ELEIÇÕES 2024: alta rejeição de Edmilson

A Doxa mostra sua sétima pesquisa sobre a corrida eleitoral em Belém. Nessa sétima fotografia o cenário administrativo sob a percepção do eleitor belenense continua ruim para o atual prefeito. Edmilson Rodrigues (ainda no Psol) permanece com alta rejeição. Portanto, os sinais climáticos sobre o mandatário municipal continuam nublados. Esse clima influi diretamente na intenção de voto de sua reeleição.

Nessa fotografia percebeu-se a aparição mais presente da direita, configurada na pessoa de Eder Mauro, do PL, que pela primeira vez lidera a pesquisa, seguido por Zeca Pirão, do MDB. Além da avaliação de Edmilson, essa pesquisa avalia o desempenho do governador Helder Barbalho (MDB) e do presidente Lula (PT). Ao final procura identificar dentre os nomes testados na pesquisa, qual o mais rejeitado pela população belenense.

A pesquisa foi realizada no período de 18 a 23 de outubro de 2023 em todos os Distritos Administrativos de Belém com uma amostra de 800 entrevistas.

Avaliação conceitual – Governo Edmilson

Doxa perguntou “qual a avaliação que você faz do governo do prefeito Edmilson Rodrigues?”. O resultado mostra uma avaliação positiva de 7,4% (somatória de Bom e Excelente). Já a avaliação negativa chega a 73,8% (somatória de Péssimo e Ruim). A avaliação regular ficou em 16,5%.

Aprovação / Desaprovação – Governo Edmilson

Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de Edmilson governar, Doxa mostra a série histórica das sete pesquisas. Em janeiro o governo de Edmilson tinha uma aprovação de 19%; já em março essa aprovação foi para 27%; em maio caiu para 23%, em junho manteve-se no mesmo patamar de maio; em agosto cai para 22,1%; em setembro cai para 16,0%. Agora nesta sétima pesquisa a aprovação permanece como o mesmo percentual do mês de setembro.

Quanto à desaprovação, em janeiro na primeira pesquisa, 77% dos belenenses desaprovavam o governo de Edmilson; em março caiu para 69%. Já em maio subiu para 72%. Na quarta pesquisa, a sua desaprovação foi para 70%. Em agosto foi para 73,0%. Em setembro, subiu para 79,58%. Agora na sétima pesquisa a desaprovação manteve-se no mesmo patamar do mês de setembro, com uma leve queda de oito décimos.

Aprovação / Desaprovação – Governos Helder e Lula

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 85,0% dos belenenses estão aprovando o governo de Helder; enquanto 10,1% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 58,6% dos eleitores de Belém. A sua desaprovação é de 34,5%.

Maiores problemas de Belém 

Nesta sétima pesquisa, a “Violência/Insegurança” voltou a ser o principal problema dos belenenses, aparecendo com índice e 26,5%. O segundo maior problema é o “transporte público péssimo/ônibus/mobilidade” com percentual de 21,1%. “Todos” é citado por 13,7%; A “sujeira/falta de limpeza pública…” é citada por 9,3% e “Saúde precária” por 7,9%. Os demais problemas podem ser vistos no gráfico abaixo.

Área em que Edmilson tem melhor atuação

Doxa perguntou qual a área que o prefeito Edmilson Rodrigues está tendo a Melhor atuação de seu governo. Como pode ser visto no gráfico abaixo, 80,6% responderam “Nenhuma área”. O que sobressai com índice de 3,9% é limpeza; “asfalto/pavimentação” aparece com apenas 1,6% de citação; “iluminação pública”, 1,6% e “saúde pública”, 1,3%.

Área em que Edmilson tem a pior atuação

Assim como perguntamos a Melhor área, Doxa quis saber da Pior área. O resultado mostra que 70,7% responderam “Todas as áreas”. Ainda destacam “Limpeza da Cidade”, 7,0% e “Saúde Pública”, 6,1%.

Espontânea – Prefeitura de Belém

A pesquisa avaliou vários nomes de políticos que ensaiam serem candidatos a prefeito de Belém. Nessa rodada, Doxa testou sete atores políticos que se movimentam rumo às eleições de 2024. Na questão espontânea, a pesquisa mostra que é muito grande, ainda, número de eleitores flutuantes, isto é, que não sabem em quem votar ou que pretendem anular o voto. Esses eleitores flutuantes chegam a somar 59,8%. Os nomes que se destacam são: Eder Mauro, 8,5%; Eguchi, 8,5%; Zeca Pirão, 7,3%; Edmilson Rodrigues, 5,7%; Thiago Araújo. 4,2; Beto Faro, 3,1%; Igor Normando, 2,0% e Bob Fllay, 0,3%.

Estimulada – Prefeitura de Belém 

Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de Belém, ainda tem 33,9% de votos flutuantes. Em primeiro lugar vem o deputado federal Eder Mauro com 15,2%; em segundo lugar vem o deputado estadual Zeca Pirão com 14,3% das intenções de voto; o delegado Eguchi aparece com 12,3%. O atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues vem com 10,1%. O deputado estadual Thiago Araújo ficou com 6,2%. Igor Normando e o deputado federal Beto Faro apareceram empatados com percentuais de 4,0% cada.

Rejeição: em quem você não votaria para prefeito de Belém

Quando se trata de rejeição, o atual prefeito, Edmilson Rodrigues, é o mais rejeitado, aparecendo com 63,1% de rejeição. Na pesquisa anterior ele acumulava 62,4% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum. Eder Mauro é o segundo mais rejeitado, aparecendo com 13,7%; depois vem Zeca Pirão com 4,1%. Eguchi é rejeitado por 3,1% dos eleitores de Belém; Thiago aparece com 0,7%; Beto Faro tem o mesmo índice de rejeição de Thiago; Igor Normando tem apenas 0,4%.

Com informações da Doxa (adaptado pelo Blog do Branco). 

Imagem: reprodução Internet. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

No Pará, 36 cidades obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira (8), a situação de emergência em 36

O narcisismo perdeu

Confesso, antes de mais nada, que nunca fui fã ou admirei o craque Cristiano Ronaldo. Sem dúvida, português será eternizado como um dos melhores jogadores

Eleições 2022: pré-candidatos já podem arrecadar para as campanhas via financiamento coletivo

Desde ontem, 15, pré-candidatos aos cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, estadual ou distrital nas Eleições Gerais de 2022 já podem, a

Alepa aprova Política Estadual de Saúde Mental para profissionais da segurança pública no Pará

Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), liderados pelo deputado Chcião (MDB), aprovaram, na manhã desta terça-feira (02/09), o Projeto de Lei nº 163/2024,

Opinião: polêmicas e problemas recentes podem danificar a monarquia britânica?

Mari Rodríguez Ichaso é especialista em moda, viagens, gastronomia, arte, arquitetura e entretenimento, produtora de cinema e colunista de estilo da CNN Espanhol. Nos presenteia

CMP realiza primeira sessão ordinária dos Vereadores Mirins

Na tarde desta quinta-feira (26), ocorreu a primeira sessão ordinária dos Vereadores Mirins da Câmara Municipal de Parauapebas. A reunião seguiu todos os ritos de