Lula indicará Dino ao STF e Gonet à PGR

Deverá terminar hoje, 27, uma espera que a todo momento era comentado pelos quadrantes de Brasília: a segunda indicação do presidente Lula ao Supremo Tribunal Federal (STF). Tudo indica que essa espera deverá terminar nas próximas horas do corrente dia. O nome definido já era cogitado e tinha forte apoio no governo, o do ministro da Justiça, Flávio Dino, ex-juiz de Direito, para a vaga de Rosa Weber. Outra vaga a ser preenchida que é de prerrogativa exclusiva do mandatário da nação é o do procurador-geral da República, que continua a ser ocupado de forma interina desde a saída de Augusto Aras, em setembro. Diferente da indicação de Dino, que ainda gera controversas, é a de Paulo Gonet para a PGR, foi elogiada até pela oposição.

Segundo fontes palacianas, as escolhas foram confirmadas ontem, 26, a grupo de aliados, e que deverão ser publicadas, ou seja, oficializadas, ainda hoje, antes do embarque do presidente Lula para os Emirados Árabes Unidos, para participar da COP-28, realizada em Dubai. Sobre a escolha de Flávio Dino, pesou também a interferência de ministros da Suprema Corte, que validaram o nome com base de seu conhecimento jurídico e articulação.

O que se fala é que a saída de Dino da Esplanada dos Ministérios de Lula, poderia ser uma grande baixa ao governo e, um fortalecimento da oposição. Por outro lado, a escolha tem como propósito tirar o citado ministro da mira da oposição, que vem desgastando a imagem do ex-governador maranhense. Para outros, a escolha tem como objetivo tirar Dino da disputa pela sucessão de Lula.

Com as escolhas oficializadas, o processo seguirá o seu rito: sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, presidida pelo senador Davi Alcolumbre (UB). Mesmo com a proximidade do recesso parlamentar e com diversas pendências a serem apreciadas pelo Congresso Nacional, o presidente da referida comissão afirmou ser possível promover a sabatina com ambos indicados.

A questão que deverá ser feita só após o recesso parlamentar com o retorno dos trabalhos legislativos é a aprovação dos nomes de Dino e Gonet pelo plenário do Senado deve ficar para 2024, pois nãio haverá tempo. A Casa precisa aprovar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual).

A escolha de Flávio Dino para o STF levanta discussões e críticas dentro de grupo de apoiadores de Lula, que esperavam a indicação de uma mulher, de preferência negra à Suprema Corte.

Fotomontagem: Tom Molina. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Rapidinhas do Branco – LXXV

Dia D O próximo dia 08 é visto como um “divisor de águas” no tabuleiro político-eleitoral de Parauapebas, pois é a data em que o

A escolha familiar. A manutenção do poder no clã. A reação do Mercado. A divergência interna na Direita

Na tarde da última sexta-feira, 05, a decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, preso na Polícia Federal, de Brasília, pegou todos de surpresa. Poucos, só os

Tiro em Trump acertou Biden

O tiro que atingiu de raspão o ex-presidente Donald Trump, que tenta retornar à Casa Branca, quando o mesmo participava de um evento na Pensilvânia,

Parauapebas será a primeira cidade inteligente do Norte do Brasil

Cidades inteligentes, também chamadas de Smart Cities, são aquelas que usam a tecnologia de modo estratégico para melhorar a infraestrutura, otimizar a mobilidade urbana, criar

A imposição da realidade. As bravatas eleitorais. A inserção do Media Training. Atitude Republicana ou Recuo Estratégico?

Na última sexta-feira, 22, o prefeito de Parauapebas, Aurélio Ramos (Avante) esteve no estúdio da Rádio Arara Azul, concedendo entrevista ao competente comunicador Elson Brito.

TSE forma maioria para tornar novamente Bolsonaro inelegível

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria, na noite desta terça-feira (31), para condenar mais uma vez o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à inelegibilidade, por