Discurso de Kamala Harris pode ser considerado histórico e marcar nova fase da política Democrata

COMPARTILHE:

O discurso de Kamala Harris durante a Convenção Democrata pode ser considerado histórico sob diferentes perspectivas. Segundo Roberto Uebel, professor de Relações Internacionais da ESPM, o fato de ela ser a segunda mulher candidata à presidência dos EUA em menos de uma década — repetindo a indicação de Hillary Clinton pelos democratas em 2016 — é extremamente significativo. “Kamala Harris também é a primeira mulher afro-americana, filha de imigrantes, a se candidatar em um país onde a questão migratória é um tema central nas eleições. Além disso, sua candidatura representa um ponto de inflexão para os democratas, já que o candidato natural, o presidente Joe Biden, optou por não buscar a reeleição, algo que não acontecia há mais de meio século.”

O discurso de Harris, continua Uebel, destacou aspectos cruciais de sua trajetória como ex-procuradora, senadora e atual vice-presidente. Ela reafirmou seu compromisso com a defesa dos direitos humanos, das minorias e da classe média — segmentos que enfrentaram os maiores desafios nos últimos anos. Harris também enfatizou a necessidade de um pacto político pela união de todos os americanos e a importância do papel dos Estados Unidos como economia central e bastião da democracia ocidental.

“Kamala Harris está ciente de que enfrentará um desafio igualmente histórico ao disputar a presidência com Donald Trump, especialmente porque sua campanha começou com meses de atraso”, observa Uebel. Ele acrescenta que Harris tem chances reais de vitória em novembro. “O sucesso dependerá mais das articulações políticas dentro de seu próprio partido nos estados-chave do que de seu carisma e capacidade de liderança, ambos evidenciados em seu discurso de aceitação na noite passada.”

Por Roberto Uebel, professor de Relações Internacionais da ESPM 

Imagem: Uol 

O blog no X