Canaã: embate político-eleitoral confirmado

COMPARTILHE:

Ontem, 23, em um vídeo de pouco mais de dois minutos, o ex-prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade anunciou à pré-candidatura de prefeito do citado município. Na semana passada, a sua esposa, Waina Andrade saiu do MDB e se filiou ao PL, assumindo a direção municipal da referida legenda na Terra Prometida.

Em seu pronunciamento, o ex-mandatário canaense deixou claro sua insatisfação com a forma em que a prefeita Josemira Gadelha (MDB) conduz o município, e que há – segundo Jeová – um clamor nas ruas pelo seu retorno ao comando do Executivo.

Vocês me conhecem, sabem da minha história, do meu esforço para termos uma Canaã mais estruturada. Eu sou Jeová Andrade e neste momento eu estou aqui para me colocar à disposição de toda a nossa população como pré-candidato a prefeito da nossa amada cidade. Desde já, quero agradecer a todos que me encorajaram a tomar essa decisão e abraçar a todos que vão caminhar ao nosso lado nesta jornada, vamos juntos caminhar em prol de uma Canaã grande e bem estruturada”, afirmou Jeová.

Nas últimas semanas havia um movimento com objetivo de promover a reconciliação entre Jeová e Josemira, evitando, assim, um conflito nas urnas. Todavia, as tratativas não avançaram e as propostas oferecidas ao ex-mandatário, como, por exemplo, ser vice, foram desconsideradas e até entendidas como desrespeito por parte de Gadelha.

Jeová não anunciou a sua desfiliação do MDB e filiação ao PL. Porém, tal movimento é considerado inevitável e deverá ocorrer mais à frente. A relação entre os citados “azedou” após o último processo eleitoral, quando Jeová concorreu a deputado estadual, ficando com a primeira suplência do MDB. Nos bastidores políticos corria a notícia de que o ex-prefeito creditou na conta de sua sucessora a não eleição, que não houve, por parte dela, um esforço de elegê-lo para o parlamento estadual.

Há outra questão que força a possível saída de Jeová do MDB e o fomento do embate do mesmo com a atual gestora nas urnas no próximo ano, a manutenção da condição de suplente. Bastaria, por exemplo, o governador Helder Barbalho alçar um deputado estadual da bancada do MDB, que soma 13 cadeiras ao seu secretariado, para que o ex-prefeito de Canaã dos Carajás assumisse o mandato de deputado estadual. Tal movimento – esperado por Andrade – não ocorreu. O mandatário estadual o deixou na “geladeira”, o que aumentou ainda mais a insatisfação de Jeová.

A “geladeira” imposta por Helder está ligada diretamente à postura do ex-prefeito na última eleição presidencial, que apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), descumprindo, portanto, uma “ordem” de Barbalho. Como dito em outro artigo, o governador do Pará acompanha tudo de longe, mas deixa claro que irá apoiar a reeleição de Josemira.

O embate promete estremecer em 2024 a Terra Prometida, que terá a disputa entre o criador x criatura.

O Blog do Branco já prepara outro artigo, agora sobre a gestão da prefeita Josemira Gadelha e perceptivas da pré-candidatura do ex-prefeito Jeová Andrade.

Imagem: fotomontagem. 

O blog no X