Um dos pontos que mais se levantam questionamentos em relação à realização da COP-30 em Belém, diz respeito à acomodação dos participantes. Pensando nisso e buscando solucionar a citada questão, ações articuladas estão sendo feitas cumprindo determinações do governador Helder Barbalho e de sua vice, Hana Ghassan, ambos do MDB.
Ainda falta um ano para a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Belém, mas o Governo do Pará já está viabilizando a hospedagem de todos os conferencistas e chefes de estado, que virão para o evento.
A previsão é de 50 mil participantes. E além dos 18 mil leitos já disponíveis, o Governo do Estado vai garantir mais de 30 mil acomodações para os conferencistas por meio de Airbnb – locação de imóveis residenciais -, de cruzeiros marítimos e da Vila COP a ser construída ao lado do Parque da Cidade, na avenida Julio César e que garantirá cerca de 600 leitos.
Novos hotéis
Também serão reformados três prédios antigos próximos à zona portuária. Dois serão repassados à rede hoteleira Vila Galé, e o da antiga sede da Receita Federal, na avenida Presidente Vargas, já cedido pelo Governo Federal, que será transformado em hotel, assegurando no total mais 600 acomodações. Também não está descartada a construção de hospedagens no Estádio Mangueirão e de locação de casas de luxo em condomínios de Belém.
Cruzeiros
O Governo do Pará também utilizará parte dos 1 bilhão e 300 milhões repassados pela Usina de Itaipu para fazer o desassoreamento da Baia do Guajará para que os transatlânticos de luxo atraquem com segurança. Os navios vão garantir entre 7 mil e 12 mil leitos confortáveis principalmente para os chefes de estado previstos para vir à capital do Pará.
Com informações Agência Pará (adaptado pelo Blog do Branco)
Crédito imagem: Marco Santos (Agência Pará)