Conforme adiantado pelo Blog do Branco, Anderson Moratório foi eleito presidente da CMP

Duas semanas antes da data de solenidade dos eleitos, evento ocorrido ontem, 01, o Blog do Branco tornou público que o vereador reeleito Anderson Moratório (PRD) seria o próximo presidente da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) para o biênio (2025-2026). Seu nome chegou se tornou um consenso entre seus pares.

O passo seguinte era construir a composição da Mesa Diretora, composta por um vice-presidente e agora três secretários, passando a ter cinco componentes por conta da proporcionalidade, haja vista, que a Casa passou a ter mais dois parlamentares. O ex-vereador e ex-presidente da CMP, Rafael Ribeiro, foi um dos grandes responsáveis por essa nova configuração naquela Casa de Leis.

Moratório é, sem dúvida um bom nome. É de perfil que busca o diálogo e com postura pragmática, deverá gerir o parlamento com muita responsabilidade, visando a austeridade. Terá sob seu controle uma previsão orçamentária  de R$ 68,2 milhões para o exercício do ano corrente.

Irá suceder uma gestão que foi muito elogiada por ter promovido muitas ações e programas, além de ter levado o parlamento municipal parauapebense a um outro patamar de reconhecimento. Por isso, a pressão para manter, digamos, o mesmo nível. Pela experiência gerencial, espera-se que o novo presidente consiga manter e até estenda os avanços e realizações.

Eleição da Mesa Diretora

Após os pronunciamentos, os novos parlamentares elegeram a Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2025/2026. Foram eleitos para o cargo de presidente e vice-presidente os vereadores Anderson Moratorio e Michel Carteiro, respectivamente. Integram os cargos de 1ª Secretária, Érica Ribeiro; 2ª Secretária, Graciele Brito, e 3º Secretário, Zé da Lata.

Após a eleição, o presidente eleito agradeceu o voto de confiança dos demais parlamentares. “Sei da responsabilidade que é estar presidente dessa Casa. Tenho a certeza que o meu papel, assim como o dessa Mesa e de cada vereador dessa Casa, que é trazer hombridade, respeito e equilíbrio para o Legislativo. Além de contribuir, que é o papel do vereador, com a construção de políticas públicas que essa população tanto merece. Essa Casa precisa ser independente e harmônica com o Executivo. Contem com essa presidência e com a Mesa Diretora para nos fortalecermos nas pautas que temos aqui”, finalizou Anderson Moratório.

Com informações de Ascom – CMP – adaptado pelo Blog do Branco

Fotos: Elienai Araújo 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Alepa aprova LOA 2026 de R$ 54,2 bilhões e ajusta a do ano anterior

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, que estima a receita e fixa a

Curionópolis: empresa de mineração de metais inicia sondagens

Gestores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) participaram, nesta sexta-feira (25), de uma programação em Curionópolis, município da região Sudeste,

Sintonia fina

O que poderia parecer ter sido apenas um acordo de campanha, algo temporário, montado por conta de uma estratégia política-eleitoral, começa a criar base, raiz.

No governo da Oportunidade a disputa interna pelo comando da CMJ

Na funcionalidade de um governo há diversas engrenagens. Cada uma delas completa um todo. Esse todo é que coloca a grande máquina pública para funcionar,

Belém: Câmara já se prepara para COP-30

O vereador John Wayne (MDB), presidente da Câmara Municipal de Belém, reabriu o período legislativo nesta terça-feira (1) registrando as últimas notícias sobre o Pará

A expectativa do discurso

No próximo dia 24, o presidente Jair Bolsonaro estará em Nova Iorque para abrir – como tradição desde 1947 – a Assembleia Geral da ONU.