Rapidinhas do Branco – LXIX

COMPARTILHE:

Levante Edmilson I

As últimas pesquisas apontam para uma retomada o índice de aprovação da gestão de Edmilson Rodrigues (Psol) e, consequentemente, queda no índice de rejeição. Os mais recentes levantamentos colocam o atual prefeito de Belém com grande possibilidade de ir ao segundo turno, possivelmente contra uma candidatura bolsonarista, que tudo indica ser do deputado federal Éder Mauro, do PL. Quem é apontado como sendo um dos principais responsáveis por essa subida nas pesquisas da gestão municipal da capital é o secretário de planejamento Cláudio Puty, que tomou à frente nos assuntos relacionados à COP-30.

Levante Edmilson II

Edmilson Rodrigues já conta com os apoios do PT (ainda a definir oficialmente e regulamentar internamente), PDT e PCdoB. Outros partidos são aguardados se esse crescimento da avaliação de sua gestão se manter sustentável. Um amplo leque de apoio de centro-esquerda está se configurando na capital.

Ficaram pelo caminho

O MDB tinha duas pré-candidaturas à Prefeitura de Belém, a do deputado estadual Zeca Pirão, mais bem colocado nas pesquisas, inclusive, liderando em alguns levantamentos; e a do deputado federal José Priante, que ensaiou uma presença mais forte na capital nas últimas semanas. Todavia, foram preteridos por um outro nome que se filiou ontem, 15, ao partido e já foi lançado pela direção emedebista como pré-candidato ao Antônio Lemos.

Guerra de narrativas 

O pedido de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) em relação ao arquipélago marajoara fez aflorar o embate entre numerosa base governista e a pequena oposição. Na conta final, faltaram apenas quatro assinaturas para o quantitativo mínimo para a instauração da CPI. Não foi possível via parlamento estadual, todavia, em Brasília se conseguiu assinaturas para que o pedido avançasse por força da bancada de oposição, que contou, inclusive, com apoio de votos governistas.

Mais um feito

O governo municipal de Ananindeua conseguiu mais um feito elogiável: requalificação total de 110 ruas, que somou 380 quilômetros de vias que passaram a ter infraestrutura completa. no último dia 12, três ruas do bairro Icuí, que vem recebendo uma tratamento especial da gestão de Daniel Santos.

Indefinição em Santarém

No terceiro maior colégio eleitoral do Pará, continua a indefinição em relação a quem contará com o apoio da máquina estadual para ser o próximo chefe do Executivo santareno. O prefeito Nélio Aguiar, do União Brasil, escolheu o secretário regional de governo, José Maria Tapajós, recém-filiado ao MDB, como pré-candidato. Todavia, a deputada estadual Maria do Carmo, do PT, não arreda o pé e mantém à sua pré-candidatura sustentada pelo Palácio do Planalto que, pelo visto, não deixou o comando estadual emedebista definir a questão.

Sem bater cabeça 

O que se diz é que o prefeito de Marabá, Tião Miranda, do PSD, anda, digamos, com a “cabeça fria” em relação à própria sucessão. Seu vice, Luciano Dias, não sobe nas pesquisas, mas mesmo assim, o mandatário municipal parece fazer pouca questão. Não define se, de fato, Dias será em definitivo o seu candidato, e nem escolhe algum substituto. Vale o registro que Miranda não fez o sucesso quando governou Marabá, justamente por não ter tido uma postura mais empolgante na campanha. O que se fala por lá é que Tião é bom mesmo de trabalho, mas não tem paciência para fazer política. Sendo assim, a prefeitura de Marabá poderá “cair no colo” do deputado estadual Chamonzinho, do MDB. A conferir.

Sobrinho no jogo

Cresceu nas últimas hora o tititi de Tiãozinho Miranda, sobrinho do prefeito de Marabá, Tião Miranda, irá se filiar ao PSD com intuito de concorrer à cadeira do tio. Se confirmar tal informação, o vice Luciano Dias, também filiado ao mesmo partido, e que mantém à sua pré-candidatura a prefeito, terá que definir o seu futuro. Em baixa nas pesquisas, Dias não conseguiu regimentar grandes apoios em torno de seu projeto que dizem ter sido deixado de lado pelo próprio prefeito.

Reviver dobradinha

O deputado estadual Toni Cunha, do PL, afirmou em um podcast em Marabá, que trabalha com a possibilidade do prefeito Tião Miranda, do PSD, o apoiá-lo para o Executivo marabaense. Parece fantasioso por parte do mencionado parlamentar, todavia, não seria uma decisão “de outro mundo”. Vale lembrar que Cunha foi vice de Tião. Todavia, pelas circunstâncias, tendo como base a forte imposição do comando do MDB paraense, é remota tal aliança.

Duro embate

Quem imaginou que a prefeita de Eldorado dos Carajás, Iara Braga, do PSD, teria uma reeleição tranquila, se enganou. Primeiro, o citado município tem tradição em não reeleger prefeito; segundo, o vereador Jackson Viera vem crescendo nas pesquisas desde quando se lançou como pré-candidato ao Executivo de Eldorado. O que se diz é que Iara anda batendo ponto em Belém em busca de apoios e já não descansa a sua beleza como antes.

Pré-candidatura confirmadíssima 

Espantando boatos de que poderia deixar o PSDB e se filiar ao Solidariedade, o deputado estadual Erick Monteiro, mandou avisar que sua pré-candidatura a prefeito de Capitão Poço segue firme e forte. Seu projeto ganhou reforço com a escolha do empresário Victor Feirão, bem conhecido na cidade, e que se filiou ao Solidariedade, e será o seu vice.

Saiu do casulo

O ex-prefeito de Marituba, Bertoldo Couto, afastado da vida pública há 12 anos, agora resolveu se lançar na disputa pelo Executivo maritubense. Em vídeo gravado e exposto nas redes sociais, o mesmo afirma que em nome de um funcionalismo público insatisfeito, se lança como pré-candidato a prefeito. Resta saber se o ex-mandatário terá as mínimas condições de concorrer com a alta popularidade da prefeita Patrícia Alencar.

Grande articulador 

O deputado federal Joaquim Passarinho, pretensioso candidato ao Senado em 2026, vem se mostrando um grande articulador político. De estilo mais comedido do que seus colegas paraenses de partido, Passarinho vem fortalecendo o PL em diversos municípios paraenses, sempre trabalhando quieto, sem alarde.

Oposição lidera

Enquanto se mantém o autofagismo dentro da base governista em Santarém, em que duas pré-candidaturas não se entendem, do lado da oposição o vereador Juscelino Kubitschek, do PL, mais conhecido como “JK do Povão”, lidera pesquisa, pelo menos, é o que diz o levantamento da Doxa feito na “Pérola do Tapajós”. Em segundo lugar aparece a deputada estadual Maria do Carmo, do PT, que tenta se manter na disputa mesmo sem contar com apoio de Belém.

Sem pesquisas

O Blog do Branco pesquisou no banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber se alguma pesquisa foi registrada entre os dias 15 a 24 de março. Na capital do minério, pelo visto, nenhum novo levantamento registrado será divulgado no citado período.

O blog no X