Eleições 2024: pré-candidatura de Davina Guerreira a prefeita de Tucumã será oficializada nos próximos dias

Davina Guerreira (MDB), vereadora, está prestes a lançar oficialmente sua pré-candidatura à Prefeitura de Tucumã (PA), região do Araguaia, no sudeste do estado. A parlamentar alcançou enorme visibilidade no município devido ao trabalho significativo que desenvolve junto à população, principalmente na área social, além de sua atuação destacada no Legislativo.

Eleita em 2020 com 1.170 votos, Davina Guerreira foi a candidata mais votada da região da PA-279, no Araguaia paraense. Ela defende uma gestão comprometida com o bem-estar social das pessoas e a aplicação eficiente dos recursos públicos.

Deve oficializar sua pré-candidatura nos próximos dias. As expectativas em torno dela como forte concorrente à prefeitura aumentaram devido ao seu engajamento social e ao reconhecimento obtido nas pesquisas de intenção de votos para as eleições municipais de 2024 em Tucumã.

Opositora à gestão do prefeito Celso Lopes Cardoso, Davina Guerreira tem se destacado no exercício de seu mandato parlamentar. Autora de diversos projetos de lei, acredita que as demandas da população devem ser prioridade tanto do Poder Legislativo quanto do Executivo.

Além disso, é conhecida por sua atuação em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, dos animais, dos servidores públicos, grávidas, estudantes e produtores rurais. Diversos projetos de lei de sua autoria abordam essas causas.

Entre suas iniciativas, destaca-se o projeto social Enxoval Solidário, que auxilia grávidas de baixa renda, contribuindo para o bem-estar das futuras mamães de Tucumã. Sua atuação não se limita apenas ao campo social, incluindo também fiscalização rigorosa dos gastos do dinheiro público pela prefeitura.

Recentemente, ela encaminhou ao Ministério Público denúncia contra a prefeitura devido à precariedade no serviço de transporte escolar, principalmente para alunos da zona rural. Seu requerimento para a realização de audiência pública sobre o assunto foi aprovado.

Merenda escolar

Davina Guerreira também denunciou o descaso do município com a baixa qualidade da merenda escolar, distribuída aos estudantes da rede municipal de ensino, especialmente na zona rural. Segundo a vereadora, há vários meses faltam legumes, verduras e polpas de frutas (produtos da agricultura familiar), essenciais para uma alimentação de qualidade.

A atuação dela em favor do povo já proporcionou melhorias na prestação de serviços como iluminação pública e transporte escolar em Tucumã. Muitas ações executadas pela prefeitura, especialmente nas comunidades rurais, foram intermediadas pela forte atuação parlamentar da vereadora Davina Guerreira.

Além disso, ela é voz atuante na busca por melhorias no abastecimento de água em alguns bairros de Tucumã, como Vale das Rosas e Novo Mundo, infraestrutura das ruas da cidade e enfrentamento de problemas relacionados à saúde e educação.

Como fiscal dos atos administrativos do prefeito, a vereadora consulta o Portal da Transparência, assegurando a correta aplicação do dinheiro público.

Curso superior

Natural de Belém e graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Davina Guerreira tem uma trajetória sólida. Antes de assumir como vereadora, ela já realizava projetos sociais com pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social há vários anos.

Em 2004, ela foi morar no município de Tucumã, após ser aprovada no concurso do Ministério Público do Pará (MPPA). Em 2007, casou-se com o delegado José Carlos Rodrigues dos Santos, superintendente da Polícia Civil do Alto Xingu, com quem tem três filhos.

Com informações de Blog do Jeso. 

Imagem: Assessoria da vereadora Davina Guerreira. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Desgaste profundo na relação entre Biden e Netanyahu

A decisão do governo americano de não vetar a resolução do Conselho de Segurança da ONU que exige um cessar-fogo imediato em Gaza demonstrou o

Mais uma CPI contra a Vale é criada em Parauapebas

Mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi instaurada pela Câmara de Vereadores de Parauapebas contra a mineradora Vale. Não é a primeira a ser

Uma nova Alpa?

Em 2008, os governos federal e estadual do Pará, anunciavam que estava “fechado” o acordo para a implementação de um dos maiores projetos que o

Argentina: a realidade se impõe

Com menos de dez dias eleito presidente da Argentina, Javier Milei já deixa claro que o seu discurso revolucionário, para não dizer, caótico de campanha,

A queda do indecoroso Premiê

O que já era esperado aconteceu nesta manhã (horário brasileiro, período vespertino na Inglaterra) que foi a queda do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, do Partido

Bolsonaro propôs indulto a Hacker para assumir grampo de Moraes e invadir urnas

Questionado pela relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), o hacker Walter Delgatti Neto afirmou que