Deputado Erick Monteiro retira sua pré-candidatura em Capitão Poço e apoiará Belo. Um freio na expansão da “República de Ananindeua”

Por vários meses o deputado estadual do PSDB, Erick Monteiro, ex-vice-prefeito de Ananindeua, alimentou a possibilidade de ser prefeito em Capitão Poço, município do nordeste paraense, além de ser sua terra natal. Transferiu, inclusive, seu domicilio eleitoral para a referida municipalidade que têm pouco mais de 60 mil habitantes, e a uma distância de 200 km da capital paraense.

À época, a ida de Erick para disputar a eleição em Capitão Poço tinha como finalidade expandir os tentáculos da chamada “República de Ananindeua”, esta sob comando do prefeito Daniel Santos, e que tem Erick como o “número dois”. Em sua empreitada, o parlamentar tucano esperava contar com o apoio do governador Helder Barbalho (MDB), o que não aconteceu, gerando o rompimento político entre ambos.

Mantendo a linha de oposição ao atual mandatário estadual, Erick Monteiro retirou sua pré-candidatura a prefeito, que estava, digamos, “caindo pelas tabelas”, e resolveu apoiar o ex-prefeito Raimundo Belo, esposo da deputada estadual Diana Belo, ambos do MDB, com a condição de indicar o vice, o que aconteceu, via Victor Feirão, do União Brasil, que já seria o vice, caso Erick Monteiro tivesse registrado a candidatura.

Em Capitão Poço o tabuleiro político anda bem acirrado. Informações de bastidores davam conta que Helder Barbalho havia definido que não iria interferir diretamente na disputa, pois há um embate político entre duas famílias (Tonheiro e Belo) que estão em sua base. O atual prefeito João Tonheiro é do PL, todavia, se manteve na base barbalhista. O mesmo é irmão do deputado estadual Antônio Tonheiro, do PP. O nome que será lançado pela família é o de Fernanda Tonheiro, sobrinha do atual mandatário.

Do outro lado, Raimundo Belo, que geriu o município por dois mandatos, tenta retornar ao poder. O emedebista conta com o apoio da cúpula do partido. Em sua convenção que será realizada no próximo dia 27, e contará com as presenças de Helder e Jader Filho; a vice-governadora Hana Ghassan e Chicão, presidente da Assembleia Legislativa.

Erick recua. Se volta para Ananindeua, onde tenta emplacar a esposa, Giselle Monteiro, do Podemos, como vice na chapa de Daniel. Assunto que será tratado nos próximos textos.

Registro: Celso Lobo

#veja mais

Papel da mineração na transição energética é destaque na abertura da Exposibram 2024

A consciência coletiva sobre a importância da mineração e dos minérios que produzidos pelo setor mineral para o Brasil e para o mundo foi o

O dilema do PSDB

Iniciava o dia 01 de janeiro de 2003, e com ele o fim da era tucana no Palácio do Planalto. O PT chegava ao poder

Burrice: enfrentamos ou iremos estocar alimentos

Na última segunda-feira, 07, o apresentador Bruno Aiub, conhecido nas redes sociais como “Monark”, foi o centro das atenções nas redes sociais e noticiários de

Fator Marinho

A disputa eleitoral ao governo do Pará no próximo ano, apesar do favoritismo de Helder Barbalho (MDB), poderá ser um pleito com mais emoções do

Trumpismo à brasileira

Trumpismo ficou conhecido por ser um termo usado para as ideologias políticas, emoções sociais, estilo de governança, movimento político e conjunto de mecanismos para adquirir

Eleições 2020: em Belém, pesquisa Ibope avalia as gestões estadual e municipal, além da disputa pela PMB

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) foi a campo entre os dias 30 de setembro a 02 de outubro, entrevistando 504 eleitores