Eleições 2024: MDB elegeu 85 prefeitos e 468 vereadores no Pará. Em Parauapebas o partido “morreu”

COMPARTILHE:

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) elegeu, sozinho, 468 vereadores (583.122 votos no total) no pleito municipal deste ano, o que representa 26,68% do total de 1.754 vereadores eleitos nos 144 municípios paraenses. Somam-se a esses vereadores, mais 83 prefeitos também eleitos pelo partido no primeiro turno, o que representa 58% do total de prefeituras paraenses. Os números não deixam dúvidas: o MDB é a maior e principal força política do Estado atualmente e será decisivo para as eleições majoritárias de 2026.

Os vereadores do partido tiveram excelentes votações por todo o Pará, inclusive obtendo as maiores bancadas de vereadores e as maiores votações em vários municípios. A partir de janeiro do ano que vem, o MDB vai administrar a vida de 3.366.877 paraenses nas 85 cidades que elegeram prefeitos da legenda, o que representa cerca de 42% do total da população do Estado (8.121025 habitantes) segundo o último levantamento do IBGE.

Parauapebas

Apesar do desempenho elogiável nas urnas, o MDB em Parauapebas foi um desastre. Não elegeu nenhum vereador, além de não ter tido candidato a prefeito no quarto maior colégio eleitoral do estado. Em 2020, o citado partido reelegeu o prefeito emedebista Darci Lermen, além de ter elegido três vereadores, formando a segunda maior bancada da Casa de Leis parauapebense.

O desastre eleitoral do MDB na capital do minério foi produto de um autofagismo da legenda, que ficou refém dos interesses particulares de seus dirigentes.

Com informações de Luiz Flávio/Diário do Pará (adaptado pelo Blog do Branco)

Imagem: reprodução

O blog no X