Eleições 2022: Pesquisa Destak em Santarém para governador, presidente e senador

A Destak Publicidade e Pesquisa tornou público a sua mais recente pesquisa eleitoral, em que avaliou de forma bem abrangente o cenário eleitoral no Pará e na disputa presidencial. O levantamento foi feito em Santarém, o terceiro maior colégio eleitoral paraense. Foram ouvidos 661 eleitores, com uma margem de erro de 3,5% e 95% de confiabilidade.

Governo do Pará – Espontânea:

No formato em que não se apresenta ao entrevistado nenhum nome, o governador Helder Barbalho (MDB) aparece com 61% das intenções de voto; senador Zequinha Marinho (PL) vem em segundo, com apenas 2%. O ex-deputado estadual, atualmente candidato ao parlamento federal, Márcio Miranda (PTB) pontou no levantamento (0,7%). Segundo a pesquisa, o quantitativo dos que não souberam responder (s/n) chegou a 35,5%. Somando diversos outros apontamentos, ou seja, candidatos que o eleitor por conta própria indicou somou 0,7%.

Governo do Pará – Estimulada:

No formato em que é apresentado ao eleitor uma lista de nomes, Helder Barbalho (MDB) amplia ainda mais a sua vantagem, atingindo 74,7% das intenções de voto; Zequinha Marinho (PL) também sobe, indo a 7,2%; em terceiro aparece o candidato do PSTU, Cléber Rabelo; seguido por Silva Letícia (PSOL), Major Marcony, do Solidariedade. Os que não Souberam Responder somou 7,9% e Brancos/Nulos atingiu 2,7%.

Presidência da República – Espontânea:

No formato em que é apresentado ao eleitor uma lista de nomes, o ex-presidente Lula (PT) lidera em Santarém com 49,6%. O presidente Jair Bolsonaro (PL) vem em segundo com 37%. Ciro Gomes (PDT) soma apenas 1,5%. Os que Não Sabem ou Não Quiseram Responder, somou 10,4%. Branco/Nulo não chegou a 1%.

Presidência da República – Estimulada:

No formato em que é apresentado ao eleitor uma lista de nomes, se depender de Santarém, Lula (PT) estaria eleito em primeiro turno, com 52,1%. Já Bolsonaro (PL) quase não teve alteração, ficando com 37,5%. Os que Não Sabem ou Não Quiseram Responder, somou 4,5%. Ciro Gomes (PDT) ficou com 2,5%. Branco/Nulo chegou a 1%.

Senado Federal – Espontânea: 

Sem apresentação de nomes, o índice dos que não Não Sabem ou Não Quiseram Responder, ficou bastante elevado: 77,2%. O nome mais bem colocado é o do ex-senador Flexa Ribeiro (PP), com 16,4%; em segundo aparece o também ex-senador Mário Couto (PL), que soma 3%. O petista Beto Faro aparece com 1,2% e o ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, com 0,2%.

Senado Federal – Estimulada: 

Quando são colocadas as opções ao entrevistado, Flexa Ribeiro (PP) lidera com folga 35,5%; Mário Couto (PL) vem em segundo 20,8%; Beto Faro (PT) em terceiro e Manoel Pioneiro (PSDB) que ficou com 0,7%, em sexto lugar. Os que Não Sabem ou Não Quiseram Responder, somou 20,6%.

O Blog do Branco ainda se reserva de não postar os números referentes às disputas para a Alepa e Câmara Federal, por conta da grande pulverização de votos. Mais à frente, com as campanhas nas ruas, estaremos divulgando.

A pesquisa quis saber sobre a possibilidade de mudança de voto. Para 79,1% dos entrevistados, não há a possibilidade de mudar o voto, portanto, a escolha é definitiva. O que chamamos de voto cristalizado.

 

 

 

 

 

 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Argentina: guinada à extrema-direita

Em um cenário econômico difícil, a extrema-direita poderá assumir o poder na Argentina, pelo menos, é o que apontam as eleições primárias deste último domingo,

Rapidinhas do Branco – LVI

Recuo estratégico Um pré-candidato a prefeito de Parauapebas, que vinha se colocando como muito atuante, resolveu (exposto aos mais próximos) “pisar no freio” e, digamos,

Damares e a disputa pelo Senado no Pará

Em sessão ordinária ocorrida na última terça-feira (28), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), os deputados aprovaram o título de “Cidadã do Pará” à ministra

Conheça os ocupantes do maior nível de assessoriamento do Gabinete da PMP

Em nome da transparência pública e seguindo as diretrizes prometidas em campanha pelo prefeito Aurélio Goiano (Avante) em relação ao encerramento dos “apadrinhamentos”, o que

A realidade se impõe

Na última quarta-feira, 08, através de pronunciamento nas redes sociais, o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, ao lado de diversos secretários municipais, apresentou novas medidas

A caminho da radicalização

Ontem, 03, novamente, outra manifestação em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, e contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional, ocorreu em Brasília.