Eleições Suplementares em Muaná estão marcadas para 05 de outubro de 2025

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) definiu o dia 5 de outubro de 2025 para a realização da eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Muaná, no arquipélago do Marajó. A minuta da resolução foi relatada pelo presidente do TRE do Pará, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, em sessão plenária administrativa realizada nesta quinta-feira, 17 de julho, no auditório Antônio Koury, com transmissão ao vivo pelo canal do Tribunal no Youtube.

Por unanimidade, a Corte Eleitoral aprovou a minuta da resolução que fixa a data e estabelece instruções para a realização do pleito suplementar com o respectivo Calendário Eleitoral a ser executado pela 10ª Zona Eleitoral de Muaná. Durante a relatoria do processo, o desembargador-presidente destacou os motivos para a nova votação, lembrando que a medida provém da decisão do Tribunal, que, em sessão de julgamento do dia 24 de junho, por maioria, cassou os diplomas de Marcos Paulo Barbosa Pantoja (prefeito) e Gilmar Nunes Vales (vice-prefeito), pelo crime de captação ilícita de sufrágio, ou seja, compra de votos durante a campanha eleitoral de 2024.

No entanto, é importante ressaltar que, com o provimento parcial dos recursos eleitorais de números 0600290-97.2024.6.14.0010 e 0600287-45.2024.6.14.0010, a Corte retirou a sanção de inelegibilidade imposta aos envolvidos e decidiu pelo cumprimento imediato da sentença, afastando os condenados dos cargos, com o presidente da Câmara Municipal da cidade assumindo à prefeitura.

“Quanto à realização de auditoria da votação eletrônica, considerando o caráter facultativo do procedimento de Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas neste pleito, nos termos do art. 74 da Resolução TSE n.º 23.673/2021[1], porquanto o município de Muaná possui um eleitorado de apenas 29.615 aptos ao voto, bem como tendo em vista o alto custo orçamentário e pessoal envolvidos, concluí pela sua não efetivação”, informou o presidente José Maria Teixeira do Rosário, durante a sessão plenária.

Seguindo os mesmos trâmites de uma eleição regular nos demais processos, a votação será eletrônica e ocorrerá das 8h às 17h, com identificação biométrica dos eleitores. Para atender as demandas dos candidatos e de toda a população, o Cartório Eleitoral de Muaná vai funcionar a partir do dia 18 de agosto até a diplomação dos eleitos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 16h às 19h.

Confira os prazos do Calendário Eleitoral:

Agosto de 2025

  • 08 de agosto: início do período para a realização das convenções partidárias, onde serão escolhidos os candidatos e definidas as coligações.
  • 11 de agosto: último dia para partidos e federações realizarem convenções.
  • 13 de agosto: data limite para o eleitor estar com o cadastro regular e domicílio eleitoral em Muaná para poder votar.
  • 14 de agosto: início do período em que não serão permitidos novos alistamentos, transferências ou revisões de títulos eleitorais para Muaná (essa restrição vai até 6 de outubro).
  • 18 de agosto: prazo final para o registro de candidaturas no Cartório Eleitoral de Muaná (até as 19h).
  • 19 de agosto: início da propaganda eleitoral, inclusive na internet. A propaganda gratuita em rádio e televisão começa nos 35 dias anteriores à antevéspera da eleição.
  • 21 de agosto: prazo final para candidatos que foram escolhidos em convenção, mas não tiveram seus registros solicitados pelos partidos, fazerem-no individualmente.
  • 22 de agosto: início do prazo para transferências temporárias para eleitores com deficiência (acessibilidade) e mesários convocados (finaliza em 15 de setembro).
  • 29 de agosto: início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão.

Setembro de 2025

  • 15 de setembro: prazo final para o julgamento e publicação de todos os pedidos de registro de candidaturas pelo juízo eleitoral, mesmo os que foram impugnados. Também é o último dia para eleitores solicitarem transferências temporárias (acessibilidade e mesários convocados).
  • 25 de setembro: data limite para o TRE julgar e publicar os eventuais recursos sobre registros de candidatos.
  • 29 de setembro: cerimônia de geração de mídias para as urnas eletrônicas.

Outubro de 2025

  • 03 de outubro: último dia para divulgação paga, imprensa escrita/internet do jornal impresso
  • 04 de outubro: último dia para entrega da segunda via do título eleitoral.
  • 05 de outubro: dia da eleição que acontecerá das 8h às 17h, com identificação biométrica.
  • 06 de outubro: término do período de proibição de novos alistamentos, transferências ou revisões de títulos eleitorais para Muaná.
  • 15 de outubro: prazo final para candidatos, partidos e comitês financeiros encaminharem suas prestações de contas ao Juízo Eleitoral.
  • 27 de outubro: último dia para a publicação da decisão que julgar as contas dos candidatos eleitos.

O TRE do Pará orienta a população de Muaná a ficar atenta a cada data do Calendário Eleitoral, para garantir a participação plena e a transparência da votação suplementar no município. Além disso, reforça que a diplomação dos eleitos poderá ser realizada até o dia 07 de novembro.

Texto: Elissandra Batista / Ascom TRE-PA

Imagem: Carlos Tavares (Agência Pará)

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Com mais uma redução da Selic, Brasil volta a ser o segundo no mundo em juros reais

O Banco Central decidiu nesta quarta-feira fazer um novo corte de 0,50 ponto percentual na taxa Selic, a 11,75% ao ano, e afirmou que sua

Três anos do mar de lama

Alguns minutos para as doze horas de uma sexta-feira, 25 de janeiro de 2019, momento em que a barragem da Mina Córrego do Feijão rompeu

Licitação dos LEDs. Lançando uma “luz” sobre o assunto

Bom, amigos. Pra sermos justos, eu sempre procuro buscar uma qualidade em alguém logo depois de eu evidenciar um defeito, assim nós vamos em busca

CMP: na gestão de Rafael Ribeiro inicia a “Câmara do Futuro”

Desde quando assumiu a Presidência da Casa de Leis de Parauapebas, o vereador Rafael Ribeiro (MDB) junto com a sua equipe, traçou diversas ações para

Brasil caminha para eliminar dependência externa de alumínio

O Brasil está perto de se tornar autossuficiente em alumínio pela primeira vez em quase uma década, bem quando as crises de energia na China

Aprovação recorde de Helder Barbalho garante vaga no Senado em 2026

Uma pesquisa recente do Instituto Real Time Big Data sobre intenções de voto em 2026 mostrou que quase metade dos entrevistados pretendem votar no atual