O candidato de Lula no Pará

Na última sexta-feira, 28, o ex-presidente da República e atual pré-candidato para a corrida eleitoral deste ano no Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), concedeu entrevista exclusiva a rádio Liberal FM. O jornalista e radialista Abner Luiz comandou a conversa, que também teve a presença da jornalista Natália Mello, que atua na cobertura de política no Grupo Liberal e integra a editoria de política e economia.

Por pouco mais de uma hora, o ex-presidente tratou de diversos assuntos que compõe o enredo amazônico. Falou das obras de seu governo no Pará, fez duras críticas ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e prometeu desfazer todas medidas que julgou serem contra o meio ambiente.

No campo político-eleitoral, Lula afirmou que concordou com a decisão de seu partido que, no Pará, resolveu apoiar o projeto de reeleição do governador Helder Barbalho (MDB). Ainda sobre o assunto, validou a escolha do deputado Beto Faro para concorrer ao Senado Federal pelo PT, deslocando o atual senador Paulo Rocha, de quem é mais próximo e no qual se esperava uma possível intervenção do ex-presidente no caso. (Leia Aqui). O que está claro que não irá acontecer.

Portanto, Lula fará campanha para Helder. Na verdade, não há outro caminho. O PT no Pará dificilmente terá condições de ter uma candidatura majoritária ao governo do Estado. A questão é saber se o governador terá como único candidato ao Senado o petista Beto Faro, para selar o acordo com o ex-presidente, ou apoiará outro, por exemplo, o ex-prefeito Manoel Pioneiro?

O candidato ao Senado será o segundo maior imbróglio de Helder na eleição que se aproxima. O primeiro – como já dito aqui – será a escolha de seu vice (Leia Aqui).

Vale lembrar que o atual governador do Pará foi ocupou cargos como ministro da Pesca e Aquicultura (MPA) e comandou a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) no governo da petista Dilma Rousseff. Em seguida, se tornou ministro da Integração Nacional na gestão de Michel Temer.

O apoio do ex-presidente Lula, que lidera com folga as pesquisas, torna, sem dúvida, Helder Barbalho mais favorito ainda em seu projeto de reeleição.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

A educação municipal em Parauapebas sucumbe à má gestão e a politicagem

Em 2016, o então candidato a prefeito, Darci Lermen, em sua campanha eleitoral prometia que, ao assumir o comando do Poder Executivo de Parauapebas, a

Eleições 2024: em Parauapebas fila quilométrica da Caminhada do 44 toma conta do centro da cidade

O calor da tarde desta sexta-feira, 23, foi superado pela alegria dos participantes da Caminhada do 44, organizada em apoio a Rafael Ribeiro (União Brasil)

Democratas aprovam regras para provável oficialização de Kamala Harris como candidata

Os democratas aprovaram nesta quarta-feira (24) as regras que o partido usará para escolher seu candidato presidencial. Assim, a votação que deve nomear oficialmente Kamala

A esquizofrenia tucana

Não é de hoje que o PSDB vive conflitos internos. Diversos grupos formam a estrutura partidária e política da legenda. O peso político maior sempre

Livro de Javier Milei, presidente da Argentina, ganha tradução no Brasil

Eleito Presidente da República da Argentina em 2023, o economista Javier Milei teve seus textos com ideias e planos organizados no livro Viva A Liberdade,

CMP: lança o projeto “Caminhos da Democracia – Vereador Mirim”

Na ocasião, o diretor da Escola do Legislativo, Fernando Leal, iniciou a programação explicando detalhes sobre o programa. Compuseram a mesa dos trabalhos de lançamento