Eleições 2022: Pesquisa Destak em Santarém para governador, presidente e senador

A Destak Publicidade e Pesquisa tornou público a sua mais recente pesquisa eleitoral, em que avaliou de forma bem abrangente o cenário eleitoral no Pará e na disputa presidencial. O levantamento foi feito em Santarém, o terceiro maior colégio eleitoral paraense. Foram ouvidos 661 eleitores, com uma margem de erro de 3,5% e 95% de confiabilidade.

Governo do Pará – Espontânea:

No formato em que não se apresenta ao entrevistado nenhum nome, o governador Helder Barbalho (MDB) aparece com 61% das intenções de voto; senador Zequinha Marinho (PL) vem em segundo, com apenas 2%. O ex-deputado estadual, atualmente candidato ao parlamento federal, Márcio Miranda (PTB) pontou no levantamento (0,7%). Segundo a pesquisa, o quantitativo dos que não souberam responder (s/n) chegou a 35,5%. Somando diversos outros apontamentos, ou seja, candidatos que o eleitor por conta própria indicou somou 0,7%.

Governo do Pará – Estimulada:

No formato em que é apresentado ao eleitor uma lista de nomes, Helder Barbalho (MDB) amplia ainda mais a sua vantagem, atingindo 74,7% das intenções de voto; Zequinha Marinho (PL) também sobe, indo a 7,2%; em terceiro aparece o candidato do PSTU, Cléber Rabelo; seguido por Silva Letícia (PSOL), Major Marcony, do Solidariedade. Os que não Souberam Responder somou 7,9% e Brancos/Nulos atingiu 2,7%.

Presidência da República – Espontânea:

No formato em que é apresentado ao eleitor uma lista de nomes, o ex-presidente Lula (PT) lidera em Santarém com 49,6%. O presidente Jair Bolsonaro (PL) vem em segundo com 37%. Ciro Gomes (PDT) soma apenas 1,5%. Os que Não Sabem ou Não Quiseram Responder, somou 10,4%. Branco/Nulo não chegou a 1%.

Presidência da República – Estimulada:

No formato em que é apresentado ao eleitor uma lista de nomes, se depender de Santarém, Lula (PT) estaria eleito em primeiro turno, com 52,1%. Já Bolsonaro (PL) quase não teve alteração, ficando com 37,5%. Os que Não Sabem ou Não Quiseram Responder, somou 4,5%. Ciro Gomes (PDT) ficou com 2,5%. Branco/Nulo chegou a 1%.

Senado Federal – Espontânea: 

Sem apresentação de nomes, o índice dos que não Não Sabem ou Não Quiseram Responder, ficou bastante elevado: 77,2%. O nome mais bem colocado é o do ex-senador Flexa Ribeiro (PP), com 16,4%; em segundo aparece o também ex-senador Mário Couto (PL), que soma 3%. O petista Beto Faro aparece com 1,2% e o ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, com 0,2%.

Senado Federal – Estimulada: 

Quando são colocadas as opções ao entrevistado, Flexa Ribeiro (PP) lidera com folga 35,5%; Mário Couto (PL) vem em segundo 20,8%; Beto Faro (PT) em terceiro e Manoel Pioneiro (PSDB) que ficou com 0,7%, em sexto lugar. Os que Não Sabem ou Não Quiseram Responder, somou 20,6%.

O Blog do Branco ainda se reserva de não postar os números referentes às disputas para a Alepa e Câmara Federal, por conta da grande pulverização de votos. Mais à frente, com as campanhas nas ruas, estaremos divulgando.

A pesquisa quis saber sobre a possibilidade de mudança de voto. Para 79,1% dos entrevistados, não há a possibilidade de mudar o voto, portanto, a escolha é definitiva. O que chamamos de voto cristalizado.

 

 

 

 

 

 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

CMP: Fred Sansão apresenta série de requerimentos que reforçam fiscalização, transparência e melhorias estruturais

O vereador Frederico Damacena Ribeiro Sanção (PL) protocolou, nos últimos dias, um conjunto de requerimentos e uma indicação voltados à fiscalização da gestão pública e

No Pará, Parauapebas lidera em volume de investimentos

Ainda no bojo da discussão sobre os dados tornados públicos da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) em relação aos municípios brasileiros, em

O Palácio, a Corte, o Rei, em Marabá

Na última sexta-feira (22), ocorreu em Marabá a posse do ex-deputado estadual João Chamon Neto como secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará.

Censo 2022 mostra o Pará com mais de 80 mil indígenas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entregou o que já é considerado o maior censo dos povos indígenas realizado no País. Os dados,

“Novo Brasil” pode gerar 2 milhões de empregos, impulsionar PIB e reduzir emissões do curto ao longo prazo

O estudo Impactos do Plano de Transformação Ecológica foi apresentado, na terça-feira (12/8), no auditório do Tesouro Nacional, em Brasília. Inédita, a pesquisa foi desenvolvida

Deputados estaduais querem criar CPI para investigar a Vale

O que era esperado, parece que irá se tornar realidade. O primeiro passo foi dado ontem, 27, quando nas dependências da Assembleia Legislativa do Pará