CMP: Fred Sanção propõe plano emergencial para estímulo à atividade empresarial

Em resposta ao atual cenário de retração econômica enfrentado pelo município de Parauapebas,  o vereador Fred Sanção (SD) propôs a implementação de um plano emergencial de estímulo à atividade empresarial, com foco na desburocratização, capacitação, crédito e incentivos fiscais temporários.  A proposta foi realizada por meio da Indicação nº 363/2025, que foi apresentada e aprovada na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (3).

De acordo com o vereador, o objetivo do referido plano é “proteger, incentivar e reestruturar o setor produtivo local, especialmente as micro, pequenas e médias empresas, que hoje enfrentam grandes dificuldades em virtude da crise econômica que assola o município”.

Fred Sanção ressaltou que Parauapebas, historicamente dependente da mineração, tem sofrido uma acentuada desaceleração econômica. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Junta Comercial do Estado indicam aumento no encerramento de empresas, retração no número de empregos formais e redução do consumo local.

Para reverter esse quadro, o vereador sugere ações como:

  • Redução temporária de tributos municipais (ISS e taxas de alvará) para pequenos negócios;
  • Facilitação do acesso ao crédito com juros subsidiados ou garantias públicas;
  • Criação de um Programa de Capacitação e Consultoria em parceria com o SEBRAE e entidades locais, voltado à gestão de crise, inovação e digitalização dos negócios;
  • Desburocratização dos processos de abertura, regularização e licenciamento de empresas;
  • Estímulo à contratação de empresas locais em compras públicas.

Fred Sanção acredita que essas medidas vão proteger, incentivar e reestruturar o setor produtivo local, especialmente micro, pequenas e médias empresas, que representam mais de 85% da base econômica da cidade.

“Ao propor esta indicação, não se trata apenas de enfrentar a crise momentânea, mas de construir um novo ciclo de desenvolvimento mais sustentável, diversificado e menos dependente da mineração”, enfatizou.

A sugestão do parlamentar é para que o plano emergencial de estímulo à atividade empresarial seja elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Seden), em parceria com a Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz).

Remoção de fiações excedentes

Na mesma sessão, Fred Sanção apresentou ainda a Indicação nº 364/2025, na qual sugeriu ao Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), que notifique as empresas responsáveis pela rede aérea do município – energia elétrica, telefonia, internet e televisão a cabo – para que elaborem e executem um plano de remoção de cabos e fiações excedentes e sem uso instalados em postes no município, a fim de garantir a segurança da população e possibilitar o reaproveitamento adequado desses materiais.

Na justificativa da indicação, o vereador ressaltou que a presença de fiações em desuso e mal fixadas representa uma ameaça direta à segurança da população, com riscos de quedas, curtos-circuitos, incêndios e choques elétricos, especialmente em locais de grande circulação. A situação se agrava em períodos de chuvas intensas ou ventos fortes, pois esses cabos se tornam ainda mais vulneráveis, podendo causar acidentes graves e danos à infraestrutura urbana.

Além da segurança, Fred Sanção destacou o potencial de reaproveitamento dos materiais removidos, como cobre, alumínio e plásticos, que podem gerar benefícios ambientais e sociais por meio da reciclagem industrial ou parcerias com cooperativas de catadores.

“Tal medida promoverá a melhoria do ordenamento urbano, redução de riscos à população, e incentivará práticas sustentáveis por meio do reaproveitamento de materiais”, elencou.

Ambas as indicações foram enviadas para o Poder Executivo, que avaliará as propostas para possíveis implementações dos planos propostos por Fred Sanção.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Brasil deixa lista das 10 maiores economias do mundo caindo uma posição

O Brasil deixou a lista das dez maiores economias do mundo referente ao PIB (Produto Interno Bruto) em dólares, caindo da 10ª para a 11ª

Floresta Amazônica pode ter ultrapassado ponto de não retorno

A floresta amazônica, considerada um dos principais reguladores climáticos do planeta, pode ter ultrapassado o chamado ponto de não retorno. O conceito foi formulado pelos

Selic agrava retração do crédito no Agronegócio, diz Serasa Experian

Segundo dados divulgados pela Serasa Experian, houve um crescimento de aproximadamente 150% nas solicitações durante o terceiro trimestre em comparação ao mesmo período do ano

Equatorial promove fiscalizações para combater o furto de energia em praias

Durante o verão amazônico, as praias e balneários paraenses ganham uma movimentação intensa de pessoas, não só pela estação que atrai turistas, como também pelas

Canaã: lucro recorde não impede que os Correios queiram fechar agência

Há anos se fala da necessidade de privatizar os Correios. Em abril de 2021, a empresa foi incluída no Programa Nacional de Desestatização do governo

A escolha familiar. A manutenção do poder no clã. A reação do Mercado. A divergência interna na Direita

Na tarde da última sexta-feira, 05, a decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, preso na Polícia Federal, de Brasília, pegou todos de surpresa. Poucos, só os