmara Municipal de Canaã dos Carajás deu inícios aos trabalhos legislativos do corrente ano. A prefeita Josemira Gadelha, o vice-Prefeito Dinilson José (ambos do MDB), e todos os secretários municipais estiveram presentes na primeira Sessão Ordinária. A pauta principal foi a eleição para a composição das comissões permanentes para o período de 2025/2026.

As comissões desempenham um papel fundamental no processo legislativo, atuando como um filtro e facilitador da produção legislativa.  Sua importância se destaca em diversos aspectos. São elas permitem a análise aprofundada de projetos de lei por especialistas, vereadores com conhecimento específico em áreas como saúde, educação e finanças. Isso garante um estudo mais detalhado e embasado de cada proposta.

Ao dividir o trabalho entre diferentes comissões, o parlamento municipal otimiza tempo e recurso. No lugar dos vereadores analisarem cada projeto, a especialização das comissões permite um processo mais ágil e eficiente. As comissões exercem um importante papel de controle e fiscalização sobre as ações do Executivo municipal. Elas podem convocar secretários e outros agentes públicos para prestar contas e solicitar informações sobre a execução de políticas públicas.

Através da análise criteriosa e das emendas propostas pelas comissões, a qualidade da legislação municipal é aprimorada, evitando a aprovação de leis ineficazes ou com falhas. O trabalho das comissões é público e seus pareceres são registrados, contribuindo para a transparência do processo legislativo e permitindo que a população acompanhe o desenvolvimento das discussões.

As comissões também servem como espaço para o diálogo e a negociação entre os vereadores, buscando consensos e soluções para os diferentes projetos de lei. A composição das comissões ficou da seguinte forma:

Comissão de Constituição, Justiça e Redação – Daniel Nunes, Chefinho e Werbet Felipe;

Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização – Clevis Criatura, Cabelo e Miguel da Saúde;

Comissão de Urbanismo e Infraestrutura Municipal – Cleido Braz, Elenjusse Martins e Jonas Magalhaes;

Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Meio Ambiente – Dionizio Coutinho, Elenjusse Martins e Werbet Felipe;

Comissão de Direitos Humanos – Daniel Nunes, Jonas Magalhaes e Cleido Braz;

Comissão de Terras, Obras, Serviços Públicos, Direito Minerário e Energia – Dionizio Coutinho, Cabelo e Junior Guirelle.

O vereador Walter Diniz (União Brasil), foi indicado pela prefeita Josemira Gadelha para ser o Líder de Governo no Parlamento Municipal.

A sessão, contou com a participação de um bom público. O plenário tem capacidade para 314 espectadores sentados. O Presidente da Casa, Flávio Gomes, usou a Tribuna para agradecer a participação do público e a união dos 15 vereadores que começam o ano Legislativo: “Quero agradecer a todos os presentes e todos os colegas que me confiaram a presidência e dizer que estamos unidos, juntamente com a prefeita, e vamos a cada dia construir mais maravilhas nessa cidade”.

A Prefeita Josemira Gadelha também fez uso da Tribuna e aproveitou para relacionar uma série de obras e ações realizadas pelo Governo Municipal em áreas como infraestrutura, saúde, educação, turismo e desenvolvimento, o que ela considerou uma prestação de contas à população: “Isso aqui é uma prestação de contas muito respeitosa a nossa população. Falar do nosso compromisso de seguir trabalhando com muita responsabilidade, juntamente com essa Câmara, juntamente com nossos vereadores, de mãos dadas a vocês que nos confiaram mais um mandato. Nós estamos aqui para desenvolver Canaã dos Carajás somados com cada cidadão e cada cidadã.

Com informações e imagem Ascom – CMCC

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Câmara Federal: gastos dos deputados paraenses em março

O Blog do Branco quis saber e presentear o seu leitor com o ranking dos deputados federais mais gastadores e os mais econômicos da bancada

Desemprego se mantém em 5,6% no trimestre até agosto, diz IBGE

A taxa de desemprego no Brasil se manteve em 5,6% no trimestre encerrado em agosto, segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua,

O voo de Ícaro 2

Ícaro, na mitologia grega, era o filho de Dédalo e é comumente conhecido pela sua tentativa de deixar Creta voando – tentativa frustrada em uma

STF julga ação sobre aumento no número de cadeiras do Pará no CN

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar, nesta quinta-feira (05), a partir das 14h, a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão nº 38, que foi

Parauapebas: retorno de Aurélio Goiano irá sacudir o tabuleiro político em 2022

A Sessão Ordinária desta quinta-feira, 03, na Câmara Municipal de Parauapebas, iniciou sob forte pressão e clima tenso. Tudo por conta do retorno de Aurélio

Sem articulação

Com pouco mais de 100 dias de gestão, o governo Lula tem uma marca: desarticulação política. Os responsáveis por fazer a articulação do governo no