Pará: Grupo Liberal entrevistou Jair Bolsonaro

A exemplo do que aconteceu no dia 28 de janeiro deste ano, quando o entrevistado foi o ex-presidente Lula (PT), na manhã desta segunda-feira, 11, o Grupo Liberal entrevistou o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). A entrevista começou com o mandatário nacional afirmando que o estado do Pará, foi o único ente federativo fora da região Nordeste em que ele perdeu a eleição. Mesmo assim, segundo o presidente, o seu governo não mudou o tratamento em relação ao povo paraense, o tratando com isonomia.

A entrevista foi conduzida pelo radialista Abner Luiz e pelo diretor de conteúdo do Grupo, Daniel Nardin (foi professor deste que vos escreve no curso de pós-graduação em Assessoria de Comunicação). De partida, houve a confirmação da agenda de Bolsonaro no Pará, no próximo dia 28, nos municípios de Belém e Paragominas. A estada em solo paraense será para entregar de títulos de terra. Segundo o mandatário nacional, em seu governo não se faz “invasão” de terra como antes, não chegando a dez por ano.

Nardin citou o município de Paragominas como exemplo de produção e preservação, em que se tem extração mineral e forte presença do agronegócio, assim como políticas sustentáveis. Perguntou ao presidente como equacionar essa questão de manter a produção e preservar o meio ambiente na Amazônia? Bolsonaro repetiu a narrativa de sempre: os índios querem produzir, comercializar as riquezas naturais em suas reservas. Quem não se pode criminalizar as atividades econômicas na região. Colocou também na conta das Organizações não Governamentais a culpa na política ambiental. Ainda sobre o tema, o presidente voltou a atacar os ministros do Supremo Tribunal Federal, que segundo ele, passam do limite de suas atribuições.

Na pauta foi tratada a questão da pandemia no Brasil. Bolsonaro voltou a dizer que não errou na condução do país durante a crise sanitária. Jogou como sempre na conta dos governadores a crise econômica, causada pelo fechamento de estabelecimentos comerciais. Mais uma vez, o presidente voltou a defender o tratamento precoce (uso de medicamentos no tratamento da Covid-19 sem que os mesmos tenham comprovação científica de eficácia), sem ser interpelado em nenhum momento pelos entrevistadores. Ainda sobre o tema, Bolsonaro fez ataque direto ao governador Helder Barbalho (MDB), sem citá-lo nominalmente. E voltou à carga contra o mandatário estadual no que diz respeito às operações que a Polícia Federal fez em prédios do governo estadual.

Bolsonaro afirmou que não há corrupção em seu governo. Diz que promove um novo estilo de fazer política, e que agora os partidos não assaltam o erário público. O presidente produziu uma sequência de inverdades e que em nenhum momento foram questionadas por Luiz e Nardin. Bolsonaro esteve muito à vontade na entrevista, que parecia ser uma peça publicitária de seu governo.

O ápice do encontro remoto foi sobre quem será o candidato a vice-presidente. Bolsonaro disse que está “90%” fechado que o escolhido seja o ex-ministro da Defesa, Braga Netto, que até se filiou ao PL. Conforme tratado pelo Blog do Branco, a escolha tem método, pois forma uma chapa “puro-sangue” para as eleições, o que agradaria, em tese, os apoiadores mais ortodoxos do presidente.

De todo modo, o Grupo Liberal mostra a sua força por ter entrevistado os dois pré-candidatos ao Palácio do Planalto mais bem colocados nas pesquisas eleitorais.

Imagem: O Liberal.

#veja mais

Impasse paulista

Quem acompanha o processo político-eleitoral nos estados, já tem ciência que, no caso da disputa pelo Governo de São Paulo, o segundo maior orçamento público

Copom faz 6º corte seguido na Selic e taxa básica de juros cai para 10,75%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (20), reduzir a Selic em 0,5 ponto percentual, conforme sinalizado nos últimos comunicados

Convergência política I

Há tempos não se observava em processos políticos que antecedem os eleitorais, a emergência de um nome, de uma candidatura que consiga concentrar diversos apoios.

Sespa acompanha obras para instalação de mais 28 leitos de UTI em Parauapebas

No município de Parauapebas, na região Sudeste, a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sespa) acompanhou na tarde desta terça-feira (16) as

Parauapebas: busca-se um palanque para Márcio Miranda

Parauapebas – segundo dados atualizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – possui 156.301 eleitores; o que torna a “capital do minério” o quinto maior colégio

Conheça as regras do primeiro debate entre Biden e Trump na CNN

A CNN divulgou detalhes adicionais sobre os parâmetros acordados pelas campanhas de Trump e Biden para o primeiro debate presidencial do ciclo eleitoral dos Estados