Apesar do silêncio sobre o assunto por parte da mineradora Vale e a falta de abordagem por grande parte da mídia, a empresa anunciou em 2020, no mês de agosto, que pretende iniciar mais um projeto mineral no município de Canaã dos Carajás, sudeste do Pará, intitulado “Serra Sul 120”. Na prática, seria um processo de ampliação de um que já existe na Terra Prometida: S11D, inaugurado em 2016.
Em tese, o novo projeto pretende aumentar em 20 milhões de toneladas ao ano o que já é operado no Complexo Eliezer Batista. Passaria dos atuais 100 milhões de toneladas (projeto tinha como limite de produção ao ser lançado 90 milhões de toneladas, alcançado em até cinco anos de operação, o que foi atingido em um ano apenas).
Segundo o que foi anunciado pela própria Vale, o projeto tem investimentos com valor de US$ 1,5 bilhão e seu início é esperado no 1º semestre de 2024 (a possibilidade de prolongamento do início do projeto é grande por conta da pandemia e novo redimensionamento que a mineradora fez). Na prática, o projeto inclui a abertura de novas áreas de lavra; a duplicação do transportador de correia de longa distância (TCLD); a implantação de novas linhas de beneficiamento na usina; e a ampliação das áreas de estocagem, dentre outras medidas.
No site da empresa, o Projeto Serra Sul 120 tem como objetivo: impulsionar e fortalecer a capacidade produtiva, garantindo maior flexibilidade operacional frente a eventuais restrições produtivas ou de licenciamento no Sistema Norte. O investimento para duplicação do TCLD existente, no valor de US$ 385 milhões, além de trazer flexibilidade, traz também elementos importantes de redução de risco operacional, adicionando confiabilidade ao sistema.
Segundo informou a Vale, o projeto antecipará investimentos em mina-usina que, em conjunto com a solução logística em desenvolvimento, visam incrementar a capacidade total do Sistema Norte em 20 Mtpa, para 260 Mtpa. A ampliação da capacidade de mina-usina e o desenvolvimento de capacidade logística adicional são passos importantes principalmente para o crescimento de volumes de minério de ferro.
Inegavelmente, apesar de ser um projeto dentro de outro maior, o “Serra Sul 120” tende a ser um grande atrativo para movimentar Canaã dos Carajás, assim como atrair mais uma leva de migrantes para o citado município. A Vale mostra que o seu “apetite” continua insaciável, com a expansão de sua produção através de novos projetos ou a expansão dos existentes.
Canaã dos Carajás aguarda pelos desdobramentos…
Imagem: Marco Valente.