Eleições 2024: deputado estadual Torrinho Torres deverá ser reforço de peso ao MDB

COMPARTILHE:

“O bom filho a casa torna” é um ditado popular utilizado para expressar o ato de voltar a fazer algo que já era acostumado a fazer, ou visitar e estar num lugar já habitual. É dessa forma que o deputado estadual Torrinho Torres deverá aceitar o convite feito pelo governador do Pará, Helder Barbalho, para retornar ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), seu partido de origem e no qual iniciou sua trajetória como correligionário.

Isso foi possível após uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), que garantiu ao deputado Torrinho o direito de retornar ao MDB sem que o mesmo pudesse perder do mandato, após a fusão do Podemos com o PSC.

Aos 54 anos, Francisco Torres de Paula Filho, o popular Torrinho, está em seu primeiro ano como deputado na Assembleia Legislativo do Pará (Alepa). Ele assumiu a vaga de Igor Normando, que se licenciou do cargo para comandar a Secretaria Estratégica da Cidadania (SEAC) do governo do Estado.

O deputado Torrinho Torres deve assinar a ficha de filiação no seu antigo partido e aumentar a representatividade política do MDB no estado. A decisão foi tomada após convite e aval de Helder Barbalho, um dos principais aliados do parlamentar. Aliás, a aliança com o governador vem de muito tempo, bem antes de Torrinho se lançar candidato na eleição passada.

Com o mandato alinhado com o governador e a vice-governadora Hana Ghassan, o deputado Torrinho tem também o apoio e aval de importantes aliados, entre eles: o Ministro das Cidades, Jader Filho, deputado federal José Priante, além do seu colega de parlamento, o deputado Chicão, presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

Torrinho Torres está filiado no Podemos, partido pelo qual disputou a eleição majoritária em 2022, quando obteve 20.865 votos, conquistados principalmente na região do Alto Xingu. Além de deputado, Torrinho também é empresário e foi presidente do Sindicato Rural de São Félix por vários mandatos. Foram anos de muita luta para Torrinho Torres conquistar espaço no meio rural da região e despontar como uma das principais lideranças do setor pecuário, sobretudo nos municípios da região da PA-279.

Nascido em Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte, chegou à região ainda pequeno com os pais, na década de 80. Torrinho é filho de Francisco Torres, madeireiro conhecido na região do Xingu, e da professora aposentada Eponina de Souza Torres, que educou os filhos com muito amor e dedicação. Torrinho é irmão do prefeito João Cleber, de São Felix do Xingu, que também é do MDB.

Destaque na Alepa

E no primeiro ano de mandato como deputado estadual, Torrinho Torres se destacou entre seus pares. Ele é considerado um dos mais atuantes parlamentares da atual legislatura. Sua atuação tem sido positiva em defesa principalmente das regiões do Araguaia e Sul do Pará, que enfrentam desafios como conflitos fundiários e falta de infraestrutura.

Um dos projetos mais importantes voltados à saúde da mulher, por exemplo, é de sua autoria. Um projeto de lei que prioriza cirurgias reparadoras para mulheres vítimas de agressão. Esse avanço legislativo reflete seu compromisso com a proteção e o bem-estar da sociedade.

Ele tem sido defensor também do desenvolvimento econômico da região, contribuindo com o crescimento econômico, a geração de empregos e a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos. Por meio de sua iniciativa, ele articulou junto ao Ministro das Cidades, Jader Filho, a liberação de moradias por meio do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”, beneficiando municípios como Santana do Araguaia, Xinguara, São Félix do Xingu, Ourilândia e Tucumã.

Em Água Azul, o deputado entregou 189 cheques sua casa, no aniversário da cidade, e já recebeu autorização para entregar mais 400 cheques para o Bairro Novo bairro.

O blog no Twitter!