Eleições 2022: pesquisa IPEC confirma a supremacia eleitoral de Helder

Foi divulgado ontem (24) o resultado da segunda pesquisa eleitoral realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), a pedido da TV Liberal. Neste segundo levantamento, o governador e candidato à reeleição, Helder Barbalho, do MDB, manteve a vantagem sobre o segundo colocado, o senador Zequinha Marinho, do PL. Helder registrou novamente 77% das intenções de no cenário de votos válidos, enquanto Zequinha Marinho somou 18% das intenções de voto.

Na primeira pesquisa, divulgada em 3 de setembro, Zequinha aparecia com 15% das intenções de voto. Os demais candidatos, somados, chegam a apenas 5% dos votos. No primeiro levantamento, somavam juntos 7%. O cenário atual, de acordo com o Ipec, mostra um empate com 1% entre os seguintes candidatos: Adolfo Oliveira (PSOL), Dr. Felipe (PRTB), Paulo Roseira (Agir), Major Marcony (Solidariedade) e Sofia Couto (PMB). Cleber Rabelo (PSTU) não pontuou na pesquisa.

A amostragem dos votos válidos exclui os brancos, nulos e indecisos, como considera o Tribunal Superior Eleitoral na contagem final após a votação.

Já no cenário da pesquisa estimulada, quando são considerados os votos brancos, nulos e o percentual de indecisos, Helder Barbalho subiu de 65% na última pesquisa para 72% das intenções de voto. Zequinha Marinho também somou pontos, passando de 13% para 16%. Também neste levantamento, seguem empatados com 1% das intenções de voto Adolfo Oliveira (PSOL), Dr. Felipe (PRTB), Paulo Roseira (Agir), Major Marcony (Solidariedade) e Sofia Couto (PMB). Também neste cenário de pesquisa, Cleber Rabelo (PSTU) não pontuou. Em comparação ao primeiro levantamento, caiu o número de intenções de votos brancos ou nulos e de indecisos. O total de brancos e nulos chega a 2% (era de 7%) na pesquisa anterior e aqueles que não souberam responder ou não opinaram baixou de 9% para 5%.

Assim como na primeira pesquisa, o levantamento também buscou checar com a base de entrevistados se existe chance de mudar a decisão de voto até o dia da eleição. Neste quadro, 73% responderam que a decisão é definitiva e 26% afirmam que ainda podem mudar de voto. Na pesquisa anterior, o número era de 70% entre os que já definiram a escolha e de 29% entre os que podem mudar. Assim como no quadro anterior, 1% não soube responder.

O Ipec também levantou o quadro de rejeição aos candidatos, perguntando em quais dos nomes o eleitor não votaria de jeito nenhum. O candidato do PL, Zequinha Marinho, tem a maior rejeição, com 27%, aumento em relação ao levantamento anterior, quando foi registrado 23%. Já Helder Barbalho reduziu a rejeição, que era de 16% e, nesta segunda pesquisa, registrou 14%.

Na sequência entre os nomes que o eleitor não votaria de jeito nenhum está Major Marcony 11%, Cleber Rabelo, com 11%, Adolfo Oliveira com 10% e Sofia Couto e Paulo Roseira com 9%. Dr. Felipe teve 7%. Não souberam responder sobre a rejeição de candidatura 27% dos entrevistados e 7% afirmaram que poderia votar em todos.

A pesquisa também sondou a avaliação da atual gestão do Governo do Estado. Para 23% dos entrevistados a gestão de Helder Barbalho é ótima e para 40% é boa. Para 26% dos entrevistados a gestão é regular, enquanto que 3% consideram ruim e 6% péssima. Não souberam responder ou não opinaram somam 3%.

O Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) realizou a segunda pesquisa de intenção de voto no estado do Pará a pedido da TV Liberal, de forma presencial, entre os dias 21 e 23 de setembro. Foram entrevistados 800 eleitores em 39 municípios do Estado. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra, gerando um nível de confiança de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o protocolo PA-08652/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-07390/2022.

Com informações de O Liberal (adaptado pelo Blog do Branco).

Imagem: reprodução Internet. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, professor das redes de ensino particular e pública de Parauapebas, pós-graduado em Geografia da Amazônia e Assessoria de Comunicação. Autor de artigos e colunas em diversos jornais e sites.

#veja mais

Eleições 2024: em Canaã, Josemira inicia campanha com adesivaço nesta sexta-feira (16)

Para marcar o início da campanha eleitoral à prefeitura de Canaã dos Carajás, a atual prefeita e candidata à reeleição Josemira Gadelha (MDB) promove um

Eleições 2018: pesquisa do Instituto Acertar ao Senado Federal

Além da esperada e aguardada divulgação dos números ao governo do Pará, o Instituto Acertar fez o levantamento das intenções de voto ao Senado Federal.

Eleições 2024: Rafael Ribeiro visita zona rural levando propostas e recebendo apoio das comunidades da Vila Sanção e Paulo Fonteles

Em mais uma de suas caminhadas, o candidato a prefeito de Parauapebas, Rafael Ribeiro (União Brasil) leva suas propostas de governo aos moradores da Vila

Corpo Estranho

Ao fim da eleição de 2018, que elegeu Helder Barbalho governador do Pará, viria a etapa seguinte: a montagem do novo governo. E o eleito

Comissão de Ética da CMP instaura processo contra o vereador Aurélio Goiano

Qualquer cidadão é parte legítima para requerer que a Mesa Diretora represente contra um parlamentar – neste caso um vereador – desde que especifique os

Lava Jato: correção histórica

Este colunista está se sentindo orgulhoso de si. Tudo porque lá atrás, em meados de 2016, já se apontava alguns erros e desvios de conduta