Eleições 2024: pesquisa aponta liderança de Rafael Ribeiro na base de Darci

COMPARTILHE:

Ontem, 05, o Data Populi apresentou os números de seu levantamento sobre as disputas eleitorais do próximo ano em Parauapebas, para prefeito e vereador. Na corrida pela cadeira de Darci Lermen (MDB), estão: Rafael Ribeiro, atual presidente da Câmara Municipal; deputado estadual Braz, do PDT; o empresário João Vicente (UB); e o deputado federal Keniston Braga (MDB), são os nomes, digamos, mais competitivos da base governista parauapebense.

A pesquisa ainda trouxe outros nomes, como o do ex-prefeito Valmir Mariano (PSD), no segmento estimulado, quando é apresentado ao entrevistado nomes em lista. Quando se apresenta um cenário em que todos os principais nomes do governo, neste caso, quatro, mesmo somados, não ultrapassam a intenção de voto do vereador cassado Aurélio Goiano. Vamos aos números:

Aurélio Goiano aparece com 28,9%; em segundo temos Rafael Ribeiro com 12,7%; Ivanaldo Braz com 9,4%. Os dois últimos são os mais bem colocados da base de Darci Lermen. Na sequência, aparece Valmir Mariano com 8,4%. Este último carrega tal desempenho por ter sido prefeito e por ter tido o seu nome apresentado na pesquisa, todavia, não deverá participar do próximo pleito. Ainda na base governista, o terceiro mais bem colocado é o empresário João Vicente, com 5,8%; na sequência vem Keniston Braga com 4,8%. Em último aparece o professor e ex-secretário municipal de Educação, Raimundo Neto, com 0,9%. Vale o registro que o seu partido, o PT, decidiu que lançará candidatura própria à Prefeitura de Parauapebas, porém, o martelo em definitivo ainda não foi batido e deverá ainda ser definido por Belém ou até Brasília.

No cenário estimulado, um total de 18,1% não quiseram ou não sabia responder a pergunta sobre quem votaria entre os nomes apresentados a prefeito de Parauapebas.

Votos válidos

Quando se mensura os votos válidos (neste caso o voto indicado diretamente a um nome apontado pelo entrevistador). Neste quesito, o vereador cassado Aurélio Goiano atinge 35,3%; seguido por Rafael Ribeiro com 15,5%; em terceiro aparece Braz com 11,5%; na sequência Valmir Mariano aparece com 10,3%. Um pouco mais abaixo vem o empresário João Vicente (7,1%); Dr. Felipe (6,7%); Hipólito (6,6%), Keniston (5,9%) e Raimundo Neto (1,1%).

Rejeição

Um dos aspectos mais importantes em processo pré-eleitoral é o índice de rejeição de nome. Os especialistas da ciência política afirmam que uma pré-candidatura com alto índice de rejeição, quase sempre torna-se difícil reverter, ou seja, acaba sendo um voto perdido.  Neste quesito, temos: o empresário João Vicente (21,8%) é o mais rejeitado pela população de Parauapebas; seguido por Aurélio Goiano (15,5%); na sequência temos Keniston e Valmir aparecem com 15%; em seguida vem Braz com 10,2%. O principal nome da base do governo, Rafael Ribeiro (MDB), tem o menor índice de rejeição, apenas 3,5%.

A pesquisa Data Populi foi realizada entre os dias 29/11 a 01/12/23, foram 998 entrevistas face a face, a margem de erro é de 2,9% e o nível de confiabilidade é de 95%.  O plano amostral considerou os dados mais atuais do IBGE–Censo 2022, PNAD–2023 e TSE-2023.

Imagem: reprodução Internet. 

O blog no X