Eleições 2024: Éder Mauro e Igor Normando largam na frente para a Prefeitura de Belém

Pesquisa realizada pela empresa Destak Publicidade e Marketing, mostra o deputado federal Éder Mauro (PL) na frente na disputa pela Prefeitura de Belém com 25,1%. Igor Normando, do MDB, aparece em segundo com 19,9% e Edmilson Rodrigues, do Psol tem 11,1%, são os três primeiros na pesquisa quando se aplica o perfil Estimulado.

Na quarta posição aparece o republicano Thiago Araújo com 7,7%; seguido de Jefferson Lima, do Podemos, com 6,9%; Eguchi (PRTB), vem a seguir com 4,7%; enquanto Ítalo Abate (Novo) e Marcos Sousa (Agir), têm 0,4% e 0,1%, respectivamente. O total de Indecisos chega a 7,7%. Branco e Nulo somaram 9,2%, enquanto Não Souberam ou Não Responderam somaram 7,2% dos entrevistados.

O levantamento da Destak mostrou um cenário ainda muito indeciso com disputas bastante acirradas. Há projeções que sugerem empate técnico na margem de erro entre os pré-candidatos Éder Mauro e Igor Normando.

No cenário Espontâneo, quando os eleitores indicam os nomes dos pré-candidatos, o deputado federal Éder Mauro lidera com 16,5% das intenções de votos para a Prefeitura de Belém. O deputado estadual Igor Normando aparece em segundo com 13,7%, seguido de Edmilson Rodrigues com 6,2%, Eguchi 2,0%, Thiago Araújo 1,7%, Zeca Pirão 0,7%, Jefferson Lima 0,5%, Dr. Daniel 0,2%, Celso Sabino 0,2%, Marcos Souza 0,1%, Úrsula Vidal 0,1%, Helder Barbalho 0,1%, Fabrício Gama 0,1%, Dilma 0,1%, Duciomar 0,1%, Dr. Paulo 0,1%, Bob Fllay 0,1%, Priante 0,1% e Pioneiro 0,1%. O total de Brancos e Nulos somaram 1,8% dos entrevistados, enquanto o número de Indecisos neste cenário chegou a 55,4%.

A pesquisa apontou ainda que intenção de votos dos belenenses é definitiva para 45% dos eleitores, enquanto que 40% disseram que ainda podem mudar o voto. Outros 13% disseram que dificilmente vão mudar, e outros 2% não souberam ou não responderam. A Destak realizou o levantamento junto a moradores de mais de 50 bairros da capital do estado. Foram entrevistadas 1.200 pessoas. A margem de erro é de 3,5% e o intervalo de segurança da pesquisa é de 95%.

A pesquisa de intenção de votos está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), sob o protocolo número PA-09399/2024.

Estimulada

Neste cenário, o deputado federal Éder Mauro (PL) aparece na frente com 29,6% das intenções de votos. O segundo lugar é ocupado pelo deputado estadual Igor Normando (MDB) com 20,8%. Na terceira posição está o atual prefeito Edmilson Rodrigues (Psol), com 9,0%.

Thiago Araújo (Republicanos), aparece na quarta posição com 5,5%. Na quinta posição está Jefferson Lima (Podemos), também com 5,5%. Everaldo Eguchi (PRTB), aparece em sexto lugar com 4,3%. Ítalo Abati (Novo) tem 0,2% está em sétimo e na oitava posição Marcos Sousa (Agir), com 0,1%. Não souberam ou não responderam somaram 12,3% dos entrevistados, enquanto 5,7% foram de Brancos ou Nulo.

A Destak simulou um cenário com apenas cinco candidatos:

Éder Mauro 26%

Igor Normando 21%

Edmilson Rodrigues 14%

Thiago Araújo 9%

Eguchi 5%

Indecisos – 9%

Nulo/branco – 10%

Não sabe/não respondeu – 7%

Em um cenário com apenas três candidatos, o resultado foi este:

Éder Mauro 28,7%

Igor Normando 26,4%

Edmilson Rodrigues 14,5%

Indecisos 9,4%

Nulo/branco 12,7%

NS/NR 8,3%

Votos válidos

O deputado federal Éder Mauro também lidera as intenções de votos dos eleitores de Belém com 31,3%. Em segundo aparece Igor Normando com 28,7%, em terceiro Edmilson Rodrigues 15,3%, Thiago Araújo 9,6% na quarta posição. Jefferson Lima em quinto com 8,6%, Eguchi com 5,9% na sexta posição. Em sétimo Ítalo Abate com 0,5% e Marcos Sousa 0,1%.

Imagem: reprodução Internet. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

No governo da Oportunidade a disputa interna pelo comando da CMJ

Na funcionalidade de um governo há diversas engrenagens. Cada uma delas completa um todo. Esse todo é que coloca a grande máquina pública para funcionar,

Alepa aprova criação de nova superintendência da Polícia Civil no sudeste do Pará

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (13), os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), presididos pelo deputado Chicão (MDB), aprovaram, por unanimidade, em dois

Márcio Miranda: o alvo

Conforme adiantado pelo blog, o jornal Diário do Pará voltou ao ataque direto ao pré-candidato ao governo do Pará, Márcio Miranda (DEM), principal adversário do

A COP30. O oportunismo mercadológico e sua “mão invisível”. As pressões interna e externa. O preconceito regional

Estamos a 99 dias do maior evento climático realizado no Norte do Brasil. Em pouco mais de três meses, cerca de 148 países enviarão seus

Mineradora Vale tornou-se “persona non grata” em Marabá

A segunda maior mineradora do mundo, a Vale, recebeu uma monção da Câmara Municipal de Marabá, como “reconhecimento” do que deixou de fazer ou ocasionou

O desafio da Segurança Pública no Pará. As UPPs seriam a alternativa?

Na tarde da última quinta-feira (10), o ex-secretário de segurança pública do Rio de Janeiro, delegado federal José Beltrame, participou e foi recebido pelo governador