Pará tem o maior resultado do IDEB na história no Brasil

Trabalho, investimentos, reconhecimento, valorização de estudantes e servidores, busca ativa, reforço escolar. Essas são algumas das dezenas de ações que alavancaram o Pará de um dos últimos lugares no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para um desempenho histórico.

A notícia foi divulgada nesta quarta-feira (14), pelo Ministério da Educação, em Brasília. Na avaliação dos estudantes do Ensino Médio, matriculados nas 1ª, 2ª e 3ª séries, com idade a partir de 15 anos, o salto positivo elevou o Estado para a sexta posição, tirando da penúltima colocação, que foi de 26º em 2021. O percentual atual foi de 4,3 na mostra divulgada sobre o Ensino Médio, que é de responsabilidade exclusiva do Estado.

O chefe do Executivo Estadual também ressaltou sobre o trabalho coletivo em prol da educação. “Graças a todos, hoje certamente é um dos dias mais marcantes dos seis anos que eu estou como governador. Queria muito agradecer a Deus por tudo que tem nos permitido viver juntos. Agradecer a Deus por esse momento muito especial, esse dia histórico para a educação pública do nosso Estado. Quero agradecer a todos, porque este é um resultado fruto de um esforço coletivo, fruto de um trabalho, de milhares de pessoas que são anônimas, que não estão aqui no palco, mas [reconhecemos] também a importância de um professor, de um merendeiro, de um vigia, porque todos têm a participação direta e indireta neste resultado. Este não é um resultado de uma escola, é o resultado da soma de todas as escolas que geram uma média”, pontuou.

Ideb – O Ideb, criado em 2007, reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos equitativamente vitais para a educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O cálculo e a divulgação são feitos a cada 2 anos pelo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao MEC.

No Pará, 100% das escolas estaduais de Ensino Fundamental foram submetidas às avaliações. Dos anos iniciais, 179 escolas estaduais paraenses foram selecionadas e 179 tiveram nota publicada. Nos anos finais do Fundamental, 346 foram submetidas à avaliação e todas tiveram a nota publicada. Já os estudantes de 658 escolas da rede pública estadual do Ensino Médio realizaram a prova, desse montante somente 68 escolas não tiveram suas notas de desempenho publicadas, porque não atingiram 80% de presença.

Políticas Públicas – O Pará tem sido o Estado que mais tem crescido nas avaliações do Ideb da atual gestão do executivo. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) estabeleceu uma agenda prioritária nos 144 municípios paraenses para reverter o cenário educacional, como: combate à evasão escolar, aquisição de material didático, físico e digital, intervenções pedagógica para melhoria da aprendizagem; reforço escolar, inserção do componente curricular educação ambiental, financeira, projeto de vida e projeto de convivência; escolas de tempo integral e inclusão de recursos tecnológicos nos espaços educativos.

“Fazer parte deste momento é algo muito legal, acho que isso é uma motivação para nós, estudantes, de poder ver como a educação tem crescido nesses últimos anos e isso é uma coisa que faz a gente querer continuar cada vez mais, aprender mais e também, querendo ou não, nós como estudantes acabamos ajudando a educação do Estado também pelo nosso desempenho. Destaco também que os investimentos foram muito bons e a gente pode vê-los nas reformas das escolas, nas premiações, também nos equipamentos novos e tudo isso ajuda muito quando a gente está num processo de aprendizado”, conta Ana Elisa Quintella, estudante da Escola Albanízia de Oliveira Lima.

“Estou muito feliz de estar participando desse momento importante para a educação de todo o Estado do Pará. Para termos sucesso foi uma contribuição de toda a escola, agradeço muito a toda a comunidade escolar. Os principais pontos foram uma organização curricular diferenciada na Matemática e no Português, também com todas as outras matérias. As aulas de reforço contribuíram muito para que os alunos viessem a ter o nivelamento necessário, o crescimento no seu aprendizado, os livros que chegaram também do Prepara foram muito importantes nesse processo”, disse Jaime Andrade, diretor da Escola Estadual Raimundo Vera Cruz.

Foi estabelecido, também, o sistema de bonificação com os programas como o “Bora Estudar”, que vai premiar 19 mil estudantes com um cheque de 10 mil reais em material de construção. E o programa “Escola que Transforma” com o pagamento 3,5 salários para os servidores das escolas que atingiram as metas pactuadas. O “Escola que Transforma” é um benefício para 100% dos trabalhadores da Seduc. Atualmente o Pará é o que paga o melhor salário médio do Brasil para professores.

Ainda de acordo com os dados percentuais do Ideb, todas as 12 Regiões de Integração do Estado tiveram escolas estaduais com melhoras nos índices educacionais. Desde 2019, o Executivo paraense tem materializado condições reais para que o estudante conclua o ciclo de aprendizagem em todas as etapas do ensino. Um total de, até o momento, 147 escolas foram reconstruídas, assegurando a qualidade na esfera ensino-aprendizagem e adequando à estrutura predial para as necessidades de docentes, discentes e servidores da educação paraense.

Com informações de Agência Pará

Foto: Alex Ribeiro

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

PLOA 2022: Prefeitura de Parauapebas terá orçamento previsto de R$ 2,5 bilhões

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o próximo ano – PL nº 148/2021 – será votado em sessão extraordinária da Câmara Municipal de

Novamente os vereadores eleitos levam “bronca” da Justiça

Na última sexta-feira (09), os eleitos do último pleito municipal foram diplomados na sede da Justiça Eleitoral. Vereadores, prefeito e seu vice, receberam seus respectivos

O Palácio aos interiores. Primeira parada: Oeste do Pará

Hoje, 20, o Governo do Pará inicia a execução de seu mote de campanha: Estado Presente. Conforme anunciado previamente desde o ato de posse, que

Governo reduz projeção de crescimento do PIB em 2023 e vê inflação mais alta em 2024

A SPE (Secretaria de Política Econômica) do Ministério da Fazenda revisou para baixo sua projeção para o crescimento econômico do Brasil em 2023 a 3,0%,

Eleições 2026: Pesquisa Destak aponta os principais nomes para deputado estadual em Parauapebas

A empresa Destak Publicidade e Marketing divulgou nesta sexta-feira (22) uma pesquisa que avalia a intenção de votos dos eleitores de Parauapebas, no sudeste do

Sobre internet, oportunidades e oportunismo (repostado)

Eu tenho 47 anos e posso dizer que sei bem como era a vida antes da popularização da Internet. Era viver com fichas telefônicas no