Deputado Erick Monteiro retira sua pré-candidatura em Capitão Poço e apoiará Belo. Um freio na expansão da “República de Ananindeua”

Por vários meses o deputado estadual do PSDB, Erick Monteiro, ex-vice-prefeito de Ananindeua, alimentou a possibilidade de ser prefeito em Capitão Poço, município do nordeste paraense, além de ser sua terra natal. Transferiu, inclusive, seu domicilio eleitoral para a referida municipalidade que têm pouco mais de 60 mil habitantes, e a uma distância de 200 km da capital paraense.

À época, a ida de Erick para disputar a eleição em Capitão Poço tinha como finalidade expandir os tentáculos da chamada “República de Ananindeua”, esta sob comando do prefeito Daniel Santos, e que tem Erick como o “número dois”. Em sua empreitada, o parlamentar tucano esperava contar com o apoio do governador Helder Barbalho (MDB), o que não aconteceu, gerando o rompimento político entre ambos.

Mantendo a linha de oposição ao atual mandatário estadual, Erick Monteiro retirou sua pré-candidatura a prefeito, que estava, digamos, “caindo pelas tabelas”, e resolveu apoiar o ex-prefeito Raimundo Belo, esposo da deputada estadual Diana Belo, ambos do MDB, com a condição de indicar o vice, o que aconteceu, via Victor Feirão, do União Brasil, que já seria o vice, caso Erick Monteiro tivesse registrado a candidatura.

Em Capitão Poço o tabuleiro político anda bem acirrado. Informações de bastidores davam conta que Helder Barbalho havia definido que não iria interferir diretamente na disputa, pois há um embate político entre duas famílias (Tonheiro e Belo) que estão em sua base. O atual prefeito João Tonheiro é do PL, todavia, se manteve na base barbalhista. O mesmo é irmão do deputado estadual Antônio Tonheiro, do PP. O nome que será lançado pela família é o de Fernanda Tonheiro, sobrinha do atual mandatário.

Do outro lado, Raimundo Belo, que geriu o município por dois mandatos, tenta retornar ao poder. O emedebista conta com o apoio da cúpula do partido. Em sua convenção que será realizada no próximo dia 27, e contará com as presenças de Helder e Jader Filho; a vice-governadora Hana Ghassan e Chicão, presidente da Assembleia Legislativa.

Erick recua. Se volta para Ananindeua, onde tenta emplacar a esposa, Giselle Monteiro, do Podemos, como vice na chapa de Daniel. Assunto que será tratado nos próximos textos.

Registro: Celso Lobo

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Cem dias de Milei: sem apoio legislativo e pobreza em alta, presidente mantém apoio popular

Há 100 dias, o libertário Javier Milei dava seu primeiro discurso como presidente, da escadaria do Congresso argentino, de frente para seus apoiadores e de

A retórica da Segup

Já se tornou um processo dialético cansativo e até redundante afirmar que o cenário da segurança pública no estado do Pará é caótico, e

A retomada será pelo asfalto

Durante o ano de 2019, o governo Helder Barbalho manteve bons índices de avaliação, estes sustentados por elogiados números da gestão, em especial a sua

Jair Bolsonaro elegível?

Sim. É possível que o título desta matéria se torne realidade. Você ainda tá planejando seu 2025? Porque já tem gente que tá de olho

Falta de olhar do PT para evangélicos é fruto de ignorância e viés ideológico

O Blog do Branco coloca na pauta um tema antigo, porém, sempre recorrente: a relação entre o Partido dos Trabalhadores e o segmento evangélico. O

Produção mineral deverá crescer e se diversificar nos próximos anos

Produção Mineral Brasileira registrou um pequeno recuo em valor (-0,7%) no ano de 2023, somando R$ 248,2 bilhões. Em 2022, o total da produção foi