Eleições 2024: deputado estadual Torrinho Torres deverá ser reforço de peso ao MDB

“O bom filho a casa torna” é um ditado popular utilizado para expressar o ato de voltar a fazer algo que já era acostumado a fazer, ou visitar e estar num lugar já habitual. É dessa forma que o deputado estadual Torrinho Torres deverá aceitar o convite feito pelo governador do Pará, Helder Barbalho, para retornar ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), seu partido de origem e no qual iniciou sua trajetória como correligionário.

Isso foi possível após uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), que garantiu ao deputado Torrinho o direito de retornar ao MDB sem que o mesmo pudesse perder do mandato, após a fusão do Podemos com o PSC.

Aos 54 anos, Francisco Torres de Paula Filho, o popular Torrinho, está em seu primeiro ano como deputado na Assembleia Legislativo do Pará (Alepa). Ele assumiu a vaga de Igor Normando, que se licenciou do cargo para comandar a Secretaria Estratégica da Cidadania (SEAC) do governo do Estado.

O deputado Torrinho Torres deve assinar a ficha de filiação no seu antigo partido e aumentar a representatividade política do MDB no estado. A decisão foi tomada após convite e aval de Helder Barbalho, um dos principais aliados do parlamentar. Aliás, a aliança com o governador vem de muito tempo, bem antes de Torrinho se lançar candidato na eleição passada.

Com o mandato alinhado com o governador e a vice-governadora Hana Ghassan, o deputado Torrinho tem também o apoio e aval de importantes aliados, entre eles: o Ministro das Cidades, Jader Filho, deputado federal José Priante, além do seu colega de parlamento, o deputado Chicão, presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

Torrinho Torres está filiado no Podemos, partido pelo qual disputou a eleição majoritária em 2022, quando obteve 20.865 votos, conquistados principalmente na região do Alto Xingu. Além de deputado, Torrinho também é empresário e foi presidente do Sindicato Rural de São Félix por vários mandatos. Foram anos de muita luta para Torrinho Torres conquistar espaço no meio rural da região e despontar como uma das principais lideranças do setor pecuário, sobretudo nos municípios da região da PA-279.

Nascido em Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte, chegou à região ainda pequeno com os pais, na década de 80. Torrinho é filho de Francisco Torres, madeireiro conhecido na região do Xingu, e da professora aposentada Eponina de Souza Torres, que educou os filhos com muito amor e dedicação. Torrinho é irmão do prefeito João Cleber, de São Felix do Xingu, que também é do MDB.

Destaque na Alepa

E no primeiro ano de mandato como deputado estadual, Torrinho Torres se destacou entre seus pares. Ele é considerado um dos mais atuantes parlamentares da atual legislatura. Sua atuação tem sido positiva em defesa principalmente das regiões do Araguaia e Sul do Pará, que enfrentam desafios como conflitos fundiários e falta de infraestrutura.

Um dos projetos mais importantes voltados à saúde da mulher, por exemplo, é de sua autoria. Um projeto de lei que prioriza cirurgias reparadoras para mulheres vítimas de agressão. Esse avanço legislativo reflete seu compromisso com a proteção e o bem-estar da sociedade.

Ele tem sido defensor também do desenvolvimento econômico da região, contribuindo com o crescimento econômico, a geração de empregos e a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos. Por meio de sua iniciativa, ele articulou junto ao Ministro das Cidades, Jader Filho, a liberação de moradias por meio do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”, beneficiando municípios como Santana do Araguaia, Xinguara, São Félix do Xingu, Ourilândia e Tucumã.

Em Água Azul, o deputado entregou 189 cheques sua casa, no aniversário da cidade, e já recebeu autorização para entregar mais 400 cheques para o Bairro Novo bairro.

#veja mais

Jatene teve suas contas reprovadas

Como era esperado, o ex-governador Simão Jatene (PSDB) teve as suas contas referente ao ano de 2018, reprovadas pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Foram

Vale completa 80 anos

Em 1942, na cidade mineira de Itabira, nascia a então Companhia Vale do Rio Doce, nome que usou até 1997, ano em que foi privatizada,

Eleições 2022: Instituto Veritate apresenta pesquisa para Governo, Senado e Presidência no Pará

O Instituto Veritate divulgou o seu levantamento sobre a eleição para o Governo do Pará, o Senado Federal e a disputa presidencial. Na única vaga

Rapidinhas do Branco. XIV

Encontro da Juventude Na última quinta-feira, 02, o presidente da Câmara de Vereadores de Parauapebas e pré-candidato a deputado estadual, Ivanaldo Braz, se fez presente

Se Helder vencer a eleição, o que acontecerá com o conglomerado de comunicação da família Barbalho?

As pesquisas apontam a liderança incontestável do candidato do MDB, Helder Barbalho na disputa pelo governo do Pará. Alguns levantamentos divulgados o colocam quase como

Educação Modular e direitos dos professores são garantidos pela Seduc-PA

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) vem a público desmentir informações falsas sobre mudanças no Sistema de Organização Modular de Ensino (Some).