Eleições 2022: o trinfo eleitoral dos Faro

COMPARTILHE:

Recentemente escrevi que a Família Faro, que controla a tendência interna petista conhecida como Articulação Socialista (AS), havia feito uma aposta que poderia ser ou não de alto risco. Se o resultado lhes fosse favorável, iriam ao “paraíso”, caso contrário, poderiam amargar uma grande derrota política. O resultado final garantiu ao casal petista uma cadeira no Senado Federal e outra no parlamento federal.

Beto Faro se elegeu senador da República com 1.689.518 votos, o que correspondeu a 41,93% dos votos válidos. Sua esposa, Dilvanda, foi em votos totais a sétima mais votada deputada federal, com 150.065 votos (3,14%), portanto, venceu até com certa folga, e terá o seu colega de partido, reeleito, Airton Faleiro, que obteve quase metade dos votos de Faro: 79.862 votos (1,76%).

Beto faro foi reeleito deputado federal em 2018, com 143.442 votos, ficando em 10º lugar. Portanto, fica claro que, Dilvanda recebeu quase sete mil votos a mais, recebeu a migração de votos do marido, algo lógico e que era esperado.

O projeto de Faro começou quando ele disputou e venceu a disputa pelo comando estadual do PT paraense. O passo seguinte foi tirar de Paulo Rocha a possibilidade de concorrer à reeleição, o que foi feito sem cerimônia por Beto. Na sequência foi negociar com Helder Barbalho (MDB) o apoio à sua candidatura ao Senado, dando o partido e a primeira suplência como moeda de troca. Assim, Beto, tornou-se o candidato oficial do governador, mesmo tendo mais dois candidatos no palanque.

Estava claro e as pesquisas mostraram isso, que Manoel Pioneiro (PSDB) e Flexa Ribeiro (PP) não se manteriam competitivos eleitoralmente. A única vaga ao Senado seria disputada entre Beto Faro e o candidato Bolsonarista Mário Couto (PL). E, como dito, diversas vezes neste veículo, com a eleição ao governo do estado decidida, Helder se voltou para eleger Faro, evitando assim ter dois senadores de oposição.

A vitória eleitoral dos Faro, os coloca como os principais nomes do PT paraense, mesmo que isso tenha custado ao partido a sua independência.

Imagem: reprodução de Internet. 

O blog no X