O candidato de Lula no Pará

COMPARTILHE:

Na última sexta-feira, 28, o ex-presidente da República e atual pré-candidato para a corrida eleitoral deste ano no Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), concedeu entrevista exclusiva a rádio Liberal FM. O jornalista e radialista Abner Luiz comandou a conversa, que também teve a presença da jornalista Natália Mello, que atua na cobertura de política no Grupo Liberal e integra a editoria de política e economia.

Por pouco mais de uma hora, o ex-presidente tratou de diversos assuntos que compõe o enredo amazônico. Falou das obras de seu governo no Pará, fez duras críticas ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e prometeu desfazer todas medidas que julgou serem contra o meio ambiente.

No campo político-eleitoral, Lula afirmou que concordou com a decisão de seu partido que, no Pará, resolveu apoiar o projeto de reeleição do governador Helder Barbalho (MDB). Ainda sobre o assunto, validou a escolha do deputado Beto Faro para concorrer ao Senado Federal pelo PT, deslocando o atual senador Paulo Rocha, de quem é mais próximo e no qual se esperava uma possível intervenção do ex-presidente no caso. (Leia Aqui). O que está claro que não irá acontecer.

Portanto, Lula fará campanha para Helder. Na verdade, não há outro caminho. O PT no Pará dificilmente terá condições de ter uma candidatura majoritária ao governo do Estado. A questão é saber se o governador terá como único candidato ao Senado o petista Beto Faro, para selar o acordo com o ex-presidente, ou apoiará outro, por exemplo, o ex-prefeito Manoel Pioneiro?

O candidato ao Senado será o segundo maior imbróglio de Helder na eleição que se aproxima. O primeiro – como já dito aqui – será a escolha de seu vice (Leia Aqui).

Vale lembrar que o atual governador do Pará foi ocupou cargos como ministro da Pesca e Aquicultura (MPA) e comandou a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) no governo da petista Dilma Rousseff. Em seguida, se tornou ministro da Integração Nacional na gestão de Michel Temer.

O apoio do ex-presidente Lula, que lidera com folga as pesquisas, torna, sem dúvida, Helder Barbalho mais favorito ainda em seu projeto de reeleição.

O blog no X