CMP: Anderson Moratório é empossado no cargo de vereador

Na manhã desta quarta-feira (1º) o presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Rafael Ribeiro (MDB), empossou no cargo de vereador o professor Anderson Marcos Moratório. O novo parlamentar ocupa a cadeira deixada pelo ex-vereador Ivanaldo Braz (PDT), que assumiu o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

A posse de Anderson Moratório ocorreu no gabinete do vereador Rafael Ribeiro e contou com a presença da diretoria da Casa Legislativa. Na ocasião, Anderson proferiu o compromisso de posse e assinou o termo de posse, tornando-se oficialmente vereador do município de Parauapebas.

Anderson Moratório foi eleito com 1.189 votos pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) nas eleições de 20 de novembro de 2020 e passa a integrar a nona legislatura da Câmara de Parauapebas, com mandato até 31 de dezembro de 2024.

Após ser empossado o vereador declarou que o momento é de muita emoção e realização, principalmente em poder contribuir efetivamente com o desenvolvimento da comunidade do município. Anderson Moratório ainda afirmou que os próximos dois anos desta legislatura serão de muito trabalho em prol da população de Parauapebas.

Por sua vez, o presidente da Casa Legislativa colocou-se à disposição para contribuir com a atuação do novo parlamentar e desejou sabedoria na condução de seu mandato.

Conheça a trajetória de Anderson Moratório

Anderson Marcos Moratório é natural de Juiz de Fora, Estado de Minas Gerais, tem 53 anos, é casado e pai de dois filhos. É formado em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e morador de Parauapebas desde 1996, quando iniciou o trabalho como professor de Educação Física no Colégio Método Amazônia.

Atuou como coordenador do setor de Educação Física da Fundação Municipal de Educação (FUMEP), atual Secretaria Municipal de Educação (SEMED), no período de 1997 a 2004. O professor foi o idealizador e coordenador dos Jogos Interescolares de Parauapebas – JIPS.

Concursado da rede municipal de ensino desde 1998, atuou como professor de Educação Física nas Escolas Municipais Faruk Salmen e João Prudêncio de Brito.

Gestor da Coordenadoria de Esportes, nos anos de 2007 e 2008, participou de forma atuante na criação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), sendo o primeiro gestor dessa pasta no período de 2009 a 2012, implementando uma Política Pública de Esporte e Lazer.

De 2017 a 2020 trabalhou como Coordenador Técnico da SEMEL, onde desenvolveu um importante trabalho no fomento, planejamento e execução de políticas públicas de esporte enquanto lazer, rendimento, educação e inclusão social, mais uma vez alavancando o esporte de Parauapebas.

A convite do Partido Democrático Trabalhista (PDT), em 2020 participou do processo político eleitoral colocando seu nome pela primeira vez a disposição como candidato a vereador, recebendo 1189 votos, ficando como o 1º suplente do partido. Em 2021 foi convidado para assumir o cargo de Chefe Adjunto do Gabinete do Prefeito Municipal, atuando no assessoramento técnico e administrativo do Executivo.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Nayara Cristina / Fotos: Pedro Almeida (Ascomleg 2023).

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Em 1º votação, CMP aprova aumento do número de vereadores de 15 para 17

Foi aprovado, em primeira votação, o aumento do número de vereadores da Câmara Municipal de Parauapebas de 15 para 17, na próxima Legislatura (2025/2028). A

Eleições 2024: dinâmica recente do eleitorado de Parauapebas

O competente analista de dados, Wesley Oliveira, mestre em economia, torna público mais um de seus importantes e indispensáveis estudos sobre o cenário político-eleitoral de

Incessante rapinagem pelo poder

A pujança econômica, aliada a um novo modelo de gerenciamento da máquina pública, tornaram Parauapebas um dos municípios mais prósperos do país. Dados do IBGE

Eleições 2024: o dono do “xadrez” político nacional

As eleições municipais de 2024, teve, sem dúvida, um agente político que saiu muito mais fortalecido, ele atende pelo nome de Gilberto Kassab, presidente nacional

Início do veraneio acende alerta para pipas na fiação elétrica

Equatorial Pará já registrou 1.801 ocorrências causadas por pipas de janeiro a maio de 2023. O verão amazônico começou, as praias surgiram e uma brincadeira

Exclusivo: gastos dos senadores paraenses em março de 2025

Em mais um levantamento exclusivo feito pelo Blog do Branco em relação às finanças públicas, tendo como base os números disponibilizados pelo Senado Federal, descobriu-se