Eleições 2024: Destak aponta vitória de JK, porém em cenário indefinido em Santarém

A nova pesquisa realizada pela Empresa Destak Publicidade e Marketing para prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, divulgada nesta sexta-feira (19), indica vitória do vereador JK do Povão (PL) com margem apertada sobre o ex-secretário regional de Governo, José Maria Tapajós. Nos últimos levantamentos feitos pela Destak, os três nomes que mais se destacaram foram JK do Povão, Zé Maria Tapajós e da deputada estadual Maria do Carmo, que anunciou que não é mais pré-candidata e que o PT indicaria o vice na chapa do emedebista.

Com o anúncio da desistência da petista, ela começou a despencar. Neste novo cenário, surgiu o nome do Delegado Jardel Guimarães, que começou a pontuar e figurar como uma possível terceira via. A pesquisa da Destak foi realizada entre os dias 15 e 18 deste mês, simulando vários cenários com os nomes dos pré-candidatos definidos: Delegado Jardel (Solidariedade), Feliciano Braga (Novo), Hugo Diniz (PSDB), José Maria Tapajós MDB) e JK do Povão (PL).

A Destak, no entanto, simulou vários cenários, incluindo apenas um cenário ainda com o nome da deputada Maria do Carmo. JK do Povão pontuou 42% dos votos válidos, enquanto José Maria Tapajós aparece com 35%, seguido de Maria do Carmo com 14% e Delegado Jardel com 7%. Hugo Diniz é o quarto com 2%. O pré-candidato Feliciano Braga não chegou a pontuar.

A intenção de votos é definitiva para 78% dos entrevistados ouvidos pela Destak. 6% disseram que dificilmente mudarão de voto, enquanto que 14% ainda podem mudar. Foram entrevistados 688 eleitores com idades entre 16 e acima de 59 anos, nos bairros da área urbana e na zona rural do município.

A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos e o intervalo de segurança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) sob o número PA-022886/2024.

Confira os cenários avaliados pela Destak:

No cenário espontâneo, o candidato JK do Povão aparece na frente com 21,3% das intenções de votos. Na segunda colocação aparece José Maria Tapajós com 18,4% e na terceira posição, a deputada Maria do Carmo com 6,4%. Logo a seguir aparece Delegado Jardel com 4,8% na quarta posição, seguido de Feliciano Braga com 0,4% e Celsa Brito e Hugo Diniz, ambos com 0,2%. Não souberam ou não responderam somaram 48,3% das intenções de votos.

No primeiro cenário estimulado onde foram incluídos seis nomes, o resultado foi esse: JK do Povão com 38%; José Maria Tapajós com 32%; Maria do Carmo 13%; Delegado Jardel 6%; Hugo Diniz 1%; e Feliciano Braga 0%. O total de indecisos e branco ou nulo somou 4%, enquanto não souberam ou não responderam somaram 6%.

Em votos válidos, JK do Povão também lidera com 42%, seguido de José Maria Tapajós com 35%. Maria do Carmo aparece em terceiro com 14% e Delegado Jardel com 7% está em quarto. O professor Hugo Diniz somou 2%.

No primeiro cenário estimulado onde foram incluídos seis nomes, o resultado foi esse: JK do Povão com 38%; José Maria Tapajós com 32%; Maria do Carmo 13%; Delegado Jardel 6%; Hugo Diniz 1%; e Feliciano Braga 0%. O total de indecisos e branco ou nulo somou 4%, enquanto não souberam ou não responderam somaram 6%. Em votos válidos, JK do Povão também lidera com 42%, seguido de José Maria Tapajós com 35%. Maria do Carmo aparece em terceiro com 14% e Delegado Jardel com 7% está em quarto. O professor Hugo Diniz somou 2%.

A Destak perguntou aos eleitores em qual candidato eles votariam para prefeito de Santarém, indicando quatro nomes e o resultado ficou assim:

JK do Povão 41%

José Maria Tapajós 37%

Maria do Carmo 14%

Delegado Jardel 9%

Hugo Diniz 1%

Branco, nulo e indecisos somaram 5%, enquanto que 7% disseram que não sabem ou não quiseram responder.

Em um cenário com apenas três candidatos, o vereador JK do Povão também ficou em primeiro com 41% das intenções de votos. Em segundo lugar aparece José Maria Tapajós com 37% e em terceiro Delegado Jardel com 9%. Não souberam, não responderam, indecisos e brancos e nulos somaram 13%.

Destak simulou três cenários em um eventual segundo turno

A Destak pediu aos eleitores santarenos que citassem dois nomes que poderão disputar um evento segundo turno em Santarém, nas eleições de outubro.

JK do Povão e José Maria foram os mais citados com 43% e 42,2%.

Foram simulados três cenários para uma possível disputa de segundo turno.

Primeiro cenário:

José Maria Tapajós 48%

Delegado Jardel 16%

Segundo cenário:

JK do Povão 52%

Delegado Jardel 17%

Terceiro cenário:

JK do Povão 43%

José Maria Tapajós 40%

A Destak perguntou aos eleitores, independente de quem eles votariam, quem na opinião deles será o próximo prefeito de Santarém.

Para 41,2% dos entrevistados, o próximo prefeito de Santarém será o vereador JK do Povão.

Para 40,2%, José Maria Tapajós será o prefeito.

Outros 8,3% disseram que o Delegado Jardel será o próximo prefeito.

0,2% disseram que será Hugo Diniz, enquanto que 0,0% apontaram Feliciano Braga.

Imagem: reprodução Internet. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Justiça determina nova eleição no PSDB

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, terá que se afastar da presidência do PSDB após convenção, por decisão da Justiça. A juíza

Na ONU, Joe Biden pede ao mundo que apoie a Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um apelo aos líderes mundiais na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (19),

Escolas Militares – solução ou engodo?

No calor deste “Novo Brasil” (cada vez mais com cara de velho), soluções mal pensadas e afobadas surgem como salvadoras em diversos campos. Hoje falarei

Câmara Municipal encerra ano legislativo com aprovação de projetos estratégicos para Canaã dos Carajás

A Câmara Municipal de Canaã dos Carajás realizou nesta terça-feira, 16 de dezembro, a 41ª Sessão Ordinária de 2025, última do ano legislativo. Em uma

Aliados tentam adiar saída de Sabino, mas PT e PDT já disputam vaga

Após o ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciar que seguirá a decisão do seu partido, o União Brasil, e pedirá para sair do governo, alguns

Exclusivo: gastos dos senadores paraenses em março de 2025

Em mais um levantamento exclusivo feito pelo Blog do Branco em relação às finanças públicas, tendo como base os números disponibilizados pelo Senado Federal, descobriu-se