Pará é o primeiro estado do Brasil a aderir ao Selo UNICEF 2021

Nesta segunda-feira (14), o governador Helder Barbalho assinou o Memorando de Entendimento entre o Governo do Estado e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), documento que formaliza a parceria entre o Estado e os municípios na promoção e garantia de direitos da criança e do adolescente e garante a adesão ao Selo Unicef 2021. O Pará é o primeiro Estado do Brasil a aderir ao selo. O ato de assinatura foi realizado no Salão dos Despachos, na Sede do Poder Executivo Estadual, em Belém.

“Essa agenda é transversal, que só se faz efetiva a partir do interlace de todos atores que estão em volta da proteção à criança e ao adolescente no nosso estado. Por isto a fundamental importância em articular esta adesão nos 144 municípios, para que conceitos do selo UNICEF e das políticas que regem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sejam uma bússola de orientação na política de proteção social, permitindo que as nossas cidades sejam ambientes adequados de iniciação à vida e a construção de cidadania, de construção de direitos e de políticas públicas que possam assegurar que cada criança viva em um ambiente adequado”, ressaltou o governador Helder Barbalho.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com governos estaduais, organizações da sociedade civil e setor privado, para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Ida Oliveira, assessora de comunicação do UNICEF na Amazônia, explica que ao aderir ao selo, o município assume o compromisso de manter, como prioridade, a agenda de políticas públicas pela infância e adolescência. “A ideia é que a gente institucionalize essa relação, facilite os fluxos de ações que nós desenvolvemos, principalmente no que pese as ações em defesa de crianças e adolescentes, em especial no enfrentamento à Covid-19. O lançamento nacional do selo é amanhã, dia 15, mas hoje estamos fazendo o lançamento estadual, um momento histórico e muito importante; a gente espera que os 144 municípios participem e se engajem nessa estratégia e fortaleçam as ações junto às famílias”, reforçou Ida.

O Selo UNICEF edição 2021-2024 é uma iniciativa que se propõe em unir esforços, dentro de cada município, para que a infância e a adolescência sejam prioridade nas políticas públicas. A iniciativa ainda contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030. O processo de adesão terá início nesta terça-feira (15) e irá se estender até o dia 8 de agosto. A adesão estará disponível no site www.selounicef.org.br.

Plano Estadual

Ainda durante o evento, foi realizado o ato de Lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual contra Criança e Adolescentes. Por meio do plano, o Estado norteia os municípios por meio de monitoramento e assessoramento, fiscaliza as ações programadas nas 12 regiões de integração, sensibiliza e fortalece os municípios para que se envolvam e contribuam no combate a esta prática violenta. O Plano Estadual é constituído por seis eixos, sendo eles: prevenção; atenção; defesa e responsabilização; protagonismo; comunicação e mobilização; estudos e pesquisas, foi formulado pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, composto por diversos órgãos do estado, do município e entidades da sociedade civil, e aprovado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

“O plano norteia e orienta os municípios na execução de ações que garantam os direitos à crianças e adolescentes, além de envolver as Secretarias Estaduais e a sociedade civil neste contexto. Em 2020, o Pará registrou mais de 2 mil denúncias. Atualmente só 10% dos casos são notificados, a maioria deles de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Por isso este trabalho deve ser visto com prioridade. Que juntos possamos avançar e transformar essa realidade”, reforçou o titular da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e presidente do CEDCA, Inocencio Gasparim.

O ouvidor geral do Estado, Arthur Houat, ainda explica que o plano de enfrentamento havia perdido a validade, e só a partir desta gestão foi retomado. “Esse plano havia perdido a validade em 2018. A partir desta gestão nós tomamos conhecimento através do Comitê de Enfrentamento, e o governador imediatamente criou um grupo de trabalho, coordenado pela Ouvidoria do Estado. Através desse esforço coletivo e do olhar atencioso deste governo foi possível fazer a revisão, formular as atividades, firmar e ainda entregar os cadernos orientativos, que irão ajudar os municípios na formulação dos seus próprios planos, contribuindo na realização e eficácia das ações em prol desse público tão vulnerável”, concluiu.

Com informações e imagem da Agência Pará.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Narrativa como método

Ontem, 07, comemorou-se 200 anos da Independência do Brasil. O Bicentenário é, sem dúvida, um marco. Portanto, esperava-se um grande evento de cunho nacionalista, como

Pará está entre os Estados com o menor número de mortes por Covid-19 por milhão de habitantes

Segundo o levantamento feito pelo Portal Poder 360, divulgado na última terça-feira (27), o Pará é o quarto Estado brasileiro com o menor número de

Eleições 2024: Daniel Santos e a ingratidão política

O atual candidato a reeleição, o prefeito Daniel Santos, do PSB, mostra de forma clara que gratidão e parceria na política só existe quando lhe

Eleições 2024: Doxa confirma liderança de Rafael Ribeiro para prefeito entre os nomes da base governista

DOXA publica sua primeira pesquisa oficial registrada no T.R.E no município de PARAUAPEBAS, capital do minério, localizada na região sudeste paraense. A pesquisa mostra a

Rapidinhas do Branco – LXXXIV

Modo Pretérito I Na última quinta-feira, 11, o “modo pretérito” foi novamente ativado pelo prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, do MDB, ao nomear como seu

Vale faz seu 1º teste com energia eólica no maior navio mineraleiro do mundo

Um dos maiores navios do mundo com sistema de propulsão a vento atracou no Brasil na última semana, no Porto de Tubarão, em Vitória (ES).