CMP: lança o projeto “Caminhos da Democracia – Vereador Mirim”

COMPARTILHE:

Na ocasião, o diretor da Escola do Legislativo, Fernando Leal, iniciou a programação explicando detalhes sobre o programa. Compuseram a mesa dos trabalhos de lançamento do Programa “Caminhos da Democracia – Vereador Mirim”, o Presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Vereador Rafael Ribeiro, e os Vereadores Anderson Moratório (PDT), Israel Miquinha (PT) e Eliene Soares (MDB). Também contemplaram o lançamento do programa o Secretário Municipal de Educação, José Leal, a Secretária Adjunta da Educação, Socorro Cardoso, a diretora técnica pedagógica da educação municipal Larissa Brittes, a senhora Evanilde de Almeida, representando as diretoras das escolas municipais, o Diretor Legislativo Jorgiano Moreira e a Primeira-dama do município Carol Silva.

Detalhes do Programa Caminhos da Democracia

O auge do programa é propiciar situações em que os alunos, representando a figura dos vereadores, possam contribuir com sugestões de melhorias para a cidade. Serão eleitos anualmente quinze vereadores mirins, oriundos de quinze escolas selecionadas para participarem das eleições. Os candidatos devem estar matriculados do 5º ao 9º ano e poderão se candidatar estudantes com idade entre 9 e 15 anos. A escolha dos vereadores mirins ficará a cargo de cada escola participante. Antes das eleições, haverá campanha no decorrer de dez dias, priorizando sempre o debate e a exposição de ideias. É vedada a participação de partidos políticos e símbolos de identificação partidária durante as campanhas, bem como a reeleição dos vereadores mirins.

Pronunciamentos

Em seus pronunciamentos, os vereadores parabenizaram a iniciativa da gestão do presidente Rafael Ribeiro. A primeira a se pronunciar foi a vereadora Eliene Soares. “Todos os dias eu tenho a intenção de mostrar o verdadeiro papel do vereador. Muitas pessoas ainda não sabem que não podemos trabalhar com assistencialismo, já que, enquanto vereadora, meu papel é fiscalizar. É importante discutir políticas públicas com os nossos alunos”, alegou a vereadora Eliene Soares.

Por sua vez, o vereador e professor Anderson Moratório também manifestou seu apoio ao Programa “Caminhos da Democracia – Vereador Mirim”. “O fortalecimento do Instituto Legislativo é fundamental para colocar a sociedade próxima ao Executivo. Eu, como professor, posso afirmar que este projeto é fundamental na nossa missão de educar. A política precisa desse passo, que é a qualificação política de nossa sociedade. É preciso o processo político para que possamos avançar nas políticas públicas. O projeto é consistente e vai movimentar a escola, trazer conscientização política e envolver toda comunidade escolar”, afirmou o vereador Anderson Moratório.

O vereador Israel Miquinha ressaltou a importância do programa para o desenvolvimento político dos alunos da rede pública. “O desafio é grande, mas pela vontade da gestão desta Casa em realizar grandes projetos, eu tenho a certeza que esse programa será um sucesso e as crianças vão se aprofundar no debate político de nosso país. Estamos no caminho certo, tenho a certeza que esse programa será de grande proveito, destacou o vereador Israel Miquinha”.

O Secretário Municipal de Educação, José Leal, assegurou que o Poder Executivo estará à disposição para contribuir com o desenvolvimento do programa. “É fundamental que Poder Executivo e Legislativo contribuam com o debate político. Neste programa teremos a oportunidade de trabalhar conceitos e a cidadania de nossos alunos. Porque dizer que não gosta de política já é um ato de alienação política. Nós temos que incentivar nossos alunos a se envolverem nos debates políticos, porque, senão, estamos transferindo a responsabilidade da condução de nosso município a outras pessoas. A Secretaria de Educação abraça esse projeto e os gestores vão contribuir com todo o processo deste programa”, explicou José Leal.

Encerrando os pronunciamentos, o presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Rafael Ribeiro destacou que o Programa “Caminhos da Democracia” terá uma atenção especial no decorrer de sua gestão à frente da Casa Legislativa. “Com a união de todos conseguiremos fazer a diferença na nossa comunidade e na vida das pessoas. Hoje é um dia muito especial, porque lançamos um dos projetos principais da minha gestão. Sou filho da escola pública e iniciei minha trajetória política ainda no movimento estudantil. Por isso, conheço a importância do debate político nas escolas”, contou o vereador Rafael Ribeiro.

Em sua fala, o parlamentar utilizou a frase do poeta Sérgio Vaz que diz: feita a revolução nas escolas, o povo a fará nas ruas. Para ele, a transformação da sociedade deve ter início nas escolas. “Tudo começa na escola. Tenho a certeza que esse projeto vai despertar para que novas lideranças políticas surjam, lideranças que conhecem a realidade do povo e que realmente tenham a intenção de construir um futuro melhor para nossa cidade”, finalizou Rafael Ribeiro.

Texto: Josiane Quintino / Foto: Elienai Araújo (AscomLeg 2023) 

O blog no X