ENTREVISTA: Yuri Sobieski, secretário de Juventude de Parauapebas

COMPARTILHE:

Para fechar o ano de 2022, o Blog do Branco fez o convite para um bate-papo com o atual secretário de Juventude de Parauapebas, o jovem competente, Yuri Sobieski, que prontamente atendeu ao chamado. Na pauta, os projetos desenvolvidos pela pasta nas mais diversas ações, parcerias, perspectivas para o próximo ano, eleições, cenário nacional e, claro, Parauapebas.

1) Secretário, para situar os leitores do Blog do Branco, faça uma breve apresentação das suas trajetórias de vida, profissional e, como sabido, atuação no movimento estudantil

R: Tenho 28 anos. Sou nascido aqui em Parauapebas, graças a Deus, filho da terra, e estou formando agora em Direito. Atualmente, estou secretário municipal de Juventude. Comecei a minha minha trajetória no movimento estudantil, ainda muito novo, aos 14 anos. Fui presidente de grêmio estudantil tanto nos ensinos fundamental e médio, especialmente, na escola Eduardo Angelim. Na sequência, fiz parte da primeira formação do Conselho Municipal de Juventude em Parauapebas. Logo depois, fiz parte do movimento juventude Pró-Carajás, um movimento de jovens que se organizaram à época, para preparar a juventude que já estava apta a votar Sim pela divisão territorial do Pará. Especialmente, sou favorável ao estado de Carajás, que é um sonho que inclusive continua vivo e aceso no meu coração. Depois disso, entrei para a vida partidária, momento em que me filiei ao MDB, quando ainda era PMDB. Logo depois fui reeleito, na verdade, fui eleito três vezes para a diretoria e para a presidência da juventude do MDB, em Parauapebas. Sintetizando, fui eleito presidente estadual da juventude do MDB. Estou aí no final do exercendo o final do meu mandato como presidente estadual da juventude do MDB. Esse é um pedaço da minha trajetória, até aqui.

2) O senhor estará completando agora dois anos à frente da Secretaria Municipal de Juventude (Sejuv). Quais os maiores destaques que foram realizados até aqui? 

Dos maiores destaques, realmente, a SEJUV nesses dois anos de atuação trouxe para o município de Parauapebas, em especial, para juventude, a primeira delas é que em pouco menos de dois anos nós já atendemos mais 7 mil jovens. Para ser mais exato, 7024 jovens já foram atendidos através dos nossos programas e projetos. Posso destacar o Programa Start que é um sucesso gigantesco, principalmente, em relação à capacitação e o preparo da Juventude para o mercado de trabalho, e para os desafios que o mercado impõe e as barreiras que são impostas, especialmente, à Juventude. O Start surgiu para preparar o jovem para vencer tudo isso. E que vai desde uma entrevista de emprego, até como como elaborar de forma correta, um currículo. De como organizar de forma correta um escritório, um departamento pessoal. Então tudo isso fez parte, é parte da grade curricular do programa. Paralelo ao Start e não muito distante dessa realidade, um projeto criado voltado para o jovem camponês que é o Qualificampo. Esse ano, nós realizamos a segunda edição dele, em cinco polos, em cinco comunidades camponesas, aqui de Parauapebas. Orgulhosamente, nós já temos aí só no Qualificampo 900 jovens atendidos.

Nós tivemos também o cursinho preparatório: “Tamo Junto no ENEM”, que serviu de preparação, de aquecimento. Na prática, uma grande revisão com os alunos do ensino médio, especialmente de escolas públicas de nossa cidade, que tiveram a oportunidade de ingressar no curso. Antes da conclusão do projeto, nós já tínhamos jovens que estavam fazendo, prestando vestibulares, em especial, em processos seletivos, e que foram aprovados e que ficaram muito feliz… Enfim, com com grande resultado obtido no “Tamo Junto no ENEM”. Então, graças a Deus, foi um excelente projeto também. Outro grande projeto nosso foi o “Passos pra empreender”. Pensando no jovem empreendedor ou naquele jovem que sonha em abrir o seu próprio negócio, que sonha em empreender. Deixo aqui, nesta entrevista, registrado a parceria com o Sistema “S”: Sebrae, Senai e Sesi, que seguem sendo grandes parceiros nossos.

Além desses citados, tivemos algumas parcerias com projetos de pequeno prazo, de curto tempo. Por exemplo, com o governo do Pará através da Fundação Pará Paz. Tivemos também o “Gamer Over” que também foi um grande projeto. Tivemos diversas oficinas, cursos de redação, entrevista de emprego… Firmamos uma grande parceria a Fundação Para Paes para realizar aqui, em Parauapebas, um outro grande projeto que foi realizado foi o “Geração Transformadora” voltado para a capacitação de jovens no que diz respeito ao cuidado com a nossa cidade, fomentar o que chamamos de sentimento de “pertencimento” pela nossa cidade. Um projeto recente que eu posso citar é o “Trilha de Profissões”, realizado agora em setembro, com o objetivo de proporcionar ao nosso jovem um grande teste vocacional ao vivo, em que se oportunizou contato direto com dezenas de profissionais da prefeitura, para que pudessem tirar todas as dúvidas sobre a vida profissional de cada um. Ainda tivemos um projeto em parceria com a Secretaria da Mulher, chamado “Jovem Mulher”, com escopo de capacitação das jovens mulheres, neste caso, as filhas dessas mulheres. Bom, creio que consegui resumir tudo que foi feito. Um ano de sucesso, assim como foi o de 2021.

3) A sua secretária terá para o próximo ano um orçamento de 3,5 milhões de reais, além da possibilidade de emendas e fundo. Mesmo assim, os recursos são escassos. O que está sendo planejado para se fazer muito com pouco?

R: Sabendo do orçamento que nós teremos o ano que vem, o planejamento é peça fundamental. Para que possamos ter sucesso, possamos executar grandes projetos, como nós fizemos esse ano e que deu super certo, assim como no ano passado também. Então, sem dúvida, o segredo é planejar o uso com responsabilidade dos recursos públicos. Assim, eles certamente trarão grandes resultados para gestão e para todos os munícipes. Então, na Secretaria de Juventude nós temos pessoas capazes de me ajudarem nessa missão. Me orgulho de ter uma equipe muito boa, é uma equipe muito preparada. E que segue essa exigência que eu faço sempre, que é o bom uso do recurso público. E, principalmente, planejamento. Planejar todas as ações com muita cautela. Principalmente, com muito foco, muito objetivo naquilo que nós queremos pra nossa juventude, para nossa cidade.

4) No plano federal, com a mudança de governo, o que o senhor espera para a política de juventude no Brasil?

R: A juventude ela não é só o futuro. Nós somos o futuro mais presente que existe. Então, é importante esse destaque, essa atenção especial da Secretaria Nacional. Da CNJ em relação a todas as secretarias e a todo o público juvenil de todo o país. Tenho grande esperança que muitas coisas boas virão no plano federal.

5) Como a Sejuv está inserida dentro das relações institucionais nos níveis estadual (Pará) e federal?

R: Agora para Parauapebas ficou muito mais fácil a gente conseguir ter esse acesso lá. Nós temos agora um deputado federal, o Keniston Braga, do qual eu acho muito importante citar o nome dele porque eu confio muito nele, sabe. É um deputado federal que hoje eu olho e falo: “olha, nós temos lá em Brasília uma pessoa que, de fato, não vai só estar lá por estar, mas vai estar lá levantando essa bandeira, e foi um compromisso dele feito em campanha com a juventude, com as mulheres, com o camponês, enfim, com todos os públicos, especificamente que ajudaram a construir esse projeto”. Então eu vejo olhando através do mandato do nosso deputado federal isso com muito otimismo. No Pará também nós temos deputados estaduais, nós temos o deputado estadual aqui também que é da nossa cidade, e isso também enriquece muito, e ajuda muito a todos nós, e, principalmente, o governo em buscar apoio. Eu vejo que que agora essa nós seremos inseridos eu não tenho dúvida disso, estou confiando muito nisso, nessas parcerias, no apoio dos nossos deputados.

6) Sob o ponto de vista de futuro, quais são as expectativas para 2024… 2026…

R: O futuro a Deus pertence, né?! Mas respondendo a pergunta, eu estou e eu vejo com muito otimismo, primeiro, porque Parauapebas tem hoje um governo que se preocupa muito com o futuro dessa cidade. Nós estamos vendo aí um planejamento sendo feito para o futuro, nós estamos vendo grandes e importantes obras, grandes programas e projetos não só da Secretaria de Juventude, mas de tantas outras. Está mais do que claro a preocupação do prefeito Darci Lermen com o futuro. Olhando através do turismo como uma nova matriz econômica, enfim… Isso é muito importante para nossa cidade. Então eu vejo como cidadão com muito otimismo. Eu vejo 2024 com muito otimismo. Politicamente falando, eu acho que o grupo do prefeito Darci Lermen é um muito forte, muito bem preparado, muito bom. Temos pessoas em Parauapebas preparadas para ocupar cargos. E eu não vou longe: o próprio prefeito Darci é um cara preparadíssimo. Nós temos aí o próprio Keniston Braga, outro cara preparadíssimo, que eu, inclusive, tenho absoluta convicção que ele não vai ser um deputado federal decorativo lá em Brasília. Em Parauapebas, pessoas chegando a cargos importantes. Nós temos um jovem hoje que é presidente da Câmara Municipal a partir de 2023. É uma grande conquista para a juventude da nossa cidade. Vamos pedir a Deus, vamos torcer, vamos torcer que a nossa cidade continue a evoluir politicamente, enfim, em todas as esferas, em todas as instâncias, porque isso é muito importante.

O blog no X