Na nova CMP quem será governo ou oposição?

Resolvi me antecipar aos fatos ou desdobramentos na relação do novo governo em Parauapebas e a relação política com a nova legislatura. Ledo engano achar que as negociações entre o novo governo e os vereadores eleitos começarão mais à frente e não agora. Esse tipo de relação política inicia logo no dia seguinte ao fim da disputa eleitoral. Geralmente ficam, a princípio, nos bastidores em negociações que, em alguns casos são demoradas, mas já podem estar ocorrendo.

 Na composição da “Casa de Leis”, oito parlamentares continuarão com suas cadeiras no parlamento e outros sete irão estrear como legisladores. Tomando como base o resultado das urnas e a composição das coligações que obtiveram assentos e representatividade, montei um diagnóstico do atual momento, levando em consideração os acordos firmados ainda na eleição.

Dentre os 15 vereadores eleitos o prefeito Darci Lermen (PMDB) neste momento poderia contar com seis apoiadores. Seriam estes:

1 – Elias da Construforte (PSB);

2 – João do Feijão (PV);

3 – Luiz Castilho (Pros);

4 – Kelen Adriana (PTB);

5 – Eliene (PMDB);

6 – Coutinho (PMDB).

A oposição neste momento, conta com sete nomes:

1 – Zacarias (PSDB);

2 – Braz (PSDB);

3) – Joelma Leite (PSD);

4) – Horácio Martins (PSD);

5) – Pavão (PSDB);

6) – Parceirinho (PSC);

7) – Maridé (PSC)

Posição indefinida:

1 – Joel do Sindicato (DEM);

2 – Francisca Ciza (DEM).

Como a câmara municipal parauapebense conta com 15 cadeiras, portanto, para o prefeito manter a sua base, garantir a governabilidade, terá que ter no mínimo oito cadeiras ou a margem de segurança de nove. Ou seja, a bancada do DEM com dois assentos é fundamental para minimamente iniciar o governo com o controle do legislativo, sem maiores esforços para “pescar” alguém do outro lado.

Cabe ainda saber como serão costurados esses acordos de bastidores entre o prefeito e possivelmente o mandatário do DEM no município: Marcelo Catalão. Ainda não sabemos nesses dois meses que restam quem da oposição poderá virar governo? Pratica muito corriqueira no parlamento da “capital do minério” e realizado sem cerimônias ou constrangimentos.

Nesta atual legislatura que caminha para o seu encerramento, ficou claro que a maioria dos vereadores não conseguem se manter sem as benesses governistas: cargos, contratos, indicações, secretárias e por aí vai. Quem desses que estão neste momento no campo oposicionista conseguirão se manter fora do bloco de poder? Fazer oposição a uma máquina pública poderosa? Quem fará – de fato – o seu papel de fiscalizador? Ou quem era grande investigador do atual governo, como no caso da vereadora Eliene, manterá tal postura agora sendo governista?

Pelo visto ainda muitos desdobramentos nesta relação entre os poderes Executivo e Legislativo virão. Cabe analisar os movimentos, uma simples foto ou fala já poderá evidenciar caminhos que serão tomados ou acordos que serão cumpridos. Voltarei ao tema mais à frente. Com este texto quis só iniciar o debate e análise sobre os bastidores do poder em Parauapebas. Aguardem, muitas surpresas e sem constrangimentos virão.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Mineradora Vale é acusada de não pagar royalties e causar prejuízos de R$ 20 bilhões ao país

As comissões parlamentares de inquérito abertas em Marabá, pela Câmara Municipal, e em Belém, pela Assembleia Legislativa, chegaram à conclusão de que a mineradora Vale

Ex-governadora Ana Júlia receberá medalha do TCE-PA

Ana Júlia receberá, em Sessão Solene, no Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), a Medalha Serzedello Corrêa. Uma honraria para a ex-governadora do

PSDB acabou!?

O ex-presidente Lula (PT) em um recente evento político, afirmou que o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) acabou. A frase ocasionou uma grande polêmica.

Eleições 2024: número de candidatos nas eleições deste ano é o menor desde 2008

O número de candidatos nas eleições municipais deste ano, no Brasil, é o menor desde 2008. O período de inscrições de candidaturas encerrou-se na última

Levante popular na China

A China está testemunhando uma raríssima onda de protestos em várias cidades contra seus governantes. Os manifestantes pedem o fim dos frequentes lockdowns e da

Projeto mineral avança em Conceição do Araguaia, aquecendo a economia paraense

Com 87% das obras de engenharia concluídas, o Projeto Araguaia de Níquel, em construção pela Horizonte Minerals em Conceição do Araguaia, no sudeste do Pará,