CMP: Graciele Brito indica obras e programa cultural em praças

A Câmara Municipal de Parauapebas aprovou duas indicações de autoria da vereadora Graciele Brito (União), que buscam melhorias na infraestrutura do Bairro Jardim América e a promoção de eventos culturais na cidade.

Asfalto e saneamento para o Jardim América

Por meio da Indicação nº 581/2025, Graciele Brito solicitou a pavimentação asfáltica e a implantação de saneamento básico na Rua São Francisco, no Bairro Jardim América.

Segundo a vereadora, a referida via se encontra em condições precárias, com a formação de atoleiros e poças de água no período chuvoso, o que prejudica a circulação de veículos e o acesso dos moradores. A falta de saneamento, por sua vez, tem gerado esgoto a céu aberto, aumentando os riscos à saúde da população.

“A pavimentação asfáltica aliada à rede de saneamento básico representa melhoria significativa na qualidade de vida da população, assegurando dignidade aos moradores, valorização dos imóveis, segurança viária e promoção da saúde pública”, enfatizou.

Cultura para as praças públicas

Logo depois, Graciele Brito apresentou a Indicação nº 582/2025 propondo a criação do programa “Cultura na Praça”, que visa transformar as praças públicas de Parauapebas em polos de convivência e de promoção cultural. A iniciativa busca incentivar a realização de eventos e atividades de cultura, esporte e lazer nesses espaços, fomentando a participação popular e a valorização dos talentos locais.

“Experiências similares em outros municípios demonstram que a ocupação regular das praças com eventos culturais e esportivos eleva a autoestima da população, dinamiza o comércio local e transforma esses espaços em verdadeiros pontos de referência comunitária”, destacou.

A vereadora pediu ao Executivo Municipal que avalie a viabilidade de implantação do programa “Cultura nas Praças”, com a devida estruturação e apoio logístico, em parceria com artistas, coletivos culturais, instituições educacionais e comerciantes locais.

As duas indicações de Graciele Brito foram aprovadas na sessão ordinária da última terça-feira (16).

Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025 (Título adaptado pelo Blog do Branco)

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

PSDB de Parauapebas lançará candidatos aos parlamentos estadual e federal

Na semana passada, conforme anunciado exclusivamente por este blog, o PSDB de Parauapebas estava trocando a sua direção partidária. Os novos dirigentes tinham claramente uma

CMCC aprova PL e indicações na 23ª Sessão Ordinária de 2025

Os vereadores de Canaã dos Carajás se reuniram nesta terça-feira, às 18h, para a 23ª Sessão Ordinária do ano. Durante o encontro, foram aprovados projetos

Rapidinhas do Branco. I

Com o Blog do Branco em sua nova plataforma, alguns formatos de postagem retornam à pauta, como, por exemplo, “As Rapidinhas”, notas curtas sobre os

PIX automático será lançado em outubro de 2024, define BC

O Banco Central definiu em reunião plenária do Fórum Pix realizada na véspera o cronograma definitivo do Pix Automático, que será lançado em outubro de

Saiba como votou a bancada federal do Pará no caso de prisão de Brazão

Ontem, 10, a Câmara dos Deputado se debruçou sobre o relatório aprovado no início da tarde desta quarta-feita pela Comissão de Comissão de Justiça (CCJ)

Guerra sem vencedor

Nas primeiras horas da madrugada do dia 24 de fevereiro de 2022, iniciava a guerra entre Ucrânia e Rússia. Estava deitado, esperando o sono chegar,