Governo Darci Lermen pede autorização à CMP para remanejamento de recursos internos para fechar as contas

Em meio a disputa eleitoral, às vésperas da eleição, ocorreu na última quinta-feira (25), sessão extraordinária da Câmara Municipal de Parauapebas. Na ocasião, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 52/2018, de autoria do prefeito Darci Lermen, que dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente de pouco mais de R$ 179 milhões.

A solicitação por parte do Poder Executivo municipal já era esperado, por conta da situação financeira que atravessa. Secretarias de Saúde e Educação, por exemplo, já tiveram os seus orçamentos estourados no fim do mês passado. Mais uma vez, como de praxe, o planejamento feito no tocante ao orçamento, precisou ser refeito. A questão não é falta de recursos como muitos pensam. O montante solicitado ao parlamento municipal, é na verdade a autorização necessária para o remanejamento de recursos, ou seja, transferências internas, entre secretarias e órgãos da administração municipal. A grosso modo, é relocar onde está sobrando para onde está faltando. Ou seja, os responsáveis pelo planejamento municipal não conseguiram prever isso. A situação só não é pior porque a arrecadação vai bem, ou seja, há recursos, eles só precisam ser organizados.

Conforme o Projeto de Lei nº 052/2018: “A proposição informa que a suplementação será realizada para cobrir a insuficiência de dotações orçamentárias, através da anulação parcial ou total das verbas de projetos e atividades do orçamento vigente que não serão executadas este ano”. Entretanto, a Procuradoria daquela Casa de Leis constatou que havia vícios de inconstitucionalidade na matéria, porque não houve vinculação específica da suplementação e recomendou que fosse alterado o artigo 1° da proposição, “fazendo constar nele o real objetivo do projeto”. No texto enviado pelo Executivo diz no artigo 1° que a suplementação tem “a finalidade de atender aos interesses da coletividade no âmbito da administração municipal”.

Ou seja, na verdade a autorização solicitada aos vereadores é para cobrir as “despesas referentes as insuficiências de dotações orçamentárias referentes às despesas com pessoal e encargos sociais”, o que parece que o Palácio do Morro dos Ventos quis esconder. Novamente a questão do peso pesado da folha de pagamento da prefeitura de Parauapebas é a “pedra no sapato”, e isso não é de hoje.

Segundo o jornalista André Santos em contato com o blog, a situação é dramática: “A folha de pagamento da PMP é semelhante a uma doença neurológica progressiva. Os sintomas vêm e vão. Você menospreza. Vão se agravando. Aí você começa uma romaria por diversos especialistas. Dois anos até o diagnóstico final e começar o tratamento apenas para retardar o processo, porque já não haverá mais cura. A folha daqui deu sintomas clássicos de neuropatias ainda no governo Valmir Mariano. No Darci Lermen, só veio levada a sério quando quase tocou o máximo permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Aí vão a métodos paliativos, como a terceirização. Ninguém quer enfrentar a doença de frente, com pulso, cortando na carne“, disse ele.

Portanto, mais uma vez, como em todos os anos, a Prefeitura recorre a Câmara para fechar as contas, através do pedido de autorização de uso e remanejamento de recursos. O planejamento deste e de outros governos não conseguem acompanhar a dinâmica interna do município, e muito menos a aplicação dos recursos. Há margem de erro em orçamentos, sobretudo, nos de grande magnitude como o de Parauapebas, que é bilionário? Claro que sim. Mas com o nível recorde de suplementação aprovada no fim do ano passado, e com a clara justificativa de drenar todos os recursos possíveis para a folha de pagamento e encargos sociais, fica claro que algo está errado, ou muito além de qualquer margem de erro.

E o dilema de Parauapebas continua o mesmo. Um município rico, em que o Poder Executivo gasta muito e mal, enquanto o trem continua passando. Pobre cidade rica.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Eleições 2024: Em Santarém, Destak aponta ampliação da vantagem de Tapajós em relação a JK do Povão

As recentes pesquisas de intenção de voto para a prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, realizadas pela empresa Destak Publicidade e Marketing, mostram uma

Número de brasileiros que investem em criptomoedas superou os da Bolsa

Os investimentos em ativos digitais estão cada vez mais populares no Brasil. Segundo um estudo recente realizado pelo Mercado Bitcoin, em parceria com a Mosaiclab,

Nélio Aguiar é reeleito em Santarém

Conforme cenário apresentado nas pesquisas eleitorais, o atual prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (DEM), continuará sentado na cadeira política mais importante do oeste do Pará,

Alepa: Daniela Barbalho é eleita Conselheira do TCE/PA

A advogada Daniela Barbalho, primeira-dama do Estado do Pará, foi eleita a nova conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PA) nesta terça-feira (14), em

A realidade se impõe

Na última quarta-feira, 08, através de pronunciamento nas redes sociais, o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, ao lado de diversos secretários municipais, apresentou novas medidas

Parauapebas: saiba quais os serviços oferecidos à população no projeto “Câmara nos Bairros”

Cantora gospel Midian Lima irá abrir na noite desta sexta-feira, 26, a programação do projeto, que neste final de semana – dias 27 e 28