Curionópolis é o primeiro no ranking estadual de alfabetização

Como dito em outro artigo, na região de Carajás, se acostumou a elogiar a gestão de Josemira Gadelha em Canaã dos Carajás, todavia, outra municipalidade se tornou referência em boas práticas de gestão pública: Curionópolis, que está em outro patamar na gestão da prefeita Mariana Chamon (MDB).

Mais um exemplo desse avanço é um feito na Educação curionopolense, que assumiu a liderança do ranking estadual de alfabetização. Na prática, Curionópolis foi a municipalidade que mais avançou na alfabetização da rede pública.

No segmento “Pré-leitor” o avanço atingiu 16%; entre os leitores iniciantes se chegou ao índice de 45%. Já entre os leitores fluentes, a gestão de Mariana Chamon obteve avanço de 39%.

Alfabetiza Pará

É um programa do Governo do Pará que visa alfabetizar crianças nos anos iniciais de escolaridade. O programa foi lançado em janeiro de 2022 pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Com o objetivo central de institucionalizar e implementar a política educacional de alfabetização, formar professores e gestores, distribuir material didático, avaliar a fluência leitora e escrita, estimular a leitura e a socialização. 

O programa atua em regime de colaboração com os 144 municípios do Pará, que aderirem ao programa podem receber investimentos e recursos do estado. A Seduc e as secretarias municipais de Educação podem celebrar contratos, convênios e parcerias.

A gestão Mariana Chamon faz história em Curionópolis, que a cada dia vem se tornando um município melhor de ser viver. Por lá, o analfabetismo passa longe.

Fotomontagem
Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Rapidinhas do Branco – LVIII

Qual postura? Daqui a pouco teremos a primeira sessão do ano com a presença do vereador Aurélio Goiano (PL), reconduzido ao cargo por decisão do

Coalizão contra Helder

Os bastidores políticos no Pará andaram muito movimentados ao fim de 2021. Diversos encontros entre agentes políticos foram registrados sucessivamente. A oposição ao governador Helder

A Lama de Brumadinho Chegou a Schvartsman

Até o dia 24 de janeiro do ano corrente, a presidência de Fábio Schvartsman era incontestável. O ex-CEO da Klabin, que assumiu o cargo máximo

Eleições 2024: em Castanhal, Paulo Titan lidera corrida eleitoral

DOXA realizou sua primeira pesquisa registrada no T.R.E para o município de Castanhal, região nordeste paraense. O atual prefeito, Paulo Titan, que vai defender seu

Eleições 2022: Pesquisa Destak aponta as lideranças de JK, Maria e Tapajós para estadual em Santarém

A mais nova pesquisa de intenção de votos da Destak para deputado estadual em Santarém (PA) aponta a liderança JK do Povão (PSDB), Maria do

Mineração: “Pará é o dono da bola”

“O presente e o futuro da mineração passam pelo Pará” – assim o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, sintetizou a importância