Josemira Gadelha é destaque no Fórum para Mulheres, em Belém

Ontem, 04, a capital do Pará sediou um importante evento que trata da mulher na política. Liderado pela vice-governadora Hana Ghassan (MDB), o encontro teve participação de lideranças femininas de todas as regiões do Pará. Da região Sudeste, a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, do MDB, foi o maior destaque.

Março é um mês que simboliza a luta das mulheres, mas também marca grandes conquistas, como a representatividade “delas” na política, que em certa época não tinham nem direito ao voto. Hoje, temos mulheres ocupando seus espaços que querem, sobretudo, destacando-se como grandes gestoras empresariais, mas também no Legislativo, Executivo e no Judiciário.

Março é um mês que simboliza a luta das mulheres, mas também marca grandes conquistas, como a representatividade “delas” na política, que em certa época não tinham nem direito ao voto. Hoje, temos mulheres ocupando seus espaços que querem, sobretudo, destacando-se como grandes gestoras empresariais, mas também no legislativo, executivo e no judiciário.

O evento tem como objetivo fomentar e debater a participação das mulheres na política e, a partir dos debates, ressaltar a importância da criação de políticas públicas que combatam a violência doméstica, o feminicídio, a misoginia, a violência política de gênero, além, é claro, de pensar em estratégias para intensificar e melhorar os serviços já oferecidos às mulheres pelo estado. O fórum é realizado pelo Governo do Pará por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu).

A cerimônia foi aberta pela vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, que reafirmou o empenho e dedicação do governo em fomentar a criação de políticas públicas específicas para atender as mulheres. Por meio do projeto, que funcionará de forma itinerante, percorrendo todos os 144 municípios do estado, o governo vai fortalecer e apoiar as mulheres paraenses.

A prefeita de Canaã dos Carajás também participou da cerimônia de abertura e falou em nome de todas as prefeitas presentes. Em seu discurso, a gestora municipal destacou a importância da representatividade da mulher na política, da liderança feminina e a implementação da Secretaria Municipal da Mulher e Juventude. O Fórum Estadual de Políticas Públicas Para Mulheres visa fomentar e debater a participação feminina na política.

A prefeita destacou ainda o trabalho realizado pela Secretaria Municipal da Mulher e Juventude, que garante atendimento completo às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, baseado nas normativas referentes à política de enfrentamento, empoderamento feminino e autonomia financeira.

Lançamento do Projeto ‘Por Todas Elas’

No evento, também foi lançado o projeto “Por Todas Elas”, que tem como intuito debater a participação feminina na política como protagonista na construção de direitos. Outro debate foi sobre os desafios para a implementação das Secretarias de Mulheres em todos os municípios do Pará, além da instalação do Fórum Estadual dos Organismos de Políticas para Mulheres (OPM’s).

Com informações e imagem Secom – PMCC (Adaptado pelo Blog do Branco).

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Alepa aprova proposta de redução de juros e multas relacionadas a tributos estaduais

Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), presidida pelo deputado Chicão (MDB) aprovaram, nesta terça-feira (29), a proposta de redução de juros e multas

Fim da Era Trump

Hoje, 20, encerrou a Era Trump. O republicano deixou a Casa Branca pela última vez. Foram quatro anos de uma gestão desastrosa que mergulhou os

Gestão de Helder Barbalho atinge 70% de aprovação, segundo pesquisa

Em um estado de grandes desafios sociais, geográficos e econômicos como o Pará, liderar com eficiência não é tarefa simples. Mas, o governador Helder Barbalho

O difícil desapego do poder. Por isso 2024 repetiu 2012

A imagem acima é bem emblemática para se compreender a postura e posicionamento do ainda prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (MDB). Seu apego ao poder,

Simão Jatene barrou Helder Barbalho em Belém

Em mais um capítulo pela disputa de poder no Pará, entre tucanos e peemedebistas, outro fato ocorreu, que demonstra o baixo nível em que ocorre

Rapidinhas do Branco – LXXX

Em alta O que se esperava aconteceu: a pré-candidatura a vereadora de Érica Ribeiro, presidente do PSDB em Parauapebas, e esposa do pré-candidato a prefeito