Eleições 2022: Doxa aponta vitória de Helder em 1º turno e reviravolta na disputa pelo Senado

COMPARTILHE:

Hoje, 05, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) realiza a sua convenção, que oficializará o nome de Helder Barbalho para concorrer à reeleição, tendo como vice Hana Ghassan. O partido não lançará candidatura própria ao Senado Federal, mas promete fazer grandes bancadas na Assembleia Legislativa (Alepa) e nas cadeiras na qual o Pará tem direito na Câmara dos Deputados.

Ontem, 04, o Instituto Doxa tornou público a sua mais nova pesquisa eleitoral para o governo do Pará, Senado e Presidência da República, além de avaliar as gestões estadual e federal. Com uma margem de erro abaixo da média (2,25% para mais ou para menos, assim como em seu primeiro levantamento) em um universo de 2 mil eleitores nas seis mesorregiões do estado do Pará: Metropolitana, Nordeste, Sudeste, Sudoeste, Baixo Amazonas e Marajó, com margem de confiança de 95% nas respostas, os resultados foram os seguintes:

Governo do Pará

No formato espontâneo, isto é, sem apresentar os nomes dos candidatos a governador, a pesquisa identificou que 62,6% dos entrevistados não sabem em quem votar ou preferem anular o voto. Os que apontaram o voto, o governador Helder Barbalho (MDB) foi citado por 33,7%; Zequinha Marinho (PL) vem com 2,3%; Major Marcony (SD), aparece com 0,7%. Os demais aparecem com índices abaixo de 0,7%.

No formato estimulado, ou seja, se apresenta o nome aos que estão sendo entrevistados, o cenário muda completamente. O atual governador, Helder Barbalho (MDB), aparece com 64,4% das intenções de voto. O atual senador Zequinha Marinho (PL) vem com 5,9%; Major Marcony (SD), 2,8%; Professora Shirley Alves (PROS), 1,8%; Cleber Rabelo (PSTU), 1,1% e Prof. Adolfo (PSOL), 0,3%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 23,7%.

Portanto, a pesquisa reafirma a possibilidade real do atual mandatário estadual se reeleger em primeiro turno, algo que não ocorre desde o processo de redemocratização. Um fator que está relacionado diretamente e que sustenta a possibilidade de Helder se manter no poder é o nível de avaliação de sua gestão, que chega a 60,7% de positiva, enquanto a sua avaliação negativa é de apenas 11,5%. Os que responderam como regular atingiu 27,7%.

Senado Federal

A disputa pela única vaga disponível ao Senado Federal, no Pará tende a ser uma das mais acirradas. No caso, em comparação, por exemplo com o levantamento anterior da própria Doxa e de outros institutos de pesquisas, há uma reviravolta. O ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro (PSDB) lidera com 14,9% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o ex-senador, Mário Couto (PL) com 10,4%. Depois aparecem tecnicamente empatados o também ex-senador Flexa Ribeiro (PP) com 8,8% e o atual deputado federal Beto Faro (PT) com 8,2%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 57,7%.

Mário Couto sempre apareceu na frente, acima da margem de erro (que comumente é 3%, mas essa da Doxa foi definida em 2,25%), e Pioneiro em quarto lugar, porém sempre empatado na margem de erro com os seus concorrentes. Algo em comum, independente de levantamento: a candidatura de Beto Faro, o candidato oficial de Helder, não decola. Ainda há um grande universo do que chamamos de “votos flutuantes”, ou seja, os que pretendem anular o voto ou estão indecisos, somam 57,7%. Portanto, nada está definido na disputa pela Câmara Alta, pelo Pará.

Presidência da República

Assim como fez no primeiro levantamento, o Instituto Doxa quis saber também como anda a intenção de voto para presidente da República no Pará. Quando se faz de forma espontânea, isto é, sem apresentar os nomes dos candidatos a presidência da República, a pesquisa identificou que 49,7% dos entrevistados não sabem em quem votar ou preferem anular o voto. Lula (PT) foi citado por 26,0% das intenções de voto contra 22,5% de Bolsonaro (PL). Ciro Gomes (PDT) aparece com apenas 1,0%; André Janones, 0,3%; Simone Tebet, 0,2%; Marina, 0,1%.

Quando se estimula, isto é, apresentamos os nomes dos candidatos ao eleitor, Lula pula para 45,5%; Bolsonaro vem depois com 32,5%. Ciro Gomes tem apenas 2,7%; Simone Tebet, 1,2%. Os demais não somam 1% cada. 15,7% não sabem ou pretendem anular o voto.

Portanto, o ex-presidente Lula lidera a disputa presidencial no Pará, mantendo a distância de 13 pontos (igual ao primeiro levantamento).

Imagem: reprodução Internet. 

O blog no X