Colisões de veículos contra postes já totalizam 140 no sul e sudeste do Pará

Os acidentes envolvendo veículos e postes no Pará têm aumentado entre janeiro e julho deste ano, conforme aponta um levantamento feito pela Equatorial Energia Pará. Redenção (23), Marabá (12) e Parauapebas (10) aparecem no ranking dos municípios com mais casos registrados apenas no primeiro semestre de 2022.

Diversos fatores acabam contribuindo para o aumento dessas ocorrências, como: excesso de velocidade; más condições das vias; estado de embriaguez do motorista; sonolência do condutor; falhas mecânicas; e até mesmo pela utilização de celular enquanto dirige, seja para responder mensagens ou atender ligações.

Em Marabá, o caso mais recente foi registrado no Bairro Liberdade, no dia 6 de julho, quando um motorista alcoolizado colidiu em um poste na Avenida Sororó, por volta das 1h30 da madrugada. A estrutura só não caiu totalmente porque os cabos de média tensão se prenderam na varanda de uma casa, mas, cerca de 150 clientes ficaram sem energia.

De acordo com o Gerente de Manutenção e Obras da Equatorial Pará, Manoel Romeiro, os danos causados pela colisão no poste de rede elétrica podem ocasionar acidentes graves, envolvendo choques elétricos e incêndios.

“Na maioria das colisões, ocorre a destruição da estrutura do poste. Isso pode provocar rompimento dos cabos energizados que podem cair em cima de veículos, vegetação, edificações e até pessoas, causando descargas elétricas, incêndios ou até mesmo acidentes com mortes”, explica Romeiro.

A Equatorial orienta que em caso de cabo partidos, ou abalroamento de postes, os clientes acionem a distribuidora por meio da Central de Atendimentos no telefone 0800 091 0196, e informe o local com ponto de referência.

ORIENTAÇÕES

Quando ocorrer a batida de um veículo contra um poste e a rede elétrica for danificada, há algumas medidas de segurança para serem seguidas e, assim, evitar acidentes maiores:

– Ninguém deve se aproximar de fios e cabos partidos ou caídos;
– Não tocar em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica;
– Caso a vítima esteja dentro de um veículo e o cabo cair e permanecer sobre ela, deve-se acionar e aguardar socorro do Corpo de Bombeiros;
– É preciso permanecer dentro do veículo e não tocar na parte metálica, já que pode ocorrer a condução de corrente através dos pneus.

PREJUÍZOS

Quando há quebra da estrutura e rompimento de cabos, o custo mínimo de manutenção e material é superior a R$ 4 mil. De acordo com o Artigo 927 do Código Civil: “Aquele que, por ato ilícito, causar danos a terceiros, fica obrigado a repará-lo. ” Dessa forma, o valor total dos reparos e os danos aos clientes devem ser pagos pelo motorista que podem ser acionados judicialmente”.

Com informações e imagem Equatorial Energia. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Jatene teve suas contas reprovadas

Como era esperado, o ex-governador Simão Jatene (PSDB) teve as suas contas referente ao ano de 2018, reprovadas pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Foram

Eleições 2022: na área do Tapajós, Eraldo Pimenta (MDB) lidera para Alepa

Os números divulgados pela empresa Destak Publicidade no levantamento das intenções de votos dos moradores da região oeste do Pará, mostram que mais de 66%

Produção de minério de ferro da Vale é a maior dos últimos 6 anos

A Vale produziu 91 milhões de toneladas de minério de ferro no terceiro trimestre de 2024, o maior volume desde o último trimestre de 2018,

Eleições 2024: embalado pelas pesquisas, Rafael Ribeiro atrai multidão em comício no bairro Da Paz

A noite de ontem, 12, foi especial para Rafael Ribeiro (União Brasil), candidato a prefeito de Parauapebas. O motivo foi a realização de um grande

Canaã: gestão Josemira se tornou referência no Pará

A forma como a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, do MDB, vem gerindo o município, tornou-se uma referência às demais municipalidades paraenses. Tanto

Trump afirma que os dias de Maduro no poder estão contados

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que acredita que o tempo de Nicolás Maduro na presidência da Venzuela está chegando ao fim, mas se