Copom mantém Selic no mesmo patamar em nome da vigilância fiscal

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (7) manter a taxa básica de juros da economia (Selic) em 13,75% ao ano – em linha com a expectativa do mercado. Em seu comunicado, o grupo mencionou a conjuntura particularmente incerta no âmbito fiscal, mencionando que ela requer “serenidade”..

“O Comitê acompanhará com especial atenção os desenvolvimentos futuros da política fiscal e, em particular, seus efeitos nos preços de ativos e expectativas de inflação, com potenciais impactos sobre a dinâmica da inflação prospectiva”.

Em seu comunicado, o BC citou o cenário externo adverso e volátil, o resultado do PIB do terceiro trimestre mais moderado que o esperado e um ambiente inflacionário ainda pressionado entre os fatores levados em conta para a decisão. “O Comitê julga que a incerteza em torno das suas premissas e projeções atualmente é maior do que o usual”, disse o Copom.

Futuro da Selic

O mercado espera que o Copom somente faça possíveis ajustes da Selic apenas nas próximas reuniões, após os desdobramentos da PEC de Transição para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, colocada em votação no Plenário do Senado nesta quarta. O Boletim Focus divulgado esta semana também manteve a projeção da Selic em 13,75% para este ano. Já para 2023, o mercado financeiro projeta uma queda na taxa de juros para 11,75% até o fim de todo o período.

Com informações de Invest News (adaptado pelo Blog do Branco). 

Imagem: reprodução Internet. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Xeque mate em Moro?!

Xeque mate é uma jogada do xadrez que representa o final da partida. Nesta situação, o rei não pode ser coberto por nenhuma outra peça

Imposto de Renda 2024: veja tudo o que é preciso saber antes do início da declaração

Nesta próxima sexta-feira (15) começa a temporada de Imposto de Renda 2024, o que significa que você, contribuinte, tem alguns dias para se preparar. Nesses

Cenário epidemiológico de Covid-19 piora no Pará e PMP faz pesquisa sobre retorno de aulas presenciais

Na última terça-feira, 02, em coletiva de imprensa, o governador Helder Barbalho (MDB) e demais prefeitos da Região Metropolitana de Belém (RMB), anunciaram a implantação

Barcarena: Hydro amplia reflorestamento em áreas de operação

A cobertura vegetal nas áreas de operação da Hydro em Barcarena, no Pará, tiveram uma ampliação de 180% desde a aquisição do terreno, em 1984.

Rapidinhas do Branco – LXXXVIII

Suspeita de Plágio Anda repercutindo muito mal a iniciativa da equipe de coordenação do candidato a prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano (Avante), ter reproduzido um

Aprendendo sobre o conflito em Gaza

“O sonho do oprimido é um dia virar o opressor”. Essa frase nunca fez tanto sentido como hoje, ao olharmos para o conflito em Gaza.