Eleições 2022: Pesquisa Destak em Oriximiná para governador, presidente e senador

COMPARTILHE:

A Destak Publicidade e Pesquisa tornou público a sua mais recente pesquisa eleitoral, em que avaliou de forma bem abrangente o cenário eleitoral no Pará e na disputa presidencial. O levantamento foi feito em Oriximiná, o terceiro maior colégio eleitoral do oeste paraense. Foram ouvidos 400 eleitores, com uma margem de erro de 3,5% e 95% de confiabilidade. O levantamento foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº PA-01160/2022

Governo do Pará – Espontânea:

No formato em que não se apresenta ao entrevistado nenhum nome, o governador Helder Barbalho (MDB) aparece com 45% das intenções de voto; senador Zequinha Marinho (PL) vem em segundo, com apenas 3%. Segundo a pesquisa, o quantitativo dos que não souberam responder (S/N) atingiu 52%.

Governo do Pará – Estimulada:

No formato em que é apresentado ao eleitor uma lista de nomes, Helder Barbalho (MDB) amplia ainda mais a sua vantagem, atingindo 60,3% das intenções de voto; Zequinha Marinho (PL) também sobe, indo a 5,1%; em terceiro aparece o candidato Dr. Felipe (PRTB), com 2,8%; em quarto lugar está Silvia Letícia (Psol); empate na quinta posição entre os candidatos Major Marcony, do Solidariedade e Sofia Couto (PMB). Os outros candidatos não tiveram intenção de voto registrada na pesquisa. Os que não Souberam Responder somou 20,8% e Brancos/Nulos atingiu 9,4%.

Avaliação do Governo Helder:

A pesquisa quis saber a avaliação dos oriximinaenses em relação ao governo Helder. “Bom” atingiu 49%; “Excelente” e “Regular” ficaram em 15%; “Ruim” somou 9% e “Péssimo” ficou em 7%; enquanto os Não Souberam ou Não Quiseram Responder atingiu 7%.

Em outra pergunta, o levantamento quis saber sobre como anda a Aprovação e Desaprovação do Governo Helder. Para 72% dos entrevistados, a resposta é positiva, ou seja, aprovam; enquanto 21% desaprovam a gestão de Barbalho. Não Sabe ou Não Respondeu chegou a 7%.

Disputa presidencial

Estimulada: – quando se apresenta um lista de nomes ao eleitor: 

Nesse formato, o ex-presidente Lula (PT) aparece liderando com 43,5% da intenções de voto; o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) registrou 40,8%. Ou seja, se considerarmos a margem de erro da pesquisa (3,5%), ambos estão empatados; em terceiro aparece Ciro Gomes (PDT) com 6,7%; Simone Tebet (MDB) e Vera (PSTU), com 0,4%; os outros candidatos não atingiram indicação de voto. Os que Não Sabem e Não Responderam somou 5,4%. Já os que declararam votar em Branco e Nulo atingiu 2,8%.

Espontânea – quando não se apresenta nomes ao entrevistado: 

Nesse formato, o ex-presidente Lula (PT) lidera acima da margem de erro (40%); enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) soma 35% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) somou apenas 2%. Os que Não Sabem e Não Responderam atingiu 23%.

Senado Federal – Espontânea: 

Sem apresentação de nomes, o índice dos que Não Sabem ou Não Quiseram Responder, ficou bastante elevado: 88,2%. O nome mais bem colocado é o do ex-senador Flexa Ribeiro (PP), com 6,3%; em segundo aparece Renata Fonseca (PRTB) , esposa do prefeito de Oriximiná, Delegado Fonseca, de mesmo partido. Os outros candidatos não pontuaram no levantamento.

Senado Federal – Estimulada:

Quando se apresenta nomes, o cenário muda completamente. Os que Não Sabem ou Não Quiseram Responder ainda lidera nos apontamentos dos oriximinaenses (29,4%). Em segundo lugar vem Renata Fonseca (PRTB); Flexa Ribeiro (PP) vem em terceiro, com 20,4%; em quarto, o ex-senador Mário Couto (PRTB), com 5,5%; em quinto o petista Beto Faro, que soma 4,3%. Em sexto vem Delegado Jardel, do Podemos, que aparece com 2,4%; seguido pelo ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro (PSDB), que somou 1,2%. Os outros candidatos não somaram 1% das intenções de voto. Os Brancos e/ou Nulos atingiu 7,8%.

Imagem: Portal G1. 

O blog no X