Canaã: polo universitário da Unifesspa é apresentado

Educação superior avança no município com a apresentação do Polo Educacional da Unifesspa. Mais um marco da gestão da prefeita Josemira Gadelha (MDB). 

No último dia 03, um fato muito importante para o futuro da região, em especial em Canaã dos Carajás ocorreu: a visitação da vice-reitora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Lucélia Carvalho, que esteve conhecendo as instalações do futuro polo da referida universidade na Terra Prometida.  Esse evento é, sem dúvida, um marco significativo na expansão e fortalecimento da educação universitária, que tem como objetivo oferecer educação de qualidade à comunidade.

O polo da Unifesspa foi construído por meio de recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável (FMDS) que visa a implantação, adequação e aperfeiçoamento de instituições de ensino, público e privadas em Canaã dos Carajás.

A vice-reitora da Unifesspa, Lucélia Carvalho, destaca que o novo campus contribui para a defesa da educação pública em Canaã dos Carajás. “Isso representa a materialidade de uma política pública em defesa da educação pública, que é propiciar a construção infraestrutural de um prédio como esse que contempla vários aspectos da formação acadêmico científica das universidades.”, ressalta.

O polo universitário, possui em sua primeira etapa, salas de aula, laboratórios diversos, biblioteca, espaços de convivência, salas administrativas e auditórios. A construção foi baseada em uma estrutura multifuncional e visa oferecer uma série de benefícios tanto para os 14 cursos atualmente em andamento, como também para os futuros cursos. Além disso, o novo polo universitário vai proporcionar um ambiente que dê todo suporte para o aprendizado e pesquisa.

O Secretário de Planejamento, Geam Meirey, enfatiza que o polo representa a transformação para os acadêmicos aqui de Canaã dos Carajás. “Receber uma infraestrutura dessa com excelência de qualidade, uma infraestrutura aonde poderá acolher com salas de aulas climatizadas, laboratórios preparados para poder atender todos os cursos que nós já temos aqui. E a gente poder de fato, dar esse salto no ensino superior aqui de Canaã dos Carajás.”, afirma.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Ferreira comenta que é uma satisfação poder ter um campus com toda estrutura para fortalecer a educação no município. “É muito importante que os filhos de Canaã tenham condições de estudar em sua cidade e assim ajudar o seu Município a crescer e desenvolver”, acrescenta.

Estiveram presentes também os representantes do Conselho Gestor do Fundo Municipal, Secretários de Governo e professores da Unifesspa.

A previsão é que o polo universitário seja entregue ainda este ano, o que beneficiará toda a comunidade acadêmica e a região, facilitando o acesso à educação superior, permitindo que mais pessoas tenham a oportunidade de receber um ensino de qualidade com todo o suporte necessário.

Foto: Willian Rodrigues.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

CFEM recua em 2023 e arrecada R$ 5,8 bilhões

A arrecadação da Contribuição Financeira pela Exportação Mineral (CFEM) registrou queda de pouco mais de 17% em 2023 na comparação com o ano anterior. Os

Rapidinhas do Branco. XXII

Apagou velinhas e prestou contas Ontem, 26, o vereador Rafael Ribeiro (MDB), eleito o próximo presidente do Poder Legislativo parauapebense, comemorou os seus 29 anos

Eleições 2024: Sanova se filia ao PT e tentará dificultar a reeleição garantida de Daniel

Conforme adiantado pelo Blog do Branco há quase três semanas, o ex-deputado estadual e atual presidente da Fultelpa, Miro Sanova se filiou ao Partido dos

Parauapebas: Justiça entende abuso de autoridade por parte da PM contra agente da GM

Mais um caso de prisão envolvendo um integrante da Guarda Municipal de Parauapebas. O mais novo caso ocorreu no último sábado (24), efetuado por uma

Pará está entre os líderes de faturamento no setor mineral

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) divulgou que o setor mineral registrou faturamento de R$ 56,7 bilhões no terceiro trimestre de 2024, um aumento de

Fusão entre PSL e DEM de olho em 2022

Assunto pouco falado, mas de suma importância para as disputas eleitorais do próximo ano. Foi anunciada semana passada a fusão entre o Partido Social Liberal