Morre ex-primeira-dama do Pará

COMPARTILHE:

Nessa terça-feira de carnaval, 01, foi anunciada pelos familiares a morte de Maria do Socorro França Gabriel, esposa do ex-governador do Pará, Almir Gabriel, que faleceu em fevereiro de 2013. Socorro, como era mais conhecida, faleceu de infecção renal, após dar entrada no Hospital Porto Dias no último dia 23. A ex-primeira-dama tinha 87 anos.

No âmbito político, Socorro Gabriel não se resumiu em ser esposa do então governador Almir, pelo contrário, nas duas gestões de seu marido (1995 -1998 / 1999 – 2002) sempre atuou de forma direta. No primeiro mandato, assumiu a Secretaria de Trabalho e Proteção Social. No segundo mandato, esteve à frente da pasta Proteção Social, já com um orçamento muito maior. Na gestão estadual, foi responsável pela criação de diversos programas e projetos, dentre eles, o Crédito Produtivo e o Programa de Educação Profissional (PEP), além de ações na área de Cidadania. Socorro tinha duas formações: Psicologia e Enfermagem.

No campo pessoal, ela e Almir tiveram quatro filhos, nenhum seguiu o caminho da política. Vale o registro que o ex-governador Almir Gabriel faleceu em 2013. Conforme informado pela família, o velório de Socorro Gabriel está ocorrendo em uma capela particular em Belém. O enterro será nesta quarta-feira, 02, na cidade de Castanhal, nordeste paraense, no mesmo cemitério em que descansa o corpo de Almir Gabriel.

Foto: Roberta Paro/Arquivo Agência Pará.

O blog no X