Instalada CPI da Vale na Alepa

Instalada na manhã desta quarta-feira (26) no auditório João Batista, na Assembleia Legislativa (Alepa), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que tem o objetivo de investigar a atuação da empresa Vale no Estado do Pará. A instalação ocorreu com a presença dos sete membros da Comissão, que vai trabalhar durante 90 dias, podendo ser prorrogada.

O deputado Carlos Bordalo abriu os trabalhos de instalação e a deputada Cilene Couto apresentou uma proposição com os nomes do deputado Eraldo para presidente, Carlos Bordalo como vice-presidente e Igor Normando como relator,  parlamentares que foram eleitos para os cargos na comissão.

“Ressalto esse momento importante para o Estado. A CPI tem o objetivo de dirimir dúvidas e fatos sobre a mineradora. Espero que, verdadeiramente, a mineração no Pará possa investir mais no desenvolvimento do Estado do Pará”, disse a deputada Cilene Couto.

Eleito presidente da CPI, o deputado Eraldo Pimenta agradeceu pela escolha. “Iremos presidir com muita tranquilidade os trabalhos da CPI, será de forma democrática, pedindo sugestões. A Casa Legislativa resgata um anseio de décadas, uma investigação em relação a empresa Vale”, afirmou.

“Vamos trabalhar nas terças-feiras e quartas-feiras, após sessão deliberativa, e ainda iremos elaborar o plano de trabalho e pensar no primeiro convocado, veremos as prioridades”, completou.

O relator da CPI, deputado Igor Normando, falou que todas as sugestões enviadas para CPI, para a composição do cronograma de trabalho da CPI serão avaliadas e, se necessári, acatadas. “Daremos tempo para que cada deputado da comissão envie para a relatoria as ideias e sugestões que ajudarão no trabalho. Posterior a isso, vamos tentar compilar essas informações e sugestões para apresentar à comissão um plano discutido de forma democrática, e dar início às diligências com celeridade. O trabalho da relatoria, de toda a CPI, será com transparência e responsabilidade”, declarou.

“Atuarei na CPI como fiz em todas que participei. Vou me dedicar, já que o assunto é de extrema importância para o Estado. A Vale precisa rever todos os seus critérios de licenciamento ambiental concedidos e que bases foram dadas, além de fazer uma apuração de perdas. O Pará aguarda por essa CPI há 40 anos”, disse o deputado Carlos Bordalo, vice-presidente da CPI.

De todos os 41 deputados que compõem a Casa de Leis, 27 assinaram o requerimento no dia 27 de abril para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) os deputados Ozório Juvenil (MDB), Eraldo Pimenta (MDB), Cilene Couto (PSDB), Carlos Bordalo (PT), Miro Sanova (PDT), Igor Normando (Podemos) e Eliel Faustino (DEM).

Os trabalhos da CPI serão presenciais, mas respeitando as normas sanitárias devido a pandemia da Covid-19.

Por Andrea Santos – AID Comunicação Social – Alepa.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Número de brasileiros que investem em criptomoedas superou os da Bolsa

Os investimentos em ativos digitais estão cada vez mais populares no Brasil. Segundo um estudo recente realizado pelo Mercado Bitcoin, em parceria com a Mosaiclab,

O voo de Ícaro 2

Ícaro, na mitologia grega, era o filho de Dédalo e é comumente conhecido pela sua tentativa de deixar Creta voando – tentativa frustrada em uma

CPI da Vale: CMP realizará audiência pública no próximo dia 24

Os vereadores da CMP querem ouvir a população mais uma vez antes de concluir os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a

IBGE detecta volta do aumento da desigualdade social no Brasil

Divulgado nesta quarta-feira (16), a Pesquisa Nacional por Amostra Domicílios Contínua (Pnadc) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento chega a conclusões

Eleições 2022: a nova representação municipal na Alepa

O Blog do Branco resolveu apresentar um raio-x diferente em relação à nova composição formada por essas eleições para a próxima legislatura. O levantamento teve

Ser Equilibrista. O dilema de Tarcísio de Freitas

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, é o nome mais cotado para concorrer à Presidência da República, em 2026, pela Direita.