Na eleição de 2022, o MDB do Pará conseguiu um feito: nove cadeiras no parlamento federal e 13 assentos na Casa de Leis estadual, o que correspondeu a mais de 1/4 das vagas. Para a eleição do próximo ano, com o aumento de vagas na bancada federal paraense, que passou a contar com 21 cadeiras, a Assembleia Legislativa do Pará, passou dos atuais 41 representantes para 45. Portanto, quatro vagas a mais em disputa.
Tal aumento começa a atiçar os postulantes ao parlamento estadual. Em 2022, o quociente eleitoral foi de 111.000 votos para o partido ou federação fazer um representante. Agora com o aumento de vagas, essa conta diminui, passando para 100 mil votos (projeção).
A Doxa analisou o atual cenário político, promovendo projeções em relação ao possível novo desenho partidário da Alepa. Segundo o referido instituto, o MDB deverá ser novamente a maior bancada da casa, ampliando de 13 para 15, chegando até 16 vagas. Vale lembrar que atualmente o partido conta com 15 parlamentares, após duas filiações. Se eleger pelo referido partido não deverá ser uma missão fácil, o que deverá exigir uma votação de no mínimo 60 mil votos.
A segunda maior bancada ficaria em torno de quatro representantes, vindos do PT, União Brasil e até do PSDB. Podemos, PP, PSB e PL brigariam por duas a três vagas cada. PDT manteria a atual representação (dois assentos) e o Psol teria uma cadeira.
Imagem: Celso Lobo.



