Começou na manhã da última quarta-feira (2), a vacinação dos professores da rede municipal, estadual e privada de ensino em Canaã dos Carajás. A ação aconteceu das 8h às 17h, no Cemfopred, obedecendo o cronograma definido pelas secretarias municipais de Saúde e Educação. A prefeita Josemira Gadelha acompanhou as primeiras vacinações: “é um marco na história do município, o primeiro passo para o retorno às aulas presenciais”, disse.
Foi disponibilizado, inicialmente, 435 doses para esse público. A expectativa do coordenador de vigilância em saúde, Douglas Pacheco, é que novas remessas cheguem para que todos os profissionais da educação sejam imunizados. A vice-diretora do Colégio Equipe, Elida Mota, celebrou o acontecido: “em nome do Colégio Equipe Canaã, eu agradeço muito a parceria da Prefeitura de Canaã em poder proporcionar esse momento para nós”.
Segundo o Ministério da Saúde, a priorização dos profissionais da educação se deve aos impactos sociais ocasionados pela Covid-19, associados à necessidade de volta às aulas presenciais. A secretária de Saúde Daiane Celestrini, afirmou que a vacinação de idosos, pessoas com deficiência e comorbidades dos 18 a 59 anos não foi encerrada. Elas continuarão conforme a disponibilização das doses pelo Governo Federal e a redistribuição das vacinas aos municípios pelo Governo do Estado do Pará.
A Prefeitura de Canaã dos Carajás, via Secretaria de Educação, elaboraram um plano para o retorno às aulas presenciais: segundo a secretária de Educação Roselma Milani, “a vacinação chega para dar mais esperança para um retorno em breve. A partir de agora, nós estamos em uma nova etapa. Equipar nossas escolas e preparar tudo para receber nossos meninos e meninas e os nossos servidores de forma segura”, disse.
Com informações da Ascom PMCC.