Governo do Pará entrega a 11º Usina da Paz, a primeira de Marabá

A Usina da Paz de Marabá foi oficialmente entregue, neste sábado (22), marcando a chegada da décima unidade do maior projeto social da América Latina. O governador Helder Barbalho, que destacou a importância da iniciativa para a população local. A nova usina oferece até 70 tipos de serviços, abrangendo diversas áreas como saúde, educação e cultura.

“Quando o governo está presente em uma comunidade, ele abre janelas de oportunidades para as famílias”, afirmou Barbalho. Ele ainda ressaltou que a usina é um espaço abrangente, com serviços destinados a todas as faixas etárias, desde crianças até idosos, promovendo uma verdadeira imersão em cidadania.

Elieth Braga, secretária de Estado de Articulação da Cidadania, destacou que o projeto tem como objetivo aproximar a população dos serviços oferecidos pelo governo, oferecendo mais de 70 serviços em áreas diversas. “É uma forma de transformar a vida das pessoas e dar acesso a cursos profissionalizantes e atividades de lazer”, destacou.

Os moradores do bairro Liberdade mostraram-se entusiasmados com a nova estrutura. A expectativa é alta entre os moradores, que veem na Usina da Paz uma oportunidade de qualificação e desenvolvimento. Muitos locais já demonstraram interesse em participar das atividades, com destaque para cursos de natação e robótica, que atraem especialmente os jovens da região.

A entrega da Usina da Paz vem em um momento crucial para o município. A instalação do equipamento é uma estratégia do governo para impactar diretamente a vida da população e reduzir os índices de criminalidade na região.

A UsiPaz de Marabá possui uma área construída de mais de 10 mil metros quadrados. O novo complexo, referência para os mais de 266 mil moradores do município, vai dispor também de uma estrutura moderna e funcional, com mais de 70 serviços gratuitos oferecidos à população, nas áreas da saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer.

Atualmente, já estão em funcionamento dez Usinas, sendo 8 na Região Metropolitana de Belém (Cabanagem, Bengui, Guamá, Terra Firme e Jurunas/Condor, na capital, Icuí-Guajará, em Ananindeua, Nova União, em Marituba, e Elizeu Franco, em Castanhal) e duas na região sudeste do Estado (Parauapebas e Canaã dos Carajás).

Outras 27 Usinas da Paz estão sendo construídas no Pará, nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Marabá, Bragança, Cametá, Paragominas, Tucuruí, Santa Izabel do Pará, Capanema, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel, Moju, Parauapebas, Óbidos, Salinópolis, Benevides, Tomé-Açu, São Félix do Xingu e Belém, no distrito de Icoaraci.

Por Ronan Frias (SECOM) – Adaptado Blog do Branco

Registro: Bruno Cruz

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Cidades com prefeita tiveram 43% menos vítimas por Covid-19. Canaã é um exemplo

Em matéria produzida pela jornalista Mariana Sanches, postada no site da BBC, mostrou que em municípios pequenos e médios, o gênero da liderança municipal alterou

“Realpolitik” se impôs

Como esperado, ontem (01), os favoritos Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Arthur Lira (PP-AL) – apoiados pelo governo Jair Bolsonaro – se elegeram presidentes do Senado

Bolsonarismo isola internacionalmente o Brasil

Estamos em uma encruzilhada. Além do número insuficiente de imunizantes disponíveis para vacinar a população (seis milhões de doses da Coronavac (Sinovac/Instituto Butantan), podemos ter

Jatene poderá concorrer nas eleições de 2022

O que parecia ser uma situação irreversível, mudou nos últimos dias. O ex-governador Simão Jatene (PSDB) estava impedido de concorrer nas eleições de 2022, por

Chicão destaca união entre governo, Alepa e setor produtivo em agendas pelo desenvolvimento

O presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão (MDB), cumpriu nesta semana uma intensa agenda institucional, reunindo-se com entidades representativas, parlamentares e lideranças

Vale registra queda no lucro de 2024 em comparação com 2023

A Vale encerrou 2024 com lucro líquido de R$ 31,59 bilhões, uma queda de 21% em comparação com os R$ 39,94 bilhões registrados em 2023.