Como dito em outro artigo, na região de Carajás, se acostumou a elogiar a gestão de Josemira Gadelha em Canaã dos Carajás, todavia, outra municipalidade se tornou referência em boas práticas de gestão pública: Curionópolis, que está em outro patamar na gestão da prefeita Mariana Chamon (MDB).
Mais um exemplo desse avanço é um feito na Educação curionopolense, que assumiu a liderança do ranking estadual de alfabetização. Na prática, Curionópolis foi a municipalidade que mais avançou na alfabetização da rede pública.
No segmento “Pré-leitor” o avanço atingiu 16%; entre os leitores iniciantes se chegou ao índice de 45%. Já entre os leitores fluentes, a gestão de Mariana Chamon obteve avanço de 39%.
Alfabetiza Pará
É um programa do Governo do Pará que visa alfabetizar crianças nos anos iniciais de escolaridade. O programa foi lançado em janeiro de 2022 pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Com o objetivo central de institucionalizar e implementar a política educacional de alfabetização, formar professores e gestores, distribuir material didático, avaliar a fluência leitora e escrita, estimular a leitura e a socialização.
O programa atua em regime de colaboração com os 144 municípios do Pará, que aderirem ao programa podem receber investimentos e recursos do estado. A Seduc e as secretarias municipais de Educação podem celebrar contratos, convênios e parcerias.
A gestão Mariana Chamon faz história em Curionópolis, que a cada dia vem se tornando um município melhor de ser viver. Por lá, o analfabetismo passa longe.



