CMP: Fred Sanção apresenta pedidos de infraestrutura rural e saneamento básico

Fred Sanção apresenta pedidos relacionados à infraestrutura rural e saneamento básico

Melhoria da infraestrutura rural e fiscalização dos serviços de saneamento básico foram o foco das proposições apresentadas pelo vereador Fred Sanção (PL), na sessão de segunda-feira (27) da Câmara Municipal de Parauapebas. As propostas são direcionadas à Secretaria Municipal de Obras (Semob), ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) e à Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror).

Ponte da PA União

Na Indicação nº 720/2025, Fred Sanção aponta a situação crítica da ponte na PA União, uma via vital que interliga comunidades rurais da região conhecida como Contestado de Marabá. O vereador solicitou à Semob a realização urgente de reforma e manutenção da estrutura, além da inclusão, no planejamento da pasta, da construção de uma ponte definitiva.

Segundo o parlamentar, a referida ponte encontra-se em péssimas condições de conservação, colocando em risco a segurança de motoristas, motociclistas, pedestres e produtores rurais que utilizam a via diariamente para o escoamento da produção agrícola, transporte escolar e deslocamento até os centros urbanos.

“Trata-se de uma região de grande importância econômica e social, marcada pela forte presença da agricultura familiar, pecuária leiteira e intenso tráfego de veículos de pequeno e grande porte. No entanto, a precariedade da ponte tem gerado transtornos recorrentes, comprometendo o desenvolvimento local e o acesso da população aos serviços públicos essenciais”, relatou.

Como a ponte está localizada em uma região limítrofe entre Parauapebas e Marabá, o vereador sugeriu que as obras sejam executadas mediante um termo de cooperação técnica entre as prefeituras dos dois municípios. “Essa medida permitirá a divisão das responsabilidades técnicas e financeiras, conferindo maior eficiência, agilidade e transparência ao processo de recuperação ou reconstrução da ponte”, argumentou.

A iniciativa visa contribuir com o desenvolvimento sustentável da região, além de garantir a segurança da população e a integração regional.

Fiscalização dos cortes de água

Já no Requerimento nº 252/2025, Fred Sanção exigiu informações detalhadas do Saaep sobre os métodos utilizados para a execução de cortes e manutenções na rede de água que resultam em quebra e danos a calçadas e passeios públicos, causando dificuldades de locomoção e riscos à segurança de pedestres, especialmente pessoas com deficiência, idosos e mães com carrinhos de bebê.

O vereador questiona a autarquia sobre a existência de alternativas técnicas menos invasivas e o cumprimento da legislação de acessibilidade urbana. Ele quer saber quais são os procedimentos técnicos para cortes de água domiciliares; se existem alternativas técnicas (como registros externos, válvulas subterrâneas ou perfuração direcional) para evitar a destruição dos passeios públicos; quais normas municipais regulam a recuperação das calçadas e se os reparos estão em conformidade com as normas de acessibilidade e quem é o responsável legal pela recomposição da calçada em caso de dano (Saaep, empreiteira ou proprietário).

O parlamentar ressaltou que a quebra ou recomposição inadequada de calçadas viola o direito de ir e vir da população e compromete a mobilidade urbana. “Além disso, existem tecnologias modernas amplamente utilizadas por autarquias de saneamento em outros municípios, como sistemas de corte externo, registros de superfície e técnicas de perfuração não destrutiva, que evitam danos estruturais e reduzem custos com reparos”, relatou.

Água potável na zona rural

Por fim, Fred Sanção apresentou o Requerimento nº 253/2025, por meio do qual solicitou ao Saaep e à Sempror informações sobre o mapeamento das comunidades rurais de Parauapebas que não possuem acesso regular à água potável.

“Embora Parauapebas possua forte estrutura urbana, diversas comunidades da zona rural ainda enfrentam escassez ou irregularidade no fornecimento de água potável, o que impacta diretamente na qualidade de vida, saúde pública e produtividade agrícola dessas famílias”, justificou.

Para o vereador, a obtenção das informações é fundamental para que a Câmara acompanhe a execução das políticas públicas de abastecimento, identifique regiões mais críticas e possa propor medidas, emendas e parcerias para garantir que a água chegue a todos os cidadãos.

Fred Sanção quer saber quais comunidades rurais têm abastecimento regular e quais ainda não possuem, com o número estimado de famílias e os motivos da ausência do serviço; se há mapeamento oficial, diagnóstico técnico ou plano de expansão do sistema de abastecimento rural; quais ações emergenciais (caminhões-pipa, poços) e estruturais estão em andamento; o cronograma previsto para a inclusão dessas comunidades nos programas de abastecimento e se há convênios ou recursos federais/estaduais destinados à expansão.

O vereador ressaltou que a escassez de água potável na zona rural impacta diretamente na saúde pública e na produtividade agrícola, sendo a fiscalização um passo fundamental para garantir o direito essencial à água.

Texto: Nayara Cristina / Fotos: Renato Resende / AscomLeg 2025

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Fator Marinho

A disputa eleitoral ao governo do Pará no próximo ano, apesar do favoritismo de Helder Barbalho (MDB), poderá ser um pleito com mais emoções do

Governo do Pará defende legado da COP30 em evento internacional sobre clima

O governador do Pará, Helder Barbalho, reafirmou nesta quinta-feira (24) o compromisso do Estado em preparar a capital para sediar, em novembro, a 30ª Conferência

Eleições 2024: Chamonzinho recebe apoio de diversos vereadores e de vice-prefeito de Marabá

Na última quarta-feira, 12, o deputado estadual Chamonzinho, do MDB, reuniu os vereadores Pedro Corrêa e Airton Grande, ambos do União Brasil; Eloi Ribeiro (Republicanos);

Darci Lermen inicia da melhor maneira a sua gestão

Conforme abordei por diversas vezes, o prefeito Darci Lermen é um político nato. Sabe como poucos exercer a arte de fazer política (não entrando no

Pimenta no Leite é refresco?

Mesmo dentro do PT, conforme relatos, houve certo constrangimento e contrariedade com a decisão do presidente Lula de deslocar Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação

Parauapebas sediará Congresso de Gestão do Conhecimento e Sociobiodiversidade das APA de Carajás

Que tal uma experiência extraordinária que une conhecimento, natureza e cultura em um só espaço? É o que será oferecido no Congresso de Gestão do