Centro-direita vence eleição apertada em Portugal

A centro-direita venceu, de maneira apertada, a eleição legislativa de Portugal neste domingo (10). Com 99,01% das urnas apuradas, a Aliança Democrática (AD) conseguiu 79 cadeiras na Assembleia da República, ficando com 29,49% dos votos.

A AD é formada pelas siglas: Partido Social Democrata (PPD/PSD), Partido Popular (CDS-PP) e o Partido Popular Monárquico (PPM). Foi contabilizada na distribuição de cadeiras a coligação apenas do PSD-CDS na Ilha da Madeira, que saiu vencedora, para a Aliança Democrática.

O Partido Socialista (PS) fez 77 cadeiras, representando 28,66%. O Chega, de extrema direita, ficou com 48 mandatos, conseguindo 18,06% dos votos. Já foram confirmadas 226 parlamentares, faltando quatro cargos que serão decididos com o voto de pessoas que estão fora do país.

De acordo com os mais recentes dados do Ministério da Administração Interna do país, 6,1 milhões de eleitores foram às urnas de 9,2 milhões de aptos para votar.

A eleição antecipada, quatro meses após a demissão repentina do primeiro-ministro socialista António Costa em meio a uma investigação de corrupção, novamente provoca o embate os dois partidos centristas – o Partido Socialista (PS) e o Partido Social-Democrata (PSD) – que se alternaram no poder desde o fim de uma ditadura fascista há cinco décadas.

*Com informações da CNN Portugal.

Imagem: Correio do Povo. 

#veja mais

Consignado CLT tem quase 3 milhões de propostas em menos de dois dias

Quase 30 milhões de simulações de empréstimos para o Crédito do Trabalhador, também chamado de Consignado CLT, foram realizadas desde a liberação da ferramenta no

Eleições 2024: Doxa aponta liderança de JK em Santarém

Doxa publica sua primeira pesquisa do segundo turno das eleições em SANTARÉM. A disputa ficou entre JK do Povão (PL) e Zé Maria Tapajós (MDB).

A “Estadualização” de Belém e o crescimento de Igor Normando

Se acompanha que o governador do Pará, Helder Barbalho, do MDB, vem, como se diz no jargão popular “gastando sola de sapato” na periferia de

Exclusivo: gastos da bancada federal paraense em março de 2025

De forma exclusiva, o Blog do Branco retorna com o levantamento em relação aos gastos da bancada federal do Pará referente ao mês de fevereiro

Estratégia política esperada. Faltou combinar com o Tribunal

Ontem, 05, o anúncio do pedido de desfiliação do MDB solicitado pela deputada federal Alessandra Haber junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), prometia sacudir o

Rapidinhas do Branco – LIV

De volta à Casa de Leis O vereador licenciado, Luiz Castilho (Solidariedade, após a fusão com o Pros) retornou hoje à Câmara Municipal de Parauapebas,