Canaã dos Carajás é destaque no C40 e recebe reconhecimento por boas práticas em Gestão Ambiental Urbana

O reconhecimento foi concedido à Prefeitura de Canaã dos Carajás pela implementação de um sistema de mobilidade urbana sustentável, com destaque para o projeto de ciclovias e infraestrutura cicloviária

A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, está no Rio de Janeiro participando do C40 World Mayors Summit 2025, evento internacional que antecede a COP30 e reúne líderes de todo o mundo, prefeitos de todo o Brasil, incluindo um grupo representativo de prefeitos do Pará, para discutir sustentabilidade, inovação e governança urbana. O evento segue até o dia 5 de novembro.

Durante a programação, a prefeita também participou da reunião do Fórum Nacional de Prefeitos (FNP) — um dos mais importantes espaços de articulação municipal do país — e recebeu o certificado de reconhecimento pelas “Boas Práticas em Gestão Ambiental Urbana nos Municípios da Amazônia Legal”, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) por meio do Programa Cidades Verdes Resilientes.

Mobilidade sustentável que inspira

Nos últimos 5 anos, o município implantou cerca de 57,36 km de ciclovias, financiadas integralmente com recursos próprios, alcançando um indicador de 57 km de ciclovias por 100 mil habitantes, superior à de grandes capitais brasileiras como Curitiba (10,5 km) e São Paulo (5,6 km), e próxima de cidades-modelo como Amsterdã, referência mundial em mobilidade ativa.

Essa boa prática alia planejamento urbano, saúde pública e inclusão social, promovendo o uso da bicicleta como meio de transporte acessível, saudável e ambientalmente responsável. O projeto reduziu emissões de gases poluentes, melhorou a fluidez do trânsito e incentivou hábitos mais sustentáveis na população.

“Esse certificado é o reconhecimento de um trabalho coletivo. Canaã tem mostrado que é possível crescer com responsabilidade ambiental, cuidando das pessoas e do futuro da nossa cidade. Nosso compromisso é fazer da sustentabilidade um valor diário, e não apenas um discurso bonito. É chamado à ação.”, destacou Josemira Gadelha.

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Sr. Marcus Vinicius, o das ciclovias faz parte de uma série de outros investimentos ligados a Mobilidade Urbana Sustentável, que incluem a construção de calçadas, transporte coletivo, iluminação de LED, arborização urbana, construção de equipamentos públicos e residências para a população hipossuficiente em áreas centrais, que permitem que a população possa se locomover de forma ativa, diminuindo as distâncias de equipamentos públicos, e substituindo o uso de veículos automotores por outras formas de locomoção.

Canaã dos Carajás, por meio de vários projetos, implantou mais de 57 quilômetros de ciclovias com planejamento técnico e visão social. A bicicleta é um meio democrático, que melhora a mobilidade, reduz desigualdades e contribui para a saúde da população. É muito gratificante ver Canaã inspirando outras cidades da Amazônia.”, ressaltou o secretário.

Canaã como referência

A presença de Canaã dos Carajás no C40 e no Fórum Nacional reforça o papel do município como referência em planejamento urbano e sustentabilidade na Amazônia. A cidade tem se destacado em indicadores como o Índice de Progresso Social (IPS) e em políticas que integram diversificação econômica, inclusão social e proteção ambiental.

Com participação ativa em agendas nacionais e internacionais, a gestão Josemira Gadelha reafirma o compromisso de colocar Canaã dos Carajás como exemplo de cidade amazônica inovadora, sustentável e humana — pronta para dialogar com o mundo e inspirar outras gestões municipais.

Box — Sobre o projeto premiado

Intitulado “Mobilidade Urbana Sustentável na Amazônia: Implantação de Ciclovias em Canaã dos Carajás”, a iniciativa foi criada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e consiste na implantação e ampliação da malha cicloviária de Canaã dos Carajás, priorizando o uso de bicicletas como modal de transporte sustentável.

A prática transformou a mobilidade urbana em Canaã em um instrumento de saúde, equidade e sustentabilidade ambiental, consolidando o município como referência nacional em gestão ambiental urbana.

O projeto em números:

  • 57,36 km de ciclovias construídas, para uma população de 86 mil habitantes (índice superior ao de grandes capitais);
  • Redução das emissões de CO2 e melhora na qualidade do ar;
  • Estímulo à prática de atividades físicas e à saúde pública;
  • Aumento da segurança no trânsito e da inclusão social em áreas periféricas;
  • Projeto reconhecido como modelo replicável em outros municípios da Amazônia Legal.

Texto: Secom – PMCC

Foto: Yukarem Silva e Guilherme Carolo

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

O Escorpião e a Borboleta – Os desafios da SEMED

  No último dia 04, Luiz Vieira assumiu a Secretária Municipal de Educação de Parauapebas – Semed. A sua chegada já era cogitada nos bastidores

Curionópolis: Prefeitura constrói e entrega casas gratuitamente para a população

O sábado, 13 de dezembro, ficará marcado para sempre na memória das famílias de Curionópolis e do distrito de Serra Pelada. Por meio do programa

Trator chamado MDB

Tudo caminha – caso não haja alterações dentro da lógica que se espera – para que o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), seja na eleição de

Sem Lula e Barbosa na disputa, Bolsonaro lidera

Hoje foram divulgados os números referentes a mais nova pesquisa eleitoral para a disputa presidencial. A contratante desta vez foi a CNT (Confederação Nacional do

Exclusivo: gastos dos senadores paraenses em março de 2025

Em mais um levantamento exclusivo feito pelo Blog do Branco em relação às finanças públicas, tendo como base os números disponibilizados pelo Senado Federal, descobriu-se

Eleições 2024: Éder Mauro e Igor Normando largam na frente para a Prefeitura de Belém

Pesquisa realizada pela empresa Destak Publicidade e Marketing, mostra o deputado federal Éder Mauro (PL) na frente na disputa pela Prefeitura de Belém com 25,1%.