As promessas de Helder

COMPARTILHE:

Desde a campanha eleitoral de 2014, o Portal G1 iniciou o acompanhamento das promessas de campanha dos candidatos aos cargos do Poder Executivo. Portanto, todas as disputas estaduais, municipais (capitais) e a presidencial sempre foram analisadas em intervalos variados. O ponto de partida de todo o processo analítico foram os Planos de Governo dos candidatos. Estava acordado de que os vencedores (em reeleição ou não) teriam as suas promessas e ações monitoradas e acompanhadas durante a vigência da gestão para a qual foram eleitos ou reeleitos.

Portanto, o critério de avaliação se configura da seguinte forma:

– Não cumpriu ainda: quando o que foi prometido não foi realizado e não está valendo/em funcionamento.

– Em parte: quando a promessa foi cumprida parcialmente, com pendências.

– Cumpriu: quando a promessa foi totalmente cumprida, sem pendências.

Ou seja, se a promessa é inaugurar uma obra, o status é “cumpriu” apenas se a obra já tiver sido inaugurada; caso contrário, é “não cumpriu”. Se a promessa é construir 10 hospitais e 5 já foram inaugurados, o status é “em parte”. No caso do Pará, o citado portal analisou o governo de Helder Barbalho (MDB) nesses 30 meses, ou seja, dois anos e meio de gestão. A base analítica, conforme dito anteriormente, foi o plano de governo do então candidato Mdebista.

O Portal G1 analisou as 50 promessas de campanha que constam no Plano de Governo de Helder Barbalho e que foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Do montante, o governador paraense cumpriu 10; obras em fase de execução, mas que ainda não foram entregues somam 16 e as que nem saíram do papel chegam a 24.

O portal da Globo apresenta em detalhes o que já foi entregue, o que está em andamento e o que ainda nem saiu do papel nas áreas de Administração, Direitos Humanos e Sociais, Economia, Educação e Cultura, Esporte e Habitação, Infraestrutura, Meio Ambiente e Agronegócio, Saúde e Segurança Pública:

Promessas Cumpridas

  • Economia: Programa Juventude Empreendedora;
  • Educação e Cultura: Projeto Cultura Presente e dobrar o volume de recursos para a cultura; Programa de desenvolvimento audiovisual no estado; Programa de alfabetização de crianças do ensino fundamental I; Ampliação do número de escolas em tempo integral e Programa Primeiro Ofício;
  • Saúde: Conclusão o Hospital Abelardo Santos;
  • Segurança Pública: Convocação da Força Nacional de Segurança; Eliminação de custódia em delegacias; Criação da força-tarefa de segurança.

Cumpriu em Parte: 

  • Economia: Diminuição do valor da conta de energia; Implementação do Startup Pará;
  • Educação e Cultura: Criação de novos campi da UEPA; Implementação, ampliação e conclusão de escolas de ensino técnico.
  • Esporte: Construção e reforma de espaços para prática de esportes.
  • Habitação: Ampliação do Cheque Moradia para todas as regiões do estado.
  • Infraestrutura: Duplicação da PA-150; Aumento da oferta de energia elétrica.
  • Saúde: Conclusão dos hospitais regionais de Castanhal, Itaituba e Capanema; Criação de hospitais na Calha Norte e no Baixo Tocantins; Implementação de policlínicas nas 13 regionais de saúde; Implementação do prontuário eletrônico.
  • Segurança Pública: Criação de unidades especializadas de combate ao crime organizado; Reforma e ampliação de delegacias e batalhões e aumento salarial aos profissionais de segurança.

Não Cumpriu: 

  • Administração: Criação da Incubadora de Políticas Públicas e Inovação do Pará; Criação do Programa GovTech.
  • Direitos Humanos e Sociais: Criação de espaços de inclusão social.
  • Educação e Cultura: Criação de novas creches; Criação de cursinhos pré-vestibulares estaduais; Criação de 10 mil novas vagas em creches; Pagamento do piso salarial dos professores estaduais; Implantação do sistema de avaliação contínua de alunos e professores.
  • Esporte: Conclusão do Estádio Barbalhão e do ginásio poliesportivo em Santarém.
  • Infraestrutura: Construção do terminal hidroviário de Santarém; Elaboração do Plano Estadual de Saneamento Básico; Construção do viaduto em Santarém e o acesso à estrada de Alter do Chão; Criação do Centro de Convenções de Santarém; Implantação do Programa Estadual de Saneamento Rural e o Prolongamento da Avenida João Paulo II até a Alça Viária;
  • Meio Ambiente e Agronegócio: Descentralização do atendimento da Semas e a Elaboração do marco regulatório de pagamento de serviços ambientais.
  • Saúde: Conclusão do materno-infantil de Santarém; Criação do pronto-socorro do Benguí; Aumento da cobertura do CAPS; Implementação do Centro de Assistência Especializada em Oncologia em polos onde ele não é ofertado e Criação do Hospital da Mulher.
  • Segurança Pública: Realização de concursos públicos para a área de segurança e Criação do Centro Integrado de Controle.

No próximo artigo, o Blog irá tratar do ranking dos governadores.

O blog no X