Mais níquel no Pará

A Horizonte Minerals, empresa com ações nas bolsas de Londres e do Canadá, espera iniciar a produção de níquel no Pará no primeiro trimestre de 2024 e logo alcançar a escala de 60 mil toneladas por ano no projeto Araguaia, em Conceição do Araguaia.

Agora, a empresa anuncia a contratação da consultora Wood para realizar o estudo de viabilidade do Projeto Vermelho de níquel e cobalto, inteiramente de sua propriedade, localizado no distrito minerário de Carajás, também no Pará. A Wood já realizou um estudo sobre essa jazida para a Vale entre os anos de 2003 a 2006.

A Horizonte considera o Vermelho um recurso “de alta qualidade, com longa vida útil da mina, escalável e planejado para ser um produtor de baixo custo de níquel e cobalto para a indústria de baterias”. O projeto foi planejado para produzir 25 mil toneladas de níquel e 1.250 toneladas de cobalto por ano ao longo de 38 anos de vida útil da mina.

Segundo Jeremy Martin, dirigente da mineradora, “ há pouquíssimos recursos de níquel dessa escala e qualidade em um estágio avançado de desenvolvimento, tornando o Vermelho bem posicionado para capitalizar a crescente demanda por metais relevantes e sustentáveis”.

Os dois projetos no Pará – Araguaia e Vermelho – possuem juntos um depósito combinado de mais de quatro milhões de toneladas de níquel. “Ao aproveitar as sinergias dos dois projetos de classe mundial, localizados a distância possível de ser percorrida de caminhão em uma jurisdição estável e pró-mineração, a Horizonte Minerals está bem posicionada para cumprir a meta de crescimento de produzir 60 mil toneladas de níquel por ano, colocando a empresa entre os líderes globais na produção primária de níquel fora da Indonésia” acrescenta Martin, na nota divulgada pela Horizonte.

O projeto vai minerar uma reserva mineral provável de 141,3 milhões de toneladas para produzir 924 mil toneladas de níquel, 36 mil toneladas de cobalto e 4,48 milhões de toneladas de um subproduto vendável, a kieserita (uma forma de fertilizante) ao longo de uma vida de mina inicialmente projetada de 38 anos. Em plena capacidade de produção, espera-se que o empreendimento produza uma média de 25mil toneladas de níquel e 1.250 toneladas de cobalto por ano.

A Horizonte recebeu a licença ambiental de operação, que permite as atuais atividades de pesquisa e sondagem na área e está próximo de concluir a avaliação de impacto ambiental e socioeconômico. O EIA/Rima será complementado com estudos técnicos ambientais mais detalhados para apoiar o estudo de viabilidade. As concorrências para essas atividades foram concluídas e a concessão desses contratos de apoio ao estudo de viabilidade deverá ser feita em breve.

O Projeto Araguaia está em implantação e vai produzir 29 mil toneladas de níquel por ano para abastecer o mercado de aço inox. O Projeto Vermelho está em fase de estudo de viabilidade e produzirá 25 mil toneladas de níquel e 1.250 toneladas de cobalto para abastecer o setor de baterias. Produzindo nas duas minas mais de 60 mil toneladas de níquel por ano, a empresa espera se tornar uma produtora de níquel relevante globalmente.


Seguindo uma ordem cronológica de postagens sobre o assunto no Blog do Branco, em agosto último, o assunto que se refere ao níquel foi tratado, por ocasião do projeto Araguaia, que será o maior do Brasil na extração do citado mineral quando iniciar a sua operação, localizado no município de Conceição do Araguaia. A Horizonte Minerals iniciou a construção do projeto no início de 2022 e a previsão é que as obras sejam concluídas em dois anos. Com vida útil da mina previsto para 28 anos, prorrogáveis, a planta produzirá até 14.500 t/ano de níquel em sua primeira etapa, com potencial de expansão para dobrar esse volume.

No artigo seguinte sobre o tema, postado no mês seguinte ao anterior citado acima, a mineradora Vale, a segunda maior do mundo, estimou que a demanda global de níquel deverá aumentar 44% até 2030, na comparação com a previsão para este ano, somando 6,2 milhões de toneladas naquele ano, com impulso dos carros elétricos, que requerem o metal para suas baterias.

Em uma apresentação para investidores, a companhia disse que a “demanda de níquel está prevista para aumentar rapidamente nesta década com a transição energética”, e que a unidade de metais básicos da Vale está “posicionada de forma única” para atender tais demandas de veículos elétricos e energias renováveis.

Nesta questão, o Pará será o centro no que diz respeito à extração de níquel. Segundo dados da Agência Nacional de Mineração (ANM), o Pará possui a segunda maior reserva de níquel, ficando atrás só de Goiás.

Artigo extraído do site do jornalista Lúcio Flávio Pinto (adaptado pelo Blog do Branco).

Imagem: Bahia Notícias. 

#veja mais

O ódio está vencendo. Caminhamos para a barbárie

Hoje (01) é um dia triste. Arthur Lula da Silva, 7 anos, morreu vítima de meningite meningocócica, em São Paulo. Ele era neto do ex-presidente

Para Pacheco, reforma da tabela do IR deve ficar para o ano que vem

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sinalizou nesta sexta-feira (29) que a discussão sobre a reforma da tabela do Imposto de Renda, que prevê o

Brasil registra mais de 142 mil novas vagas de trabalho formal em julho

O Brasil abriu 142.702 vagas de trabalho formal em julho, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quarta-feira (30) pelo Ministério

Eleições 2024: em Santarém, vereador “JK do Povão” lidera a corrida eleitoral

O Instituto DOXA publica sua primeira pesquisa registrada de SANTARÉM, município da região do Baixo Amazonas, Oeste paraense, terceira maior cidade do estado do Pará.

Por conta da Cepa Indiana, Governo do Pará pede a suspensão da circulação de passageiros em trem da Vale

O governo do Maranhão confirmou na última quinta-feira, 20, o primeiro caso de covid-19 provocado pela variante do coronavírus B.1617, originada na Índia. Ela foi

Sem Lula e Barbosa na disputa, Bolsonaro lidera

Hoje foram divulgados os números referentes a mais nova pesquisa eleitoral para a disputa presidencial. A contratante desta vez foi a CNT (Confederação Nacional do