Eleições 2020: pesquisa Doxa em Santarém aponta reeleição de Nélio Aguiar

Apenas dois municípios paraenses ainda estão por definir os seus futuros políticos: Belém e Santarém, este último sendo o terceiro maior colégio eleitoral do Pará. Enquanto na capital a disputa está indefinida, transitando dentro da margem de erro das pesquisas; na “Pérola do Tapajós”, o cenário é mais tranquilo para o atual prefeito Nélio Aguiar (DEM).

A ex-prefeita Maria do Carmo (PT) liderou as pesquisas por quase todo o primeiro turno. Na reta final, na semana da eleição, os levantamentos apontavam para a virada de Aguiar, o que, de fato, ocorreu nas urnas. Vale ressaltar que o atual prefeito santareno é apoiado pelo governador Helder Barbalho (MDB), o que pode ter definido a mudança no cenário por lá. Há uma semana da eleição, a Doxa Pesquisas foi a campo para saber como anda a disputa em Santarém.

Espontânea:

Quando não se apresenta os nomes dos candidatos aos eleitores, o resultado foi: Nélio Aguiar (DEM) atinge 51,8%; Maria do Carmo (PT) chega a 30,4%; Não sabem ou preferem não opinar: 11,9% e Branco/Nulo: 5,9%.

Estimulada:

Quando são apresentados os nomes dos candidatos ao entrevistado, o resultado foi: Nélio Aguiar (DEM) atinge 56,7%; Maria do Carmo (PT) chega a 33,3%; Não sabem ou preferem não opinar: 5,4% e Branco/Nulo: 4,5%.

Rejeição Estimulada:

A Doxa quis saber: “Em quem você NÃO votaria para prefeito de Santarém?”

A petista Maria do Carmo atinge 51,6%; o atual prefeito Nélio Aguiar (DEM): 29,2%; Não Rejeita Ninguém: 16%; Não sabem ou referem não opinar: 3,2%.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA 

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

DADOS DA PESQUISA 

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Registro no TRE-PA: 08728/2020

Período: 18 a 20 de Novembro de 2020.

Foram entrevistados 621 eleitores.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Espólio político de Bolsonaro

Com a manutenção da situação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nos Estados Unidos, sem previsão de retorno, com a possibilidade até de não voltar ao

Vale recupera valor de mercado anterior a Brumadinho

As ações da Vale registram alta de 1,5% nesta terça-feira e são negociadas acima dos R$ 56,15. O valor é o mesmo registrado no pregão

Governo Edmilson: superfaturamento, falta de planejamento e outras irregularidades mantêm suspensa compra de ônibus elétricos

Durante a sessão plenária desta quinta-feira (1), o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) decidiu, por unanimidade, homologar a medida cautelar que suspende

Belém: Institutos Acertar e IVeiga, colocam Edmilson à frente de Zenaldo

Logo após o Instituto Doxa divulgar pesquisa (com erro primário de soma de votos totais válidos), colocando o prefeito e candidato à reeleição Zenaldo Coutinho

Não se pode subestimar Bolsonaro

O cientista político Creomar de Souza pautou a política nos últimos dias. Tudo por conta de sua entrevista a BBC. De forma bem didática, o

Brasil vence eleições para presidência do BID e ocupará cargo pela 1º vez

O economista brasileiro Ilan Goldfajn foi eleito presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). É a primeira vez que o Brasil vai presidir a instituição,